Thiago Pereira
Empresa não vê injustiça
Apesar de milhares de baianos terem sido surpreendidos com contas mais cara nos meses de março e abril, a Coelba nega que as faturas tenham sido cobradas injustamente. Segundo a empresa, foi faturado “rigorosamente o que foi consumido pelos usuários de energia elétrica” no período. Muitos baianos, no entanto, não concordam com a afirmação. Alguns afirmam que as contas chegaram com um aumento de até 500%.
Para explicar os valores incomuns, a empresa afirmou, de início, que o calor do verão fazia com que os eletrodomésticos consumissem mais energia para funcionar. A desculpa, entretanto, não colou, e a concessionária passou a ser investigada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Posteriormente, a empresa reconheceu que o aumento nas contas poderia ter sido originado por outros três fatores: o período de alta de consumo; a alteração do ciclo de faturamento de 27 para 33 dias; e a adoção do cálculo de gasto de energia por meio de média, ao invés de registros kilowat/hora, método que era aplicado pela empresa até a troca de sistema, que ocorreu justamente nos meses em que as faturas foram majoradas.
A população, novamente, não aceitou as justificativas. A empresa foi alvo de diversas denúncias no Procon e precisou expandir o atendimento ao público para atender a todos que se sentiram lesados com as contas. No fim, os consumidores foram obrigados a pagar as faturas com a promessa de que, se comprovado o erro da Coelba, seriam restituídos com o dobro do valor das faturas.
Fonte: Tribuna da Bahia