Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 06, 2018

DERI DO PALOMA e LULA DE DALVINHO renasce a esperança da nova história de Jeremoabo

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Luis Carlos Bartilotti, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre


A região de Jeremoabo, no nordeste da Bahia, foi povoada originalmente por Tupinambás dos grupos Muongorus e Cariacás. A palavra Jeremoabo em língua tupinambá significa "plantação de jerimum".
No século XVI, o português Garcia d'Ávila recebeu do rei João III uma sesmaria de 60 léguas quadradas, abrangendo as terras onde hoje se localiza o município. Em conflito com os missionários, que se opunham à escravidão dos índios, D'Ávila incendiou a povoação original, reconstruindo-a depois por intervenção do Papa e do governo colonial.
Em 1688 foi expedida a patente de Sebastião Dias, primeiro Capitão–Mor da aldeia Muongorus de Jeremoabo. Dez anos depois, Jeremoabo foi elevada à categoria de julgado.
Em 1778, o Governo Geral do Brasil criou a freguesia de São João Batista de Jeremoabo, cuja paróquia passou a ser dirigida pelo padre Januário de Souza Ferreira. Segundo documentos da época, havia na sede 32 casas construídas e uma população de 252 habitantes.
Em consequência de sua grande extensão territorial, várias povoações (em geral antigas aldeias indígenas) desmembraram-se da Jeremoabo original, vindo a se constituir em outras freguesias e mais tarde em municípios: Monte Santo em 1790Cícero Dantas em 1817Tucano em 1837Ribeira do Pombal em 1837Santo Antônio da Glória em 1840, etc.
Jeremoabo tornou-se vila por decreto de 25 de Outubro de 1831, ganhando condição de cidade em 6 de Julho de 1925. (Fonte: wikipedia).
No incio Jeremoabo era governado pelos Coronéis: José Rabelo de Morais,  Jesuíno Martins de Sá, Antonio Lourenço de Carvalho, João Lourenço de Carvalho e Jesuíno Martins de Sá Júnior.
O Ciclo dos prefeitos de Jeremoabo:
(1º Prefeito da Cidade como Intendente). 1933-1937. Manoel Martins de Sá. Meu avô.
Após esse período surgiu o primeiro caso grave de corrupção na administração Municipal que foi em 1963/1964.
De 1964 até  1991 só houve dois casos de improbidades, onde um prefeito ficou inelegível.
A partir de 1991 até os dias atuais, foi a fase mais negra e degradante da história de Jeremoabo, onde a corrupção, improbidade e desmandos imperou, sendo que nesse período só escapou o ex-prefeito e atual vice-prefeito Luiz Carlos Bartilotti Lima 1992/1996.
Neste ano de 2018 houve um verdadeiro levante, uma verdadeira revolução cívica e pacífica, onde a população decepcionada, humilhada, abandonada e cansada de assistir  tanto roubo e desmandos, resolveu dar um voto de confiança ao cidadão DERI DO PALOMA o elegendo prefeito de Jeremoabo, após uma eleição suplementar, e, Lula de Dalvinho, seu vice prefeito.
Portanto, após a vitória da democracia no dia 03.06.2018, novo ciclo do progresso, da moralidade com a coisa pública, espera-se que tenha renascido em Jeremoabo.

Em destaque

Fome recua 16% no Brasil, mas ainda afeta 8,7 milhões de pessoas

Publicado em 27 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Insegurança alimentar afeta 27,6% dos lares do país...

Mais visitadas