segunda-feira, setembro 11, 2023

230 mil jogados duplamente no mangue. PMA não fiscaliza Coroa do Meio

 em 11 set, 2023 4:00

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

31 de Março de 2006. Um dia antes de renunciar o mandato de prefeito, para disputar o governo do Estado, Marcelo Déda, inaugurou uma das obras mais importantes da vida dele que causou uma transformação social profunda: o projeto integrado da Coroa do Meio, com urbanização de 34 ruas e a construção de 500 casas para as famílias que viviam em palafitas no mangue em condições sub-humanas. Também foi inaugurada a avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góes com 2,6 km começando em frente ao Terminal de Ônibus da Zona Sul até a rua Urbano Neto.

No final de 2021, este espaço elogiou a Prefeitura de Aracaju, a Sema e a Emurb pela obra de cercamento de área de proteção ambiental margeando toda Avenida Desembargador José Antônio Goes.

Naquele momento, o blog pensou que com a cerca e a fiscalização da área do meio ambiente, ou seja, a Sema, acabariam os aterros da margem do mangue que estavam virando garagens, como também os “puxadinhos”, inclusive para bares, baias de cavalos e outros. E ainda tem placas da Prefeitura informando que é proibido jogar lixo neste local. É, lixo não, mas aterrar várias partes pode.

 Alguns moradores informam que espaços do mangue foram privatizados

A semana passada, o blog passou pelo local e, lamentavelmente, ficou estarrecido. Parece que a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju não tem fiscal. Diversos pontos das cercas foram retirados. A margem do mangue foi aterrada em vários pontos para que os irresponsáveis coloquem seus veículos. Tem bares colocando cadeiras e mesas, carroças, sofás, tem de tudo… E o pior: ao tirar as fotos, o blog conversou com alguns moradores, que disseram, que vários locais tem donos já, além do aterro, com objetos colocados, cancelas, sofás, cadeiras e veículos.

MPE: pedir ressarcimento aos cofres públicos ou determinar que recoloquem a cercas, tirem os aterros e replantem o mangue

Não seria o caso do MPE, através da área do meio ambiente, entrar com uma Ação Civil Pública para que os gestores responsáveis ou façam a parte deles fiscalizando ou então devolvam aos cofres públicos os R$ 230 mil que foram investidos na colocação da cerca?

Prefeito Edvaldo, que sempre desta o legado de Déda: peça para o secretário do Meio Ambiente fiscalizar e recuperar o cercamento do mangue da Coroa do Meio. É preciso autuar os infratores antes que toda área vire garagens para veículos e um puxadinho para diversos moradores irresponsáveis.

 

Anotem: o lobo em pele de cordeiro mostrou a cara Nem um banho nas águas do São Francisco dará jeito no presente e passado. O que antes era dito nos bastidores será de conhecimento da sociedade. Quem se lambuza no mel dos pecados da carne e prega outra coisa será desmascarado em breve. E o blog precisará pedir desculpas que foi um dos enganados pelo lobo na pele de cordeiro. Sim, caros leitores, sobre intimidação é bom uma lembrança bem recente deste espaço: “Tem fidelidade à verdade e coragem. Com indignação e sem intimidação, aqui.

 Ventos novos na Academia Sergipana de Letras. Que a renovação chegue pra valer Com rodo respeito: a Academia Sergipana de Letras virou um feudo familiar nos últimos anos. E o blog várias vezes criticou e, neste momento, faz um elogio: que a posse do arquiteto, professor e escritor Ezio Déda, na próxima quarta-feira, 13, seja o início de uma renovação e que as portas se abram para outros nomes da cultura, como cantores, produtores, atores, entre outros, como vem ocorrendo na Academia Brasileira de Letras.

Ézio Déda é uma referência sergipana O blog parabeniza Ézio Déda e tem a certeza que ele poderá muito contribuir para uma nova fase na ASL e que ele vai honrar a cadeira número 19 que era ocupado pelo grande Jácome Góes.

Histórico  Eleito em maio deste ano com 27 votos, Ezio Déda é natural de Simão Dias, tem 47 anos, é graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em ‘Desenho, Registro e Memória Visual’. Desde 2012 é diretor-superintendente do Instituto Banese, instituição que administra o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, cujo projeto de restauro é de sua autoria. É também professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes.

