Publicado em 14 de novembro de 2025 por Tribuna da Internet
67% dos brasileiros aprovam a megaoperação no Rio
Malu Gaspar
O Globo
A nova pesquisa Genial/Quaest divulgada na última quarta-feira (12) aponta que 67% dos brasileiros aprovam a megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, no último dia 28. Mas apesar do apoio expressivo, o levantamento também revela que 55% dos entrevistados rejeitam o mesmo tipo de ação policial nos estados onde vivem.
Ao todo, apenas 25% dos brasileiros reprovam a ofensiva liderada pelo governo Cláudio Castro (PL) contra o Comando Vermelho (CV), enquanto 4% afirmaram que nem aprovam e nem rejeitam e outros 4% não responderam ou disseram não saber.
REJEIÇÃO – Quando questionaram se gostariam que o mesmo tipo de operação ocorresse em seus estados, apenas 42% dos entrevistados responderam que sim. A rejeição é maior no Sudeste (58%) e em municípios com 20 a 50 mil habitantes (63%), além de ser preponderante entre os que se dizem alinhados à esquerda, mas não lulistas (75%).
O apoio à realização de ações idênticas à da polícia fluminense é um pouco maior entre moradores de cidades com mais de 500 mil habitantes (43%) e nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul (44%). O índice salta apenas entre pessoas de direita que não se classificam como apoiadoras de Jair Bolsonaro (63%) e aquelas que se rotulam como bolsonaristas (53%).
Outros dados obtidos pela pesquisa sugerem que a contradição entre os índices reflete a percepção dos entrevistados sobre o contexto da segurança pública no Rio. Quase nove a cada dez entrevistados (84%) disseram acreditar que a violência no estado é pior do que onde vivem. Apenas 11% respondeu que a situação é parecida, enquanto 4% disse que o ambiente no Rio é menos violento do que onde vive.
VIOLÊNCIA – Essa leitura é ainda mais forte no Sul (91%), na região Sudeste como um todo (86%) e no Centro-Oeste (85%). No Nordeste, 78% dos entrevistados avaliam o Rio como um estado mais violento. Dados da edição 2025 do anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, porém, apontam o Rio de Janeiro apenas como o 15º estado mais violento do Brasil – atrás de unidades federativas de quase todas as outras regiões do país com exceção do Sul, como Amapá (Norte), Bahia (Nordeste) e Espírito Santo (Sudeste).
O referencial da entidade é a taxa de mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes. Ao todo, a Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro, pouco mais de uma semana após a operação contra o CV no Rio de Janeiro.