Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, setembro 16, 2010

ARTE DE LEGISLAR E OFICINA DO DIABO.

Confesso que pretendia ser aprendiz de adivinho e fazer uma projeção dos números dos candidatos da região a cargos legislativos nas próximas eleições e uma notícia me chamou a atenção para retirada do foco.

En passant” farei referencia ao tema inicial.

A eleição de Dilma e Jaques é fato consumado. É chutar para o gol e correr para o abraço. O mesmo se projetando para as candidaturas de Lídice e Walter Pinheiro ao Senado pela Bahia. César Borges continua disputando a ponteira com os dois e creio que na reta da chagada faltará fôlego, exceto se os demais candidatos, órfãos do carlismo, centralizarem a votação nele. Duvido! Há divergência entre eles.

Recolhi-me na toca durante meses e de um momento para outro entendi de voltar às ruas e conversar com as pessoas. Não é interessante viver na cidade e se alhear ao que se passa, principalmente em ano eleitoral.

Prognostiquei que a saída de Luís de Deus para a Câmara Federal (alô Luís, para o bem da cidade e da região torço para que se eleja) a periferia de sua votação iria migrar para outras candidaturas. O que vejo é que não haverá transferência de votos de Luís para Elmo, salvo do núcleo duro do DEM. Enquanto Luís deverá, no mínimo, repetir o desempenho de 2006, seu parceiro a estadual não deverá alcançar, no melhor desempenho, um terço do que Luís obtiver.

Na disputa à Camara Federal o grosso da votação irá para Luís e Mário Negromonte, com Luís devendo colocar um corpo de vantagem. Se Luís repetir 2006, em torno de 19.00 votos, Mário Negromonte brigará entre 14 ou 15.000, a depender da reta de chegada. Um crescimento substancial que não o credencia a uma candidatura em 2010. O restante da votação expressiva irá para Lúcio Vieira carregado por Raimundo, Pelegrini, Emiliano José, Leonelli e não se surpreenda com Marcelo Guimarães. Na região Mário cresceu e Luís se retraiu.

A projeção para 2012 deve partir da votação dos candidatos a deputado estadual. Raimundo Caires, ex-prefeito, tem uma posição e uma liderança consolidada. Terá expressiva votação e como não tenho tido contato com ele, me abstenho de uma avaliação prévia. Mário Júnior iniciou bem e patinou. Sua votação não acompanhará a do pai. Paulo Rangel cresceu nos últimos anos na região e nos últimos meses em Paulo Afonso. Qualquer candidato de oposição a prefeitura em 2012 terá que negociar com Raimundo, Paulo e Mário.

Creio que está acontecendo um fato.

Luís de Deus deixando a candidatura a deputado estadual, a periferia de sua votação dissipou e a transferência da votação dele para seu candidato a estadual não vingou. O eleitor que não é do núcleo duro de Luís de Deus (o eleitor que denomino de sua periferia) começou a indagar: Eu votava com Dr. Luís por tersido um bom prefeito, médico brilhante, homem de bem e da cidade, ele agora é candidato a federal, para estadual, votarei em quem? Homem tinhoso como todo nordestino, ele mesmo responde para si: Raimundo Caíres quando Prefeito teve um embate direto com Dr. Luís e tem alguns candidatos daqui sem chance, então eu voto em Paulo Rangel. Paulo Rangel é daqui, filho de chesfiano (nasceu na Rua E – Paulo me desculpe se voce nasceu na Rua D-, não tenho certeza), foi do sindicato, é do PT e tem prestígio com o Governador. Parece até que Dilma que vai ser Presidente ele é chegado.

A geografia eleitoral da região vai mudar substancialmente depois de 03 de outubro. A liderança mor cabia a Luís de Deus que vem perdendo chão para Mário Negromonte. Mário cresceu em Paulo Afonso, ganha com folga em Jeremoabo e avançou no alto sertão. Paulo Rangel que partiu uma votação pouco expressiva em Paulo Afonso nas eleições de 2006, quando fincou pé em Jeremoabo (Êta cabra macho, nunca abandonou Deri do Posto Paloma) e adentrou por Pedro Alexandre, Macururé, Santa Brígida, se assentou de vez. Em Paulo Afonso fortaleceu os músculos com Zé Ivaldo, Celso Brito, Regivaldo e Gilson Fernandes, bombou. Eu não sei não. Se alguma pesquisa estiver ou foi realizada nos últimos dias eu acredito que ele já passou dos 10.000 votos e vai de ladeira abaixo.

Três serão as lideranças da região, Luís de Deus, Mário Negromonte e Paulo Rangel. A geografia mudou e para melhor.

Alguém que perder o tempo lendo minha coluna irá sobre o título ARTE DE LEGISLAR E OFICINA DO DIABO. É que pensei melhor. A idéia inicial partiu de uma notícia publicada no Consultor Jurídico que a Associação dos Delegados Federais entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF contra a Resolução 63 do Conselho da Justiça Federal, que alterou a tramitação do inquérito Policial. Eu teria que falar em inconstitucionalidade, invasão de competência, norma e princípios constitucionais, processo legislativo e isso eu deixo para tratar outro dia para quem opera com o direito. O título? Ora bolas. Chamou apenas a atenção. Quem não tem medo do diabo?

NOTAS PASSAGEIRAS. J. MATOS. As caixas de som do computador que é usado pelos meus netos pifaram e eu retirei as do meu e fiquei sem som. Sem áudio deixei de ouvir os comentários de meu amigo J. Matos. Tico. Fique sabendo que comprei caixas novas e estou lhe ouvindo de novo. Não se empolgue demais para não ultrapassar os limites. Aquele abraço. MARCO AURÉLIO. Marco é meu ex-cliente e gosto de conversar com ele. Vez por outra ele vai ao escritório. Para quem não se lembra ele foi acusado de comprar votos para Anilton. Se o dinheiro era dele eu duvido muito. Vem de uma pindaíba danada. Esse sim é do núcleo duro de Luís de Deus e Anilton. As crenças de Marco são as eleições de Luís de Deus e Aleluia. Atenção Marco: Giza tem sempre o café preparado.

ENCONTRO EMILIANO/WADIR PIRES. Imperdoavelmente faltei. Tive conhecimento que foi um sucesso. Emiliano José é candidato a deputado federal.

FRANÇA DA SEMANA. "A liberdade é força e beleza; nem há no mundo outra nobreza real e legítima, senão essa." José de Alencar.

Antecipação da coluna de sábado.

Fernando Montalvão.

Em destaque

“Querem jogar no colo da direita, mas atentado não afeta anistia”, diz relator

Publicado em 16 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valadares afirma que a anistia vai prosseguir no...

Mais visitadas