Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, junho 11, 2020

O POBRE DE DIREITA

O POBRE DE DIREITA


A tradicional classe média brasileira sempre foi de típicos profissionais liberais e de servidores públicos. Alguns são os pobres de direita. Pobres de direita são pessoas que colocam seu mérito, sua relevância, no preço das coisas que possuem, ou dos serviços que usufruem. Pertencem à classe média, dependem de uma renda mensal para sobreviverem, mas se acham ricos.
Ser especial, para o pobre de direita, é consumir coisas caras. Tudo se resume em "ser rico" e se sentir, por isso, especial e melhor do que os outros. Danuza Leão, no famigerado texto Ser Especial, definiu essa mentalidade fútil e mesquinha. Para ela, certamente porta voz dos pobres de direita, "Ir a Nova York perdeu a graça. Até o porteiro do meu prédio vai. Imagine ir e dar de cara com o porteiro!". (Leão, 2012.).
Sim, por que como o pobre de direita irá se diferenciar e se achar superior se "qualquer um" também puder viajar para os lugares que ele vai, comprar as marcas que ele usa ou ir para o shopping que ele frequenta? Para o pobre de direita, não basta que ele ganhe um bom salário, é necessário que o outro continue mal pago, mantenha distância dos shoppings e dos aeroportos.


POBRE PAÍS

Educação é coisa muito séria. Não há país no mundo que tenha conseguido resolver seus problemas crônicos, como a pobreza extrema, sem que fosse adotado um plano para ampliar o acesso à escola e para melhorar a qualidade do ensino. Exemplos no mundo não faltam. Infelizmente, o Brasil não faz parte desse time de vencedores. É verdade que, ao longo de um par de anos, o país deu passos importantes para educar sua população. Mas boa parte das conquistas acabou se perdendo no meio do caminho. Em vez de avançarmos, estamos regredindo. E não há perspectiva de melhora.

Em destaque

Artigo de Barroso revela que presidente do Supremo não gosta da Constituição

Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Cazo (Blog do AFTM) Carlos Andreazza Es...

Mais visitadas