Publicado em 24 de julho de 2021 por Tribuna da Internet
José Carlos Werneck
Senadores de Oposição reagiram nesta quarta-feira com críticas à atuação de Augusto Aras como procurador-geral da República. Para eles, Aras deixou de agir em momentos importantes nos últimos dois anos e lamentaram o fato de o presidente da República não seguir a sugestão da lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), em que são sugeridos os três nomes mais votados pelos integrantes do Ministério Público para exercer o cargo, para o qual Aras sequer se inscreveu com candidato.
“Bolsonaro está premiando a conivência da Procuradoria-Geral com os malfeitos do governo. O Aras está, claramente, seguindo a orientação dele. Não investiga, não encaminha as acusações contra o governo em relação ao Supremo”, afirmou o senador Paulo Rocha, do PT do Pará.
ENGAVETADOR – “Indicar um engavetador para a PGR é como contratar um ‘seguro de impunidade’. Não surpreende que Bolsonaro boicote novamente a lista tríplice! Cabe ao Senado cumprir de forma soberana o papel que a sociedade espera, rejeitando a indicação!”, disse o senador Fabiano Contarato, da Rede do Espírito Santo, numa rede social.
Humberto Costa do PT de Pernambuco, destacou: “Achamos que o procurador Aras de um lado teve aspectos positivos em sua gestão. Mas de outro, achamos que poderia ter sido muito mais incisivo em relação às irregularidades cometidas pelo presidente da República, por integrantes de seu governo e seus a liados políticos. Mas vamos avaliar isso tudo dentro de um contexto, depois de novas conversas com o próprio procurador-geral “.
MAIS CRÍTICAS – Igualmente, Álvaro Dias, do Podemos do Paraná, Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, e Jorge Kajuru, do Podemos de Goiás, teceram críticas em redes sociais, sobre a proposta de recondução do atual PGR. Álvaro Dias e Alessandro Vieira disseram que o presidente da República erra novamente em não aceitar a indicação da ANPR, sendo que Jorge Kajuru ironizou: “Uma indicação chamada gaveta!”
Já em entrevista à Rádio Senado, o senador Marcos Rogerio, do Democratas de Roraima, integrante da base governista, elogiou Aras destacando que o procurador Geral ” é alguém que tem prestado relevantes serviços ao Ministério Público e ao país. Não vejo nada que possa desabonar a indicação do Dr. Augusto Aras, muito pelo contrário. Acho que o presidente, ao indicar sua recondução, faz um reconhecimento público justamente do seu bom serviço. Aquilo que está dando certo deve continuar.
Também em rede social, o senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas retransmitiu a mensagem de Jair Bolsonaro sobre a recondução de Aras, não acrescentando qualquer comentário.