Histórico II O arquiteto é referência nas áreas de arquitetura e cultura. Ele assina os projetos do Monumento Marcelo Déda, Largo da Gente Sergipana, e mais recentemente o Centro de Memória Digital de Simão Dias Professora Enedina Chagas, resultado de um projeto de retrofit e restauro da edificação. O novo imortal da Academia Sergipana de Letras é autor dos livros ‘Árvore de Folhas Caducas’ (2001), apresentado pela cantora Maria Bethânia, e ‘A Casa das Ausências’ (2010), obra lançada também em formato multimídia, mesclando literatura, design, dramaturgia e música.

Em reunião com ministro Márcio em Aracaju, prefeitos reivindicam medidas para a arrecadação municipal  Na última sexta-feira, 8, a vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), Silvany Mamlak, no momento representando o presidente Alan Andrelino, e prefeitos, se reuniram, na sexta-feira, 8, com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, para abordar a preocupante queda na arrecadação dos recursos financeiros dos municípios com destaque para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com o objetivo unir forças para reivindicar medidas que possam amenizar os impactos dessa redução nas finanças municipais.

Serviços essenciais Durante a reunião, os prefeitos expuseram a situação enfrentada pelos municípios, que dependem desses recursos para manter serviços essenciais, como na saúde, educação e infraestrutura. A queda na arrecadação do FPM tem impactado diretamente a capacidade dos municípios em cumprir suas obrigações e investir no desenvolvimento local.

Passo importante Para a vice-presidente da FAMES, hoje foi dado um passo importante no diálogo com o Governo Federal, trazendo o ministro Marcio Macedo para dialogar com os prefeitos sergipanos e apresentar o diagnóstico da crise enfrentada pelos municípios. “E também a pauta prioritária, para que o Governo, junto com o Congresso e o Senado traga soluções rápidas, trazendo autonomia financeira que é uma conquista dos municípios sergipanos e de todo o Brasil”, declarou Silvany.

Percentuais de queda Dados apresentados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), apontam que o montante do primeiro decêndio de setembro, transferido na sexta-feira, 8, representa queda de 28,22% em termos nominais em relação ao mesmo período do ano passado. Quando o valor do repasse é deflacionado, ou seja, desconsiderando a inflação do período, apresenta queda de 31,42% comparado ao mesmo período do ano anterior.

Presidente Lula dará atenção as demandas dos prefeitos Em discurso, o ministro reconheceu a gravidade da crise e a significativa queda do FPM e informou que o presidente Lula já convocou uma reunião entre ele e outros ministros para dar atenção às demandas dos prefeitos e estudar alternativas para a problemática. “A equipe técnica está analisando. Fizemos uma reunião e vamos voltar a nos reunir para ver o que pode ser feito. Não vou adiantar nada aqui, porque temos que falar o que tem de concreto, mas quero tranquilizar todos vocês, se é que dá pra ficar tranquilos numa situação dessas, mas o problema está sendo discutido, estamos buscando alternativas no ambiente do Governo Federal do que pode ser feito”, revelou o ministro.

ADM SUMMIT 2023! Evento gratuito conta com palestras e debates em comemoração ao mês da Administração. De amanhã 12, até quinta, 14  Em alusão ao Dia do Profissional da Administração, comemorado em 9 de setembro, o Centro Universitário Estácio de Sergipe promove, entre os dias 12 e 14, o ADM SUMMIT 2023. O evento, que conta com debates, palestras, oficinas e apresentações artísticas dos estudantes, tem inscrições solidárias, por meio da doação de um pacote de absorventes para pessoas em situação de pobreza menstrual. A atividade é aberta ao público geral e os participantes inscritos ganharão certificado de 10 horas. O evento acontece na sede da Estácio Sergipe, em Aracaju. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas  aqui.

INFONET


Em destaque

O OUTRO LADO DA MOEDA R$ 1.007.574.000.000,00 em juros da dívida

O Outro Lado da Moeda Por Gilberto Menezes Côrtes gilberto.cortes@jb.com.br   Publicado em 30/01/2026 às 16:26 Alterado em 30/01/2026 às 17:...

Mais visitadas