por Luan Santos
Vinte e seis prefeitos baianos compraram prêmios de melhores gestores do Brasil, segundo apuração do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As honrarias foram pelas empresas União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco, e Instituto Tiradentes, de Minas Gerais.
Segundo o levantamento do TCM, entre os anos de 2017 e 2018, diplomas e medalhas custaram aos cofres municipais cerca de R$ 92,9 mil. O esquema foi identificado também em 30 câmaras municipais da Bahia.
O TCM iniciou uma invetigação contra prefeitos e vereadores por conta das irregularidades. A Corte vai pedir a devolução aos cofres públicos os recursos gastos com a taxa de inscrição para a “cerimônia de entrega da honraria”, assim como os valores gastos de recursos públicos com diárias, hospedagem e transporte para o local do evento.
Pelo esquema, prefeitos e vereadores usavam dinheiro público para participar de seminários e recebiam a premiação. O caso foi publicado em reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, neste domingo (5). A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento – que foi identificado como administrador municipal – sendo homenageado como um dos “Cem melhores prefeitos do país”.
Jeremoabo-BA: Prefeito Antonio Chaves entre os melhores gestores da Bahia e do Brasil
- Criado em Quarta, 24 Janeiro 2018 01:03
- Publicado em Quarta, 24 Janeiro 2018 01:03
- Escrito por Pedro Son
O prêmio será recebido independente de participar da festa de premiação
Jeremoabo-BA: Prefeito Antonio Chaves entre os melhores gestores da Bahia e do Brasil
Em pesquisa realizada pela União Brasileira de Divulgação o Prefeito Antonio Chaves de Jeremoabo (BA), foi premiado como um dos melhores Prefeitos da Bahia e do Brasil, cuja premiação será entregue nesta sexta-feira, 26.01.2018, em Recife (PE), constando da medalha Brasil-Suíça, além de um certificado. Na relação dos municípios baianos, Jeremoabo aparece na 27ª. Colação entre os 417 municípios da Bahia.
A União Brasileira de Divulgação – UBD, Fundada em 2001, é especializada na avaliação, através de pesquisas interativas, de Gestão Pública, que tem por finalidade divulgar os melhores gestores do País, que atendam aos requisitos de excelência em gestão pública. São avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e credibilidade, além do comprometimento com a sociedade, levando em conta o desempenho nas esferas de educação, serviços sociais, infraestrutura e saúde, entre outros critérios. Veja a classificação através do site: www.ubd.com.br
Segundo o Diretor de Pesquisas da UBD, Fernando Cunha, a pesquisa é feita por um grupo de pessoas que viaja aos municípios para coletar informações em campo, além de ligações telefônicas. Os moradores são questionados sobre a qualidade da gestão da prefeitura e dão nota que pode variar de 1 a 10. O instituto utiliza também dados públicos de órgãos governamentais (estaduais e federais) para mensurar a gestão. Essa análise é realizada em quase 4.000 municípios do Brasil.
O prêmio recebe o nome de Brasil-Suíça em homenagem ao país europeu, que é apontado como um dos principais exemplos em termos de política de Estado, sendo uma referência tanto para o mundo desenvolvido quanto para os países em desenvolvimento.
O Prefeito de Jeremoabo sente-se honrado pela premiação ‘‘Em tempos de crise econômica e política ver que seu trabalho está ajudando a sociedade e além, está sendo referencial, me sinto honrado por este reconhecimento. Vamos continuar trabalhando para o bem da população Jeremoabense’’.
Fonte: www.ubd.com.br