Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 15, 2024

O PT de Aracaju terá dificuldades para afinar o discurso

em 15 abr, 2024 8:17

Adiberto de Souza

A pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Candisse Carvalho (PT), terá que se esforçar muito para calibrar o discurso de oposição e conseguir se apresentar como representante da esquerda. Os ensaios feitos nesse sentido por lideranças petistas ainda não garantem à fidalga a certeira pontaria verbal. Vez por outra, as críticas feitas pela prefeiturável à gestão de Edvaldo Nogueira (PDT) têm razão de ser, porém deixam dúvidas em boa parte dos aracajuanos. Muitos indagam por qual motivo a maioria dos petistas nunca fez oposição rigorosa ao governo do pedetistas? Alguns vermelhinhos, inclusive, até distribuírem elogios as ações das Prefeitura. Acusar Nogueira de ter caído nos braços da direita também parece um argumento impróprio para a pré-candidata do PT, pois o partido dela estará em vários palanques direitistas. Bom exemplo disso é Umbaúba, onde o senador petista Rogério Carvalho fez questão de levar seu apoio ao pré-candidato a prefeito Valdevan Noventa (PRTB), um bolsonarista de quatro costados. Em Canindé o PT também está de braços dados com os direitistas. Portanto, um dos grandes adversários de Candisse será o antigo namoro dos petistas com a direita. Ressalte-se, por fim, que a pré-candidata do PT terá pouco tempo para afinar o discurso, pois as eleições estão logo ali na próxima esquina do tempo. Marminino!

MDB define time

O MDB fez grande festa para oficializar as pré-candidaturas dos empresários Edson Passos e Agnaldo de Verso a prefeito e vice de Itabaiana, além de outros 90 pré-candidatos à Câmara Municipal. Coordenado pelo deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o lançamento foi prestigiado, entre outros, pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), o senador Alessandro Vieira (MDB) e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD). Em seu discurso, Bispo garantiu que essa união de força política visa construir um futuro melhor para Itabaiana. Edson Passos deve enfrentar nas urnas o ex-prefeito itabaianense Valmir de Francisquinho (PL), apoiado pelo atual gestor Adailton Sousa (PL). Crendeuspai!

Apoio de pastor

O pastor Heleno Silva (Republicanos) vai apoiar a pré-candidatura de Kaká Andrade (PSD) a prefeito de Canindé de São Francisco. O reverendo administrou aquele município sergipano de 2012-2016, tendo enfrentado dificuldades por conta da redução dos recursos arrecadados pelo Executivo. Após ter tentado sem sucesso se eleger senador, em 2018, e deputado federal, em 2022, Heleno resolveu não disputar as eleições municipais deste ano. O apoio a Kaká coloca o pastor-político no mesmo time do prefeito canindeense Weldo Mariano (PT). Danôsse!

De olho na reeleição

Os prefeitos com direito à reeleição estão aproveitando este ano para arrumar as casas de olho na reeleição em outubro. Até lá, os gestores municipais tentarão melhorar os serviços públicos visando angariar a simpatia da população. Na espreita, a oposição torce pelo fracasso dos atuais prefeitos, fato que aumentará sua chance de sucesso no pleito deste ano. Portanto, até outubro, a classe política não moverá uma palha sem pensar na disputa eleitoral que se avizinha. E assim caminha a humanidade!

E tome festa!

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), se divertiu a valer na segunda noite no CarnaForró, uma festa que mistura carnaval com forrobodó dos bons. A festança aconteceu, nesse final de semana, em Nossa Senhora da Glória e reuniu milhares de foliões de Sergipe e de estados vizinhos. Embora militante do PT, partido que diz fazer oposição ao governo, o deputado estadual Chico do Correio desfilou na festa ao lado de Mitidieri. O CarnaForró foi animado por artistas Thiago Freitas, Ramon e Randinho, Xandy Harmonia, Parangolé, Xandi Avião, bandas Alma Gêmea, Unha Pintada e tantas outras. Aff Maria!

