Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 15, 2024

Ricardo Marques e o drama do Cidadania

 em 15 abr, 2024 3:30

   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
          “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

É público e notório que declarações já emitidas pela vereadora e pré-candidata pelo PL, deixaram uma nítida impressão de que a vontade dela seria ter o vereador Ricardo Marques ocupando a posição de vice na chapa majoritária, por ela encabeçada.

O fato é que essa preferência não pode mais ser explicitada, já que a suposta demonstração de preferência presente em declarações da vereadora, estavam na visão de alguns analistas, criando um constrangimento para o ex-senador Eduardo Amorim, que trabalhou bastante para viabilizar a pré-candidatura de Emília, e vinha sendo citado como única opção para ocupar a vaga de vice.

O surgimento do nome de Marques, representou um balde de água fria na pretensão do ex-senador, a possível determinação para que a vereadora não expresse mais esse desejo de forma pública, também cria para ela umcerto constrangimento.

Já dentro do “CIDADANIA” partido ao qual o vereador Ricardo Marques está filiado, a situação é bastante diferente. Lá o drama tem outro viés.

 Componentes da chapa proporcional estão divididos sobre a decisão final do partido. Enquanto uns defendem que Marques seja o vice para que eles passem a ter a chance de eleição, outros defendem que sem a presença de Marques na chapa proporcional, a legenda perde a chance de eleger um maior número de parlamentares.

 E no âmbito da chapa majoritária, a indicação de Ricardo como vice de Emília, ainda desbanca o projeto do delegado Augusto César, que além de abrir mão de disputar ao cargo de prefeito para o qual já havia sido lançado pela legenda. Ainda terá que ser passado para trás na indicação de vice pelo CIDADANIA.

Ou seja, a situação do delegado Augusto César, é bem mais intrigante que a enfrentada pelo ex-senador Eduardo Amorim. Augusto César ainda poderá optar pela disputa para vereador, enquanto Eduardo Amorim, jamais vai aceitar disputar esse mandato.

 

Protagonismo da ABIH-SE e a reeleição de ACF Sobrinho Este espaço foi, e é, um dos poucos que há muito tempo vem batendo na necessidade da profissionalização do turismo em Sergipe. Inclusive deixou claro desde janeiro de 2023, quando da posse do novo governador, que a escolha para o turismo – sem questões pessoais –  do empresário e ex-deputado Marcos Franco não ajudaria na necessária transformação da metodologia capenga utilizada nos anos anteriores.

Parcerias ABIH-SE Pois bem, coube a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) ser protagonista neste período na prospecção de turistas para todo o Estado. As parcerias da ABIH-SE com o governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju fortaleceram em muito toda a cadeia do turismo levando as atrações turísticas para agentes de viagem de diversos estados brasileiros.  E este ano, com o governo antecipando o calendário turístico, principalmente a programação junina, certamente o número de turistas aumentará em muito.

Comprovação Por morar próximo a orla o titular deste espaço vem comprovando o grande número de turistas, inclusive agora na chamada “baixa estação”. Além dos turistas dos estados vizinhos do Nordeste chama a atenção caravanas de municípios do Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Geralmente são muitos aposentados e aposentadas.  Este fim de semana mesmo o blog estava num bar da praia onde tinha um caravana no município de Cianorte (PR).

Protagonismo Com certeza, essas ações positivas do presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, que vem também efetuando ações para a atuação conjunta com outras entidades do turismo sergipano fez com que ele fosse reconduzido para a presidência em chapa única, sem disputa para o biênio 2024-2026.

Legado de ACF Para os mais novos, que não conhecem a história, Sergipe teve um político que foi embora cedo, chamado Antônio Carlos Franco, filho do ex-governador Augusto Franco e irmão do ex-governador Albano Franco. ACF, morreu aos 51 anos vítima de um câncer. Foi deputado federal e prefeito de Laranjeiras. Comandou como poucos o Jornal da Cidade nos tempos áureos. Ficou conhecido como um homem de palavra e determinação no que fazia.

Responsabilidade e seriedade Antônio Carlos Franco Sobrinho recebeu o nome em homenagem ao tio e parece que incorporou dele o espírito de responsabilidade e seriedade  arregaçando as mangas da camisa para colaborar decisivamente para a retomada de Sergipe no roteiro turístico nacional.

Nova diretoria Além de ACF Sobrinho como presidente a nova diretoria da ABIH-SE  é composta pelo vice-presidente, João Paulo Andrade, do Hotel Del Mar; o segundo vice-presidente, Emanuel Teles, da Rede Real de Hotéis; a diretora administrativa, Kátia Pimentel, do Xingó Parque Hotel; o vice-diretor administrativo, Emmanuel Moraes, do Hotel San Manuel; o diretor financeiro, Alessandro de Oliva, do Hotel Aquários; e o vice-diretor financeiro, João Menezes, do Hotel Arcus.

