Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, dezembro 16, 2019

Guedes conseguiu convencer Bolsonaro a recriar a CPMF para dar isenção a empresários


Resultado de imagem para cpmf charges
Charge do Cicero (Correio Braziliense)
Manoela Albuquerque e Luciana LimaMetropoles.com
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a cogitar a criação de impostos sobre transações financeiras, nos moldes da antiga CPMF. “Todas as alternativas estão sobre a mesa”, disse o chefe do Executivo, na tarde desta segunda-feira (16/12/2019), a respeito da reforma tributária preparada pelo governo.
O vazamento de informações sobre a criação do novo imposto culminou na demissão do ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra, em setembro deste ano. Bolsonaro não teria gostado da discussão pública sobre o assunto.
VER A REAÇÃO… – “Nós não queremos criar nenhum novo tributo, a não ser que seja para extinguir outros, e assim mesmo colocado junto à sociedade, para ver qual a reação da sociedade, se a gente vai levar avante essa proposta ou não”, explicou o presidente.
À tarde, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que o assunto pode estar em estudo pelo Ministério da Economia, mas ainda não chegou ao mandatário do país.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Em 23 de setembro, quando o secretário Marcos Cintra foi demitido, o ministro Paulo Guedes afirmou que a proposta de reforma tributária do governo “se autoimplodiu” com o veto à discussão de um novo tributo que seria cobrado sobre os meios de pagamentos nos moldes da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).
Três meses depois, o próprio presidente Bolsonaro volta a tocar no assunto, mostrando que Guedes não desistiu, continuou insistindo e o imposto será mesmo recriado. Este objetivo de Guedes, que na verdade é uma obsessão, é ressuscitar a CPMF para reduzir os impostos dos empresários.
O ministro convenceu Bolsonaro de que isso possível e vai resolver o problema do desemprego. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, disse Guedes: “Vocês preferem a perversidade dos encargos trabalhistas ao imposto feio? Escolham. O imposto sobre transação é feio, o outro é cruel. Você prefere o feio ou o cruel? Isso era uma opção que ofereceríamos. Estava no nosso programa oferecer essa opção à Câmara e ao Senado”.
Bem, parece que é mesmo uma obsessão.  Talvez seja melhor Bolsonaro pensar (?) mais um pouco sobre o assunto e colocar Guedes num programa de reabilitação. (C.N.)

Em destaque

Justiça suspende decreto que restringe cidadania por nascimento nos EUA

Publicado em 23 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz disse que nunca tive visto um decreto tão il...

Mais visitadas