sexta-feira, novembro 14, 2025

Pesquisa indica que maioria apoia ação no Rio, mas rejeita em seus estados

Publicado em 14 de novembro de 2025 por Tribuna da Internet

67% dos brasileiros aprovam a megaoperação no Rio

Malu Gaspar
O Globo

A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (12) aponta que 67% dos brasileiros aprovam a megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no último dia 28. Mas apesar do apoio expressivo, o levantamento também revela que 55% dos entrevistados rejeitam o mesmo tipo de ação policial nos estados onde vivem.

Ao todo, apenas 25% dos brasileiros reprovam a ofensiva liderada pelo governo Cláudio Castro (PL) contra o Comando Vermelho (CV), enquanto 4% afirmaram que nem aprovam e nem rejeitam e outros 4% não responderam ou disseram não saber.

REJEIÇÃO – Quando questionaram se gostariam que o mesmo tipo de operação ocorresse em seus estados, apenas 42% dos entrevistados responderam que sim. A rejeição é maior no Sudeste (58%) e em municípios com 20 a 50 mil habitantes (63%), além de ser preponderante entre os que se dizem alinhados à esquerda, mas não lulistas (75%).

O apoio à realização de ações idênticas à da polícia fluminense é um pouco maior entre moradores de cidades com mais de 500 mil habitantes (43%) e nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul (44%). O índice salta apenas entre pessoas de direita que não se classificam como apoiadoras de Jair Bolsonaro (63%) e aquelas que se rotulam como bolsonaristas (53%).

Outros dados obtidos pela pesquisa sugerem que a contradição entre os índices reflete a percepção dos entrevistados sobre o contexto da segurança pública no Rio. Quase nove a cada dez entrevistados (84%) disseram acreditar que a violência no estado é pior do que onde vivem. Apenas 11% respondeu que a situação é parecida, enquanto 4% disse que o ambiente no Rio é menos violento do que onde vive.

VIOLÊNCIA – Essa leitura é ainda mais forte no Sul (91%), na região Sudeste como um todo (86%) e no Centro-Oeste (85%). No Nordeste, 78% dos entrevistados avaliam o Rio como um estado mais violento. Dados da edição 2025 do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, porém, apontam o Rio de Janeiro apenas como o 15º estado mais violento do Brasil – atrás de unidades federativas de quase todas as outras regiões do país com exceção do Sul, como Amapá (Norte), Bahia (Nordeste) e Espírito Santo (Sudeste).

O referencial da entidade é a taxa de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes. Ao todo, a Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro, pouco mais de uma semana após a operação contra o CV no Rio de Janeiro.


Em destaque

PGR arquiva pedido para afastar Toffoli e o mantém à frente de investigação do Banco Master

Publicado em 23 de janeiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Gilmar Fraga (Zero Hora) Mariana Muniz ...

Mais visitadas