Em São Paulo A partir desta segunda, 15, até a próxima quarta-feira, 17, Sergipe vai participar da World Travel Market (WTM) Latin America 2024 no Expo Center Norte, em São Paulo, que é considerada uma das maiores feiras internacionais de negócios voltados para o turismo. Em um estande de 60 metros quadrados com bastante tecnologia, Sergipe vai evidenciar as tradições sergipanas, o turismo sol e praia e também o São João, que neste ano terá 60 dias ininterruptos de festejos.

Expositores A WTM Latin America 2024 reunirá o trade do turismo de todo o mundo e a estimativa é de que haja a participação de mais de 620 expositores de 40 países, cerca de 27 mil profissionais de viagens, 50 conteúdos e conferências, além de rodadas de negócios e eventos de networking.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju: o blog já postou a denúncia dos moradores uma vez e nada foi feito. Rua Firmino Fontes, 45, Bairro Farolândia ao lado da Praça Alcebíades Paes quase em frente ao Edifício Ellegance Atalaia. Esgoto fétido e insuportável. Acionada a Deso disse que a responsabilidade é da Prefeitura. A quem recorrer?

Itabaiana: construção do Centro Municipal de Convenções consolidará município como a “capital do interior” Depois de passar Lagarto como o terceiro município em população de Sergipe (depois de Aracaju e Socorro),  o município de Itabaiana continua se consolidando como principal polo empresarial e econômico do interior e suas atrações turísticas como o Parque dos Falcões, a Serra de Itabaiana e suas diversas trilhas.  Depois da consolidação da feira Sealba Show, como uma das principais do agronegócio no Nordeste, a Prefeitura anuncia agora a construção do Centro Municipal de Convenções.

Marco O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa acredita que o Centro de Convenções será um marco para a cidade, com localização estratégica, o centro será construído na entrada da cidade, na Avenida Dr. Luiz Magalhães, onde ficava localizada a antiga rodoviária. A ordem de serviço para início das obras será assinada na próxima sexta-feira, 19 de abril, às 19h.

 Estrutura Com estrutura moderna, o espaço contará com pavimento térreo e superior, com área administrativa, salas de reunião, arena de eventos e dois auditórios com capacidade para 600 pessoas. O espaço receberá eventos coorporativos, conferências, feiras, exposições e muito mais. Com o anúncio da construção do Centro de Convenções, Itabaiana se posiciona como uma cidade em constante crescimento e inovação, pronta para receber eventos de destaque e se consolidando como um polo de turismo e negócios na região.

Hoje,15, Sebrae/SE entregará Prêmio Prefeitura Empreendedora  O Sebrae/SE vai premiar a prefeitura com trabalhos de mais destaque nos últimos dois anos com Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, hoje 15, às 18h30, na sede do Sebrae. Essa será a 12ª edição do prêmio e contou com 57 projetos inscritos.

Ações importantes A honraria busca reconhecer as ações mais importantes realizadas pelas gestões municipais e, com isso, fortalecer iniciativas inovadoras, que atendam aos anseios das suas comunidades e que possam servir de exemplo aos demais municípios sergipanos. Para o Sebrae, é nas cidades que a vida das pessoas acontece, por isso, é onde os problemas precisam de soluções mais rápidas e direcionadas. Com o fortalecimento das ações, essas transformações locais podem, inclusive, fazer a diferença para a construção de um país mais forte, inclusivo e responsável com as necessidades da sua população.

22 projetos serão premiados Dos 36 finalistas, 22 projetos serão premiados e classificados para a etapa nacional, em 1º, 2º e 3º lugares nas oito categorias a seguir: Cidade Empreendedora; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Sala do Empreendedor; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Sustentabilidade e Meio Ambiente e Turismo e Identidade Territorial.

André Moura: Um Visionário na Formação de Equipes de Excelência Nos bastidores da gestão pública, André Moura, Secretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro, se destaca como um visionário na formação de equipes de excelência. Reconhecido por sua habilidade em identificar e cultivar talentos excepcionais, Moura garimpou profissionais competentes que se tornam referências em suas áreas de atuação. Um exemplo vivo desse talento é Mayra Souza, cuja trajetória exemplar reflete diretamente o olhar aguçado de Moura para identificar líderes promissores. Ao promover uma cultura de meritocracia e liderança, Moura inspira seus colaboradores a alcançarem seu pleno potencial. Com líderes como André Moura à frente, o Rio de Janeiro pode contar com uma equipe comprometida, pronta para impulsionar o progresso da região.

Mayra Souza: Liderança Exemplar na Gestão Pública  Dedicação na Saúde e na Governança Estadual – Mayra Souza é reconhecida por sua dedicação e excelência na gestão pública, deixando sua marca tanto na área da saúde quanto na governança estadual. Como Diretora Administrativo Financeira na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), sua liderança foi fundamental para garantir a estabilidade da instituição, mantendo empregos e renovando contratos vitais para a rede estadual de saúde. Além disso, seu papel no desenvolvimento de projetos inovadores, como a Política Pública de Cannabis Medicinal em Sergipe, demonstra seu compromisso com soluções impactantes para a comunidade.

