Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, novembro 29, 2009

Equipe de deputado distribui guias de exames ilegalmente

Marcelo Brandão e Içara Bahia l A TARDE
Arestides Baptista/Agência A TARDE
Edson Oliveira (esq.) é o obreiro que conduz culto; funcionário veste camisa com nome do deputado
No lugar da clínica, uma igreja. Onde deveria trabalhar um médico, há um pastor. Em vez de consultas médicas, cultos religiosos. Pode parecer estranho, mas é dessa forma que moradores da Engomadeira têm acesso aos serviços de saúde no bairro. Religiosos prescrevem exames e remédios aleatoriamente para os fiéis que frequentam a Igreja Batista do Caminho das Árvores da Engomadeira, sem que eles sejam ao menos examinados por um profissional.
Antes de emitir as requisições do Sistema Único de Saúde (SUS) sem qualquer critério, os obreiros distribuem santinhos do médico e deputado federal Maurício Trindade (PR). Em seguida, o aviso: “Quero lembrar a vocês que o doutor Maurício Trindade vai se candidatar no próximo ano. Ano que vem, vai aparecer muita gente aqui querendo fazer algo por vocês. Mas, só ele está aqui o tempo todo”, disse uma das religiosas.
Depois de A TARDE receber a denúncia, uma repórter se fez passar por fiel e acompanhou a rotina na igreja durante dois dias. Nas duas oportunidades, conseguiu obter com facilidade mais de uma dezena de requisições com o número do registro profissional do médico Márcio Cardim, além da suposta assinatura dele.
Ritual - A repórter chegou antes das 7 horas na porta da Igreja Batista, na Rua da Engomadeira, onde a fila já se formava. Como acontece todas as segundas e quintas-feiras, moradores aguardam a abertura do templo. A poucos metros dali, o posto de saúde do bairro permanece aberto e vazio. Homens, mulheres e crianças entram na igreja com a chegada do religioso Edson França Oliveira. Acomodados, os fiéis se preparam para acompanhar culto evangélico pregado por Edson, que dura cerca de 40 minutos.
As palavras são interrompidas com a chegada de duas mulheres, acompanhadas por um homem, que utiliza a veste com o nome de Maurício Trindade. Edson ressalta que o trabalho desenvolvido na igreja não possui nenhum vínculo político. No entanto, uma das mulheres distribui santinhos do deputado e lembra que Trindade será candidato nas próximas eleições. E anuncia o cardápio de opções: além das guias para exames, novas receitas para quem toma medicação de uso contínuo e procedimento de laqueadura (esterilização feminina), com o devido aviso, “quem quiser estrangular tem que ter pelo menos dois filhos e acima de 25 anos”. A outra, munida de uma maleta, retira uma grande quantidade de requisições assinadas.
Os fiéis são atendidos, um a um, numa suposta “consulta”, com uma pergunta: “Quer requisição para quê?”. A repórter pede exames aleatoriamente, sem mencionar sintomas, e recebe requisições para hemograma, urina, raios-x de tórax, colposcopia, entre outros. O tipo do exame é preenchido na hora e os papéis são entregues sem o nome do paciente.
Antes de deixar a igreja, a repórter é orientada por fiéis para carimbar as requisições no posto médico. Na unidade de saúde de Engomadeira, a guia é validada, com o carimbo da funcionária pública Bárbara Maria Lins Oliveira – e sem a apresentação de qualquer documento de identificação da paciente.
Após flagrar as situações irregulares, a equipe de reportagem de A TARDE retornou à Igreja Batista. O obreiro Edson e o homem vestido com a camisa de Maurício Trindade não permitiram que os jornalistas entrassem no templo. Quando perguntado sobre a ilegalidade da prescrição de exames médicos e remédios por leigos, Edson diz, apenas, que aquele era um trabalho voluntário para a comunidade da Engomadeira.
Por trás de uma porta de grade, Edson não quis dar maiores explicações. Dias depois, uma pessoa que se identificou como Jânio Guimarães ligou para A TARDE e afirmou ser presidente da Associação Beneficente dos Carentes.
Ele disse que a entidade desenvolve um trabalho na área de saúde, dentro da Igreja Batista do Caminho das Árvores. Acrescentou que possui um convênio com o Hospital Espanhol para realização de atendimentos, mas alegou que as consultas da associação são feitas por médicos. Revelou, também, que Márcio Cardim já prestou serviço para a entidade, mas não trabalha com ele atualmente. Jânio admitiu receber o apoio do deputado Maurício Trindade.
A TARDE tentou contato com o médico Márcio Cardim durante dois dias, mas não obteve resposta. Segundo a mulher dele, ele estava viajando. A assessoria de comunicação do deputado Maurício Trindade, em Brasília, foi procurada várias vezes, mas não retornou. No escritório do parlamentar, em Salvador, ninguém respondeu.
A assessoria de comunicação do Hospital Espanhol confirmou o vínculo com a Associação Beneficente dos Carentes da Bahia, mas desconhece as irregularidades.
O bispo Átila Brandão, líder espiritual da Igreja Batista Caminho das Árvores, informou que não poderia atender o repórter por estar atribulado. De acordo com a assessoria de comunicação da Igreja Batista, o templo é apenas cedido para a realização de um trabalho social, que é feito, “em sua maioria”, por médicos. A pastora Margarida Nascimento, que comanda o templo da Engomadeira não foi localizada pela equipe de reportagem.
Fonte A tarde

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas