Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 23, 2010

DISPUTA É PELO SENADO


Na Bahia salvo grave acidente de percurso a eleição para Governador se definirá ainda em 1º turno, com base nos números que estão sendo divulgados pelos institutos de opinião que dão larga margem de vantagem a Jaques Wagner e nunca inferiores a 40% das intenções de votos, ressaltando-se que o maior índice de rejeição é reservado ao ex-governador Paulo Souto.

Ninguém é peru para morrer de véspera e a partir do princípio o melhor é ter cautela até o dia 03 de outubro quando o eleitor elegerá os seus representantes. Tratando-se de Bahia e sua história recente, aparentemente não haverá surpresas pelo embate que vem sendo travado entre o novo e o velho. Jaques Wagner que disputa a reeleição representa a Bahia moderna que cresce, gera emprego e renda, em contraponto com a Bahia do velho carlismo, da letargia e da política do bastão.

Somente um revés extraordinário impedirá a eleição de Jaques Wagner até por certo démodé que se apresenta o DEM tendente a diminuir de tamanho em todos os Estados da Federação. As perspectivas do DEM são altamente negativas e a sua tendência futura ao diminuir de tamanho será de se fundir com outra agremiação, possivelmente um PSDB ou com várias outras siglas.

Já na luta pelas duas vagas ao Senado da República desponta como candidato mais forte César Borges, do velho carlismo e que foi cortejado por Jaques Wagner na fase da pré-campanha, o que talvez lhe tenha dado mais força, disputando a 2ª posição Walter Pinheiro e Lídice da Mata e mais distantes José Ronaldo e José Carlos Aleluia.

O desempenho eleitoral do Governador Jaques poderá alavancar as candidaturas Pinheiro e Lídice, repetindo o que acontecera quando Waldir Pires foi eleito Governador e puxou votos para Rui Bacelar e Juthay Magalhães. O que se que se estranha é que aparentemente haja um embate não muito aberto entre as candidaturas de Pinheiro e Lídice e não são poucas as reclamações do pessoal de apoio de Lídice que reclama contra a campanha unilateral em favor de Pinheiro.

A engenheira política tentada por Jaques Wagner na construção de sua reeleição quando guinou Cesar Borges como estrela de primeira grandeza, talvez resulte em erro estratégico, embora no plano nacional o PR não tenha como se contrapor as administrações petistas de Lula e de Dilma que se anuncia.

Quando Wagner construiu sua reeleição o que ele pensou foi de desarticular qualquer capacidade de reação do carlismo capitaneado por Paulo Souto, atraindo, inicialmente, Cesar Borges que não vingou e Oto Alencar, este, embora político de pijama (já que era Conselheiro do TCM-BA) ainda carrega uma liderança junto a prefeitos e ex-prefeitos carlistas o que o levou a sair candidato a vice-governador.

Na busca do apoio de César Borges na chapa para o Senado Wagner alijou de plano a possibilidade de uma possível indicação de Waldir Pires, um homem verdadeiramente republicano e um esteio moral da política baiana, e abriu frestas políticas nas candidaturas de Walter Pinheiro e Lídice da Mata, como não fosse possível a eleição de dois candidatos progressistas.

Tenho para mim que caberá a Jaques Wagner tentar remendar os males causados em sua engenharia política e concentrar forças nas candidaturas de Lídice e Pinheiro. São amplas as possibilidades de eleição de Lídice e Pinheiro sem possibilidade de comprometimento da candidatura a Governador que a cada dia recebe mais adesões de políticos e lideranças vinculadas a Paulo Souto e Gedel Vieira Lima.

Na eleição para o senado a minha preferência é por Lídice da Mata e levo comigo Pinheiro como contrapeso para não ter de depositar meu voto a quem compôs as forças carlistas.

SENSIBILIDADE. Espera-se sensibilidade dos candidatos locais no uso de carros volantes de propaganda. Ouvir discurso sem conteúdo já é um saco e acima dos decibéis permitidos é uma afronta a todos.

DISCURSOS. Confesso que não ouvi até agora discurso de qualquer candidato sobre modelo de desenvolvimento ou propostas concretas para o Município e região.

LICITAÇÕES. O que quase nenhum cidadão sabe é que ele pode participar de todas as fases do procedimento licitatório para contratação de empresas de prestação de serviços ou execução de obras e questionar possíveis ilegalidades do ato convocatório ou de todo processo.

DATAFOLHA SUCUMBIU: Até agora não adiantaram as tentativas de manipulação de números e os editoriais preconceituosos da grande imprensa em relação às administrações de Lula. Na última pesquisa datafolha Dilma abriu 17% sobre Serra.

"Uma nova idéia surge da comparação de duas coisas que se não haviam comparado."Helvêtius.

Paulo Afonso, 22 de agosto de 2010.

Fernando Montalvão.

Advogado.

Em destaque

Pacheco defende corte de gastos, mas diz que valorizar servidores públicos também é importante

  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) 05 de novembro de 2024 | 13:54 Pacheco defende corte d...

Mais visitadas