Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 23, 2010

Confira o percurso de Mendonça no dia do atentado

Simulação mostra percurso do desembargador cerca de dois minutos após sair de seu apto.
Fredson Navarro e Flávio Antunes, de Aracaju

Na manhã desta segunda-feira, 23, a equipe do Emsergipe.com fez o percurso realizado pelo desembargador Luiz Mendonça, no dia em que ele sofreu o atentado, quando se dirigia ao Tribunal de Justiça de Sergipe, com o motorista, Jailton Pereira Batista, para realizar suas atividades rotineiras.

Flávio Antunes / SN1

Com a simulação feita em vídeo, o repórter Flávio Antunes, partiu da frente do prédio, onde reside o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, localizado na avenida Oviedo Teixeira, no bairro Jardins em Aracaju, com direção a avenida Beira Mar, local onde a tentativa de homicídio foi realizada. O percurso que foi feito exatamente no horário em que Luiz Mendonça saiu de sua casa na última quarta-feira, 18, às 8h45, foi realizado em cerca de dois minutos.

SERGIPANOS COMENTAM ATENTADO

Trafegando pelo local do atentado, os aracajuanos garantem que o sentimento de revolta e insegurança estão presentes.

Flávio Antunes / SN1

“Nunca pensei que um atentado como esse do Desembargador Luiz Mendonça aconteceria em nossa capital, mas hoje tudo é possível. Por mais que Aracaju seja uma cidade segura é sempre bom ficar ligado, principalmente neste cruzamento, pois pessoas inocentes podem ser vitimadas”, comenta Neiton Vagner, engenheiro civil que utiliza a via diariamente.

Flávio Antunes / SN1

O motoboy, Márcio Santos, tem andado bastante preocupado depois do atentado ao desembargador, segundo ele, que passa de moto pela avenida uma média de 20 vezes durante o dia, agora se sente muito mais desprotegido. “Depois do atentado tenho andado com mais cautela. Sei que não tenho motivos para sofrer um atentado, mas posso muito bem ser atingido por uma bala perdida, ainda por cima estou muito mais exposto que um motorista dentro do seu carro”, comenta.

Flávio Antunes / SN1

Quem utiliza o cruzamento para comércio, começou a sentir os efeitos do atentado, é o caso dos irmãos jornaleiros Maurício e Henrique Santiago. “Primeiramente agradecemos a Deus por no dia do atentado ao desembargador estarmos vendendo os jornais em outro ponto da cidade, o que não é comum, pois na grande maioria vendemos nossos jornais lá. Já com relação às vendas estamos desanimados, pois antes do atentado nossa média de vendas era de 100 a 250 jornais por dia, hoje não passamos de 50”, desabafa Maurício.

O ATENTADO
Por volta das 9h da última quarta-feira, 18,o carro do Tribunal de Justiça de Sergipe, que estava sendo usado por Luiz Mendonça, 61 anos, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, foi metralhado quando trafegava na avenida Beira Mar, no cruzamento da ponte do bairro Coroa do Meio, na capital sergipana.

Com os disparos, o motorista do desembargador Luiz Mendonça, Cabo Jailton Pereira Batista, recebeu alguns tiros e foi levado para o Hospital de Urgência de Sergipe, onde permanece entubado, na Ala Vermelha. O presidente do TRE foi atingido com um tiro no ombro e foi levado para um hospital particular de Aracaju.

Quatro homens chegaram perto do veículo com placa do Judiciário PJ 07, onde estavam as vítimas (Fiat Línea, de cor preta) em um Honda City, de cor prata, e realizaram cerca de 30 disparos entre tiros de pistolas e espingarda calibre 12. Em seguida, abandonaram e tocaram fogo no carro, próximo ao bairro jardins. Um outro veículo que estava ao lado do carro do desembargador também foi atingido por um tiro, mas o condutor saiu ileso. Apenas ficou o susto.

Luiz Mendonça foi secretário de Estado da Segurança Pública de Sergipe por duas vezes até 2005, quando foi exonerado. Ele é presidente do TRE-SE desde janeiro deste ano e foi promotor de Justiça do Estado. Luiz Mendonça é sergipano, natural de Itabaiana.

FLORO CALHEIROS É CITADO COMO SUSPEITO

Após o atentado, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, disse aos jornalistas em Brasília, que o atentado contra o presidente do TRE/SE, Luiz Mendonça, tem chance remotíssima de ter vinculação eleitoral, e disse que a polícia já trabalha com a hipótese de um principal suspeito.

Fredson Navarro / SN1

O nome apontado por Déda é Floro Calheiros. Pela descrição do governador, o suspeito atuava no norte de Sergipe na década de 90, com agiotagem e envolvimento em crimes políticos. Ele é acusado de roubar urnas de eleições municipais e de ter liderado ou ordenado alguns crimes na região.

Fredson_Navarro/emsergipe.com

Floro Calheiros foi preso quando o atual presidente do TRE-SE era secretário de segurança. Calheiros fugiu e foi recapturado, mas tornou a escapar da prisão. Ele está foragido há dois anos e há a informação, segundo o governador, de que ele teria ameaçado o desembargador Mendonça.

LUIZ MENDONÇA NARRA COMO TUDO OCORREU

Em entrevista coletiva concedida à imprensa, no Palácio da Justiça de Sergipe, o desembargador Luiz Mendonça revelou detalhes sobre a tentativa de homicídio. Luiz Mendonça começou narrando como tudo começou. "Estava indo cumprir minhas tarefas habituais no Tribunal de Justiça de Sergipe e TRE. Após terminar uma ligação, percebi um disparo me assustei com estilhaços de vidro vindo em minha direção. Então me abaixei no piso e ao olhar Jailton, percebi que ele estava desacordado. Levantei a cabeça levemente para poder visualizar o ocorrido e observei os suspeitos se aproximando do carro, eu peguei a submetralhadora do motorista e efetuei disparo para cima, que ao perceberem se afastaram e saíram em fuga", recorda.