Mayra Souza: Nova Missão na Gestão Estadual do Rio de Janeiro Atuação Estratégica na SEGOV – Mayra Souza assume um novo desafio como Subsecretária Adjunta da Secretaria de Governo (SEGOV) no Rio de Janeiro, onde continuará sua trajetória de sucesso. Sua atuação será marcada por articulação, parcerias e projetos inovadores, incluindo programas como Segurança Presente, RJ para Todos e Lei Seca. Com sua carreira pautada pela excelência e compromisso público, Mayra Souza é um exemplo inspirador de liderança e dedicação, pronta para continuar impactando positivamente a vida dos cidadãos no estado.

Propriá: Luciano de Menininha quite com a Justiça Eleitoral Na última quinta-feira, 11, o pré-candidato a prefeito de Propriá, Luciano de Menininha (PP) anunciou que está quite com a justiça eleitoral. Com isso, ele está apto a disputar as próximas eleições municipais. Em um vídeo gravado nas redes sociais, foi apresentado à população propriaense a certidão emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garante a condição de elegibilidade do pré-candidato. Essa situação era usada por opositores, que disseminavam a falsa informação de que Luciano de Menininha não poderia concorrer ao cargo de prefeito de Propriá nas eleições de 2024.

Georgeo denuncia possível compra de votos em Ribeirópolis O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) levou para a Assembleia Legislativa uma grave denúncia sobre compra de votos na cidade de Ribeirópolis. Ele apresentou áudios que mostram indícios de envolvimento de um vereador do município. Segundo a denúncia, o vereador Fagner Barbosa Nascimento estaria trocando areia lavada – material utilizado para construção civil – por apoio na próxima eleição. “Uma clara compra de votos”, disse Georgeo.

Ilícito Fagner, que era secretário municipal de obras até o final do último mês de março, utilizaria caçambas da própria Prefeitura para cometer o ilícito. O deputado, inclusive, apresentou em plenário um vídeo mostrando os veículos fazendo o serviço. Em um dos áudios apresentado, um comerciante reclama dessa situação. “Até eu nunca ouvi dizer a prefeitura A prefeitura dá material de construção a ninguém. Só agora mesmo”, comentou. O vereador então desconversa. “A nossa intenção é ajudar a população”, justifica. Mas, para Georgeo, é um claro caso de utilização da máquina do Município para benefício eleitoral. “O vereador, pensando no voto dele, está oferecendo como se fosse algo natural”, criticou.

Investigação “Uma situação que para alguns pode parecer simples, mas que reflete muito em uma eleição onde um então secretário de obras, que é vereador e vai ser candidato à reeleição, usa da máquina pública em proveito próprio, visando desequilibrar essa disputa”, afirmou. O deputado cobrou dos órgãos fiscalizadores que se investiguem esse caso. “Não há como fechar os olhos para o que vem acontecendo. É caso de ser investigado é, se comprovado, que os responsáveis sejam punidos. O voto do povo não é algo que se compra”, finalizou Georgeo.

Erradicação O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, participou da assinatura do Pacto Federativo de Erradicação do Trabalho Escravo em Sergipe na última sexta-feira, 12, que aconteceu no MPT. Na oportunidade, Teles ratificou o empenho do governo com a criação do fluxo de atendimento às vítimas da prática que fere os Direitos Humanos.

Erradicação II  “Este é um momento importante em que nós fortalecemos o Conselho Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo e fortalecemos essa política aqui no estado de Sergipe, criando um fluxo para atendimento às vítimas, realizando em paralelo campanhas de conscientização e ações de acolhimento a essas pessoas. Momento histórico, em que nós devemos avançar para debelar essa prática que ainda existe em nossa sociedade e não pode mais ser admitida”, ressaltou Jorge Teles.

 Combate às drogas  A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com Superintendência da Polícia Federal em Sergipe (PF/SE), tem desenvolvido encontros formativos do programa #tamojunto 2.0, visando prevenir o uso de álcool, tabaco e outras drogas como ferramenta de enfrentamento às violências. A primeira unidade de ensino estadual a receber os 12 encontros formativos foi o Centro de Excelência José Carlos de Sousa.

Confiança campeão e o marketing que precisa ser trocado Parabéns a Associação Desportiva Confiança pelo título de campeão sergipano de futebol deste ano. Agora que o time necessita urgente de um marketing profissional é um fato concreto. É preciso profissionalismo no futebol sergipano, do contrário jamais subirá para as divisões principais do futebol brasileiro. O blog recebeu no fim de semana diversas piadas sobre a camisa comemorativa preparada pelo marketing que deve ter sido aprovada pela diretoria e ninguém percebeu o erro grotesco: “MaGestade” com G de gato, um erro ortográfico grotesco. Se fosse profissional a diretoria mandaria o marketing para casa…

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

INFONET

Em destaque

"Rumo à Mudança: a Busca por uma Gestão Transparente em Jeremoabo"

Roselma da Saúde parece estar se destacando como uma pré-candidata a vereadora em Jeremoabo, trazendo uma abordagem diferenciada ao oferecer...

Mais visitadas