Dados da pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017) revelam que o houve um aumento significativo no percentual de professores que utilizam o celular para desenvolver atividades com os alunos.
Segundo o levantamento, o uso do celular passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. Esse aumento aconteceu tanto em escolas públicas (passando de 36% para 53%) quanto nas instituições particulares, crescendo de 46% para 69%.
A pesquisa mostrou ainda a situação das escolas que se encontram em municípios rurais, apontando uma situação mais complicada. Cerca de 36% disseram ter acesso à internet e 48% afirmaram que não há infraestrutura para acesso na região onde a escola está localizada.
Em relação ao celular, 48% das escolas usam celulares em atividades administrativas, como acessar programas de gestão escolar ou mesmo para se comunicar com a Secretaria de Educação local, sendo que 42% desses aparelhos são pessoais e não custeados pelas escolas.