Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sábado, novembro 09, 2019

Proposta de retomar prisão após segunda instância não tem apoio de Bolsonaro


Proposta de retomar prisão após segunda instância não tem apoio de Bolsonaro
Foto: G.Dettmar / Ag.CNJ
A proposta tocada por um grupo de parlamentares no sentido de apresentar uma nova emenda à Constituição para retomar a prisão após condenação em segunda instância não conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Nessa quinta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a prisão só deve ocorrer depois que o processo passar por todas as instâncias judiciais.

Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, Bolsonaro se manifestou de forma indireta sobre o assunto quando comentou: "Uma PEC pode mudar qualquer artigo da Constituição? Não! Os dispositivos da CF [Constituição Federal] que estão em capítulos de cláusulas pétreas somente poderão ser alterados numa nova Assembleia Nacional Constituinte". A mensagem foi postada pelo presidente no Facebook em outubro.

De fato, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, afirma que "apenas uma Constituinte originária" poderia alterar a regra. No entanto, a ideia de que o Congresso poderia fazer uma mudança foi sugerida pelo próprio presidente do STF, ministro Dias Toffoli - ele deu o voto de minerva que decidiu pela revogação da prisão em segunda instância (saiba mais aqui). Mas, de acordo com a publicação, Toffoli disse a senadores e deputados que a alteração era possível.

Com isso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não dava seguimento ao caso para não confrontar a Corte, deixou a pauta na mão dos deputados.

Bahia Noticias

Em destaque

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível

Jeremoabo: A Inacreditável Descoberta do Veículo sem Motor que Consome Combustível Um fato inusitado e, ao mesmo tempo, alarmante tem causad...

Mais visitadas