Reforçando os times

Os partidos estão na fase de atrair lideranças boas de votos em Aracaju sonhando com o sucesso nas eleições de outubro. Mal votadas no pleito 2020, algumas legendas precisarão se virar nos trinta se quiserem fazer bonito no próximo pleito. Bom exemplo disso é o Democracia Cristã, que teve em 2020 apenas 0,24% dos votos na disputa pela Prefeitura. Pior do que o DC somente o PRTB (0,22%) e o PSTU (0,22%). Portanto, além de atrair candidatos proporcionais bons de votos, as legendas com pouca ou nenhuma representação terão que costurar boas coligações majoritárias. Do contrário, vão repetir o fracasso eleitoral de 2020. Home vôte!

Candidatos paraquedistas

Vez por outra, surgem candidatos a prefeito de municípios vizinhos aos seus, como se quisessem anexar novo território à sua base eleitoral. Exemplo mais recente está prestes a ocorrer em Areia Branca, onde o itabaianense Talysson de Valmir, (PL) filho do ex-prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PL), é pré-candidato a prefeito. Caso vençam as eleições em Itabaiana e Areia Branca, pai e filho comandarão esses dois importantes municípios do agreste sergipano. Para tentar frear esse projeto “ambicioso” dos políticos itabaianenses, Ascendino Souza, que já foi três vezes prefeito de Areia Branca, será candidato este ano. Esta informação é da coluna Radar, assinada pelo experiente jornalista César Cabral. Então, tá!

Forrobodó no Palácio

O Sindicato do Fisco de Sergipe pretende realizar, quinta-feira próxima, o “Arraial, me engana que eu gosto” em frente ao Palácio de Despachos, na zona sul de Aracaju. O ato público com cara de forrobodó visa defender as reivindicações da categoria, com destaque para a paridade salarial entre aposentados e pensionistas e reestruturação da tabela salarial. O Arraial está agendado para às 7h30 e promete fazer muito barulho na porta do palácio do governo. Misericórdia!

Lei desrespeitada

Alguém já disse que lei é como vacina, umas pegam, outras não. Uma dessas leis desrespeitadas em Sergipe é a que obriga as casas comerciais especializadas em refeições rápidas a afixarem tabela em local visível informando os índices nutricionais e calóricos dos sanduíches. De autoria do ex-deputado estadual Gilson Andrade (PSD) – atual prefeito de Estância – A Lei é letra morta em quase todos os restaurantes e lanchonetes de Sergipe. Só Jesus na causa!

Vendendo Sergipe

Sergipe está presente na World Travel Market (WTM) Latin América. A edição de 2024 acontece de hoje até a próxima quarta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Secretaria Estadual do Turismo montou um estande, onde as potencialidades e os roteiros turísticos de Sergipe estarão em evidência. O governador Fábio Mitidieri (PSD) viajou ontem para São Paulo visando participar do World Travel Market. Entre os compromissos agendados pelo pessedista estão reuniões com representantes de companhias aéreas e operadoras de turismo. Ah, bom!

Noite de autógrafos

Os escritores Claudefranklin Monteiro e Ana Medina lançam, quarta-feira próxima, o livro “As Exéquias do Monsenhor Olympio de Souza Campos”. Será a partir das 17 horas, no Museu da Gente Sergipana, centro de Aracaju. Trata-se de um estudo sobre a memória em torno do polêmico religioso. A obra literária se apresenta, também, como uma ótima oportunidade para revisitar o fatídico ano de 1906 e lançar novas luzes sobre os fatos que envolveram belicosamente e fatalmente Olímpio Campos e Fausto Cardoso, dois dos mais importantes personagens da primeira República em Sergipe. Prestigie!

INFONET

Em destaque

"O Poder do Voto Consciente: Informação e Responsabilidade na Escolha dos Representantes"

  O valor da água, depois que o balde é chutado e a sede chega.. Tenho lido algumas matérias a respeito do amigo: Marcelo do Sindicato, como...

Mais visitadas