terça-feira, abril 05, 2022

Aprovação de aumento para professores do estado foi acelerada pela lei eleitoral; entenda

por Lula Bonfim

Aprovação de aumento para professores do estado foi acelerada pela lei eleitoral; entenda
Foto: Lula Bonfim / Bahia Notícias

A aprovação, no último sábado (2), de aumento salarial para os professores da rede estadual de ensino surpreendeu não pelo conteúdo, mas pelo dia em que ocorreu. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) não costuma se reunir em sessão no final de semana. Mas, neste caso específico, a votação tinha uma data limite para acontecer, devido à lei eleitoral.

 

Normalmente, a AL-BA convoca sessões em dias do meio da semana. Mais precisamente, as votações no plenário costumam ocorrer entre terça e quinta. Quando muito, as comissões se reúnem às segundas. Mas uma pauta ser convocada emergencialmente para o sábado é fora do comum.

 

O que obrigou o governo a correr com a aprovação do projeto foi a Lei federal 9.504/1997, que proíbe o aumento de salário para servidores públicos em valor que ultrapasse a recomposição das perdas salariais no prazo de 180 dias (seis meses) antes da eleição.

 

Como o primeiro turno das eleições de 2022 está marcado para acontecer no dia 2 de outubro, o prazo para que o governo estadual aprovasse o aumento para os professores se encerrou no último sábado (2), acelerando a votação.

 

A proposta, encaminhada pelo governador Rui Costa (PT) à AL-BA, foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, após um acordo entre as lideranças do governo e da oposição. O aumento, que chega a 16,1% em alguns casos, já foi sancionado pelo governo e será aplicado de forma retroativa, a partir de 1º de março de 2022 (saiba mais aqui).


Nota da redação deste Blog - Enqaunto os deputados, a Assembleia Legislativa da Bahia respeita   "a Lei federal 9.504/1997, que proíbe o aumento de salário para servidores públicos em valor que ultrapasse a recomposição das perdas salariais no prazo de 180 dias (seis meses) antes da eleição", o prefeito de Jeremoabo que acha-se acima da lei, que confia da impunidade, concedeu aumento durante o período eleitoral, não respeitando os 180 dias, mas concedendo  as vesperas das eleições.

Vamos aguardar o resultado dessa ilegalidade, desse crime eleitoral.

Em destaque

Ministro do STJ manda Polícia Federal retomar inquérito sobre compra de respiradores por Rui Costa

  Ministro do STJ manda Polícia Federal retomar inquérito sobre compra de respiradores por Rui Costa Og Fernandes deu prazo de 90 dias para ...

Mais visitadas