Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 30, 2010

CRE do Senado alerta sobre futuro do tráfico no Rio

Fábio Góis

Por meio de nota, a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado prestou nesta segunda-feira (29) apoio às forças federais que, em ação deflagrada e intensificada na última semana, dominou um dos epicentros do poder dos narcotraficantes do Rio de Janeiro – o complexo de favelas do Morro do Alemão e a Vila Cruzeiro. Com estratégia considerada bem sucedida, a tomada de território das comunidades resultou não só na expulsão dos traficantes, mas na apreensão de toneladas de drogas, armamentos, veículos e demais equipamentos que estavam há décadas a serviço do tráfico.

Com elogios ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a quem cabe a autorização para o envio de tropas das Forças Armadas, a CRE faz a ressalva de que “é necessário implementar uma vigilância ativa para impedir o tráfico de entorpecentes e o contrabando de armas pelas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas”. A comissão cumprimenta ainda o ministro, uma das figuras proeminentes do PMDB, pela “permanência no cargo, anunciada publicamente” pela presidenta Dilma Rousseff.

Segundo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será instalada na região, uma área com cerca de 400 mil habitantes, até meados de 2011 – o trabalho já estava previsto, mas foi antecipado em razão da intensificação dos ataques criminosos na região metropolitana do Rio nos últimos dias. A guerra contra o crime conta com apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, que auxiliam grupamentos de choque em incursões de combate capitaneadas pelo Batalhão de Operações Especiais do estado (Bope, conhecido como a "Tropa de Elite" da polícia fluminense), em trabalho conjunto com as Polícias Civil e Militar.

Leia também: Lula diz que vai visitar Complexo do Alemão

Confira a íntegra da nota da CRE (boletim nº 34/2010):

“Comissão apoia ação federal

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) manifesta seu apoio ao uso de forças federais para efetivar a presença do Estado em comunidades da cidade do Rio de Janeiro antes sob influência do narcotráfico, como a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão. Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de medidas de caráter efetivo capazes de garantir permanentemente a segurança da população. Além das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), é necessário implementar uma vigilância ativa para impedir o tráfico de entorpecentes e o contrabando de armas pelas fronteiras terrestres, aéreas e marítimas.

Esta Comissão também manifesta sua confiança na pessoa do Ministro da Defesa, senhor Nelson Jobim, que agiu prontamente para encontrar uma solução para a crise vivida pela população carioca. Por último, cumprimenta-o pela permanência no cargo, anunciada publicamente pela presidente eleita, Dilma Rousseff.

Brasília, 29 de novembro de 2010
Eduardo Azeredo
Presidente da CRE/Senado"

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

NOTA À IMPRENSA

 NOTA À IMPRENSA A Prefeitura de Vitória da Conquista informa que está colaborando com as investigações da Polícia Federal em relação à oper...

Mais visitadas