quinta-feira, novembro 06, 2025

Derrite deixa Segurança em SP para relatar projeto que equipara facções ao terrorismo

Publicado em 5 de novembro de 2025 por Tribuna da Internet

Derrite quer barrar uso de armas de guerra por parte de criminosos

Sérgio Quintella
Samuel Lima
O Globo

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, deve se licenciar nesta quarta-feira (5) de seu cargo no governo estadual para reassumir o mandato de deputado federal em Brasília. O prazo de afastamento é de quinze dias. Em seu lugar na pasta ficará o secretário-adjunto, Osvaldo Nico Gonçalves.

De volta à Câmara, Derrite deve ser o relator do Projeto de Lei (PL) que equipara facções criminosas a grupos terroristas. Ele justifica a medida como forma de inibir práticas adotadas por esses grupos, como uso de armamento de guerra e de veículos blindados para assaltos e controle de áreas, além da execução de barreiras humanas.

DOMÍNIO E EXPLORAÇÃO – “O que está acontecendo em alguns locais do país, como no Rio de Janeiro, onde há um domínio de território e exploração de outras atividades que não deveriam ser exploradas pelo crime, como distribuição de energia, internet, água, gás e mototáxi, é uma questão que extrapola a segurança pública e que já entra na questão da soberania”, afirmou Derrite na segunda-feira durante um evento em Itu (SP).

No mesmo local, o agora deputado federal disse desconhecer o teor do projeto antimáfia, de autoria do governo Lula, cujos principais pontos envolvem a definição de facção criminosa como uma organização criminosa qualificada na legislação penal.

APOIO –  Outro ponto é o estabelecimento de penas maiores para crimes cometidos nessas circunstâncias, como homicídio, que passa a ser tratado como hediondo. O secretário paulista adiantou, porém, que “qualquer iniciativa que venha a encarecer o custo do crime vai ter o nosso apoio”.

Também na segunda-feira, Tarcísio abordou o tema, ao ser perguntado sobre as ações em tramitação no Congresso. “A gente tem o PL do Danilo Fortes (União-CE) que deve ser relatado pelo Derrite. Isso foi combinado com o próprio presidente da Câmara. A ideia é que a gente possa pensar em um projeto e a partir dali fazer um melhor texto, um texto que nos dê a segurança para o que a gente quer”, disse Tarcísio, em evento em Guarulhos.

Em destaque

Rede estadual da Bahia registra cerca de 500 notas acima de 900 na redação do Enem 2025

  Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia Manchete 20 de Janeiro de 2026 O desempenho dos estudantes da rede pública estadual da Bahi...

Mais visitadas