Flávio Antunes / SN1

O desembargador descarta a possibilidade de Floro Calheiros estar envolvido no atentado. “Eu não posso atribuir o atentado a Floro Calheiros por não ter qualquer indício que leve a esta conclusão. Eu não tenho desafeto algum, eu cumpro apenas o meu dever, pois Sergipe todo me conhece. Venho do Ministério Público e tive uma doação dos crimes de maior repercussão, fatos que me orgulham. Quando você presta um juramento para assumir a honrosa função de promotor de justiça e tem por princípio o combate à criminalidade bem como as mazelas que atinjam a sociedade, sabe que essa função tem seus riscos", garante.

SEGURANÇA PÚBLICA

O secretário de Estado da Segurança Pública do Estado, João Eloy, determinou fechamento imediato das barreiras do Estado e revelou que acredita que a emboscada foi preparada para vitimar o desembargador Luiz Mendonça e, ainda garante que a polícia sergipana está empenhada para realizar as investigações, que serão coordenadas pelo delegado Cristiano Barreto, e prender os envolvidos.

De acordo com o secretário João Eloy de Menezes, todo o efetivo da polícia sergipana está na busca pelos envolvidos, “Logo após o ocorrido determinei o fechamento das fronteiras do Estado e a mobilização das unidades especializadas das polícias Civil e Militar, inclusive da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol). As investigações estão sendo conduzidas pelo delegado do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), Cristiano Barreto. Temos também o apoio da Polícia Federal de Sergipe e alertamos as polícias de estados vizinhos como Bahia, Alagoas e Pernambuco. Todas as possibilidades estão sendo investigadas, solucionar este caso é prioridade neste momento”, afirmou.

CARRO BLINDADO

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) aprovou a compra de um carro blindado para ser usado pelo presidente do órgão, Luiz Antônio Mendonça, vítima de um atentado na última quarta-feira. O carro em que ele estava foi alvejado por mais de 30 tiros. O motorista do desembargador, o policial Jaílton Batista Pereira, foi baleado na cabeça e está internado em estado grave.

A compra do veículo foi aprovada na sessão do TRE desta quinta-feira (19). O atentado contra Mendonça ocorreu em uma das principais avenidas de Aracaju. O desembargador estava em um carro do Tribunal de Justiça. Apesar da resistência de Mendonça, as cúpulas das polícias Civil e Militar do estado já haviam decidido reforçar o aparato de segurança do magistrado. “Não podemos revelar muitos detalhes, por uma questão de segurança. Mas o novo esquema contará com itinerários diferentes e escolta permanente e vai se estender também a familiares do desembargador, além de outros magistrados da Justiça sergipana”, disse o delegado Júlio Flávio, responsável pela segurança do Tribunal de Justiça do Estado.

A Policia Civil já analisa também imagens de camêras de segurança de condomínios próximos da avenida onde ocorreu o atentado e do local onde foi encontrado o carro usado pelos atiradores.Policiais que tabalham nas investigações avaliam que houve "amadorismo" por parte dos atiradores, considerando a quantidade de munição gasta no atentado e as partes do veículo do desembargador atingidas pelos disparos.

Segundo o delegado Thiago Leandro Barbosa, responsável pelo inquérito do caso, cinco linhas de investigação estão sendo consideradas. O delegado afirmou que uma equipe de policiais está em Alagoas desde o dia do atentado para rastrear a origem do Honda Civic usado pelos atiradores. O carro foi encontrado queimado em Aracaju logo após o atentado.

SAMU CHEGA AO LOCAL APÓS 17 MIN
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou informações com relação ao horário de chegada da equipe do Samu Aracaju ao local do atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Luiz Mendonça ."A equipe do Samu recebeu a solicitação de atendimento às 9h03 e chegou ao local do atentado às 9h20. Entre o recebimento da ligação na Base de Regulação localizada no bairro Siqueira Campos e a chegada do Samu ao local, a viatura levou 17 minutos", informa a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Waneska Souza, que tomou conhecimento do retorno da ambulância às 9h22.

Waneska Souza explica que, ao chegar ao semáforo que dá acesso à ponte do Shopping Riomar, a equipe do Samu foi informada por policiais que as vítimas já haviam sido encaminhadas para hospitais da cidade. "Temos ainda de levar em consideração que uma viatura desse porte em via pública deve desenvolver uma velocidade máxima de 80km/h para garantir a segurança dos socorristas, evitar outros acidentes e efetivar o próprio atendimento de resgate", afirma Waneska Souza.

MOTORISTA PERMANECE EM COMA

De acordo com a assessoria de comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe, o paciente Jailton Batista Pereira, vítima de atentado ocorrido na última quarta-feira, 18, contra desembargador Luiz Mendonça, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está sedado, respirando com ajuda de aparelhos e mantendo pressão arterial com medicamentos.

O paciente chegou a apresentar pico febril durante a noite. Jailton está sendo monitorado por uma equipe interdisciplinar e avaliado diariamente por profissionais das mais diversas especialidades médicas.

Fonte: Emsergipe

Em destaque

Impunidade em Jeremoabo: A Falta de Fiscalização Compromete o Direito dos Pedestres

A situação descrita em Jeremoabo, onde a legislação existe, mas não é respeitada, reflete uma realidade comum em diversas cidades brasileira...

Mais visitadas