Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Eleição terá chapa única na Casa

Com a desistência forçada da candidatura do deputado Jurandy Oliveira (PDT) à presidência da Assembléia Legislativa, não haverá disputa pelo comando da Casa, na eleição que acontece hoje, após a posse dos parlamentares. O deputado Marcelo Nilo (PSDB), candidato da base do governo, será eleito presidente pelos próximos dois anos, realizando um sonho antigo de comandar o Legislativo. Para os demais sete cargos da Mesa Diretora, também não deverá haver bate-chapa, devido ao acordo selado ontem entre maioria e minoria.
Para a primeira vice-presidência, continuará no cargo o deputado Ângelo Coronel (PR). O PFL, que teria, pela proporcionalidade, direito ao cargo, por ser o maior partido na Casa, cedeu a cadeira ao PR para evitar um confronto que dividiria a oposição. Os pefelistas, então, ficarão com a segunda secretaria, com a indicação do deputado Luiz de Deus. O PP, outro partido da oposição, indicou o deputado Aderbal Caldas para ocupar a quarta secretaria. O deputado Tarcízio Pimenta (PFL) ocupará a Ouvidoria.
Da base do governo foram indicados os deputados J.Carlos (PT) para a segunda vice-presidência; Roberto Carlos (PDT) para a terceira vice-presidência; Luciano Simões (PMDB) para a primeira secretaria; e Edson Pimenta (PCdoB) para a terceira secretaria. O adesista Reinaldo Braga (PTB) continuará no comando da Corregedoria da Assembléia. O titular da Procuradoria, que será da base do governo, deverá ser anunciado hoje por Marcelo Nilo.
“O que determinou a composição foi a desistência de Jurandy Oliveira. A partir daí, fizemos uma agenda de compromissos com Marcelo Nilo que envolvem o fortalecimento da Assembléia. Queremos que ele leve adiante o projeto do atual presidente, deputado Clóvis Ferraz (PFL), de aprimorar as comissões técnicas da Casa, além de implantar a rádio do Legislativo e ampliar a TV Assembléia”, disse o deputado Paulo Azi (PFL), após reunião com os 13 parlamentares pefelistas, que definiu, por unanimidade, pela indicação de Luiz de Deus para a segunda secretaria e de Tarcízio Pimenta para a Ouvidoria.
Azi afirmou ainda que a oposição vai cobrar de Marcelo Nilo os compromissos assumidos, que envolvem, ainda, a garantia de que a minoria não será prejudica com mudanças no regimento interno da Casa. Ele lembrou que a oposição também terá o direito de indicar uma diretoria da Assembléia, pelo acordo fechado com o candidato do governo.
Jurandy Oliveira lamentou a retirada da candidatura. “Eu tinha chances de ganhar até os deputados Angelo Coronel, Elmar Nascimento (PR), Ronaldo Carletto (PP) e Luiz Argolo (PP) se colocarem, na oposição, a favor da composição. Consegui de seis a oito votos no governo, que eram suficientes. Além disso, as adesões de deputados como Reinaldo Braga (PSL) também me prejudicaram”, disse o deputado.
Ontem, os deputados eleitos e reeleitos em outubro foram diplomados no plenário da Assembléia. Cerca de 500 pessoas, entre autoridades, amigos e familiares de parlamentares participaram da solenidade, ocorrida na sala Luís Cabral e na galeria dos ex-presidentes, onde foram instalados telões. Hoje, a partir das 14h30, acontece a posse dos parlamentares, seguida da eleição da Mesa Diretora.
***Como fica a Assembléia
GovernoElegeu 30, mas atualmente tem uma bancada de 36 deputados. Integram a base os seguintes partidos: PT (dez), PMDB (sete), PcdoB (três), PSDB (três), PDT (três), PTB (dois), PSB (um), PtdoB (um), PSL (dois), PRTB (um), PSC (dois) e PMN (um).
OposiçãoElegeu 33, mas atualmente conta com uma bancada de 27 parlamentares. Integram a base os seguintes partidos: PFL (13), PP (cinco), PR (cinco), PRP (dois) e PTN (um).
PosseDos 63 deputados que tomam posse hoje, 22 não ocupavam cadeira na Assembléia até as eleições de outubro.
Fonte: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Em destaque

"Entre Alianças e Rivalidades: Reflexões sobre as Fotos do Presidente dos Trabalhadores Rurais e as Dinâmicas Políticas Locais"

  Fotos Divulgação - WhatsApp Parece que há uma mistura complexa de relações políticas e pessoais envolvend...

Mais visitadas