domingo, julho 09, 2023

Merece reflexão a pesquisa indicando que há temor de que Brasil se torne “comunista”


A charge do dia - Jesus comunista - Politika

Charge do Nando Motta (Brasil 247)

Roberto Nascimento

É impressionante essa recente pesquisa Datafolha, ao apontar que a maioria da população acha que o país corre o risco de se tornar comunista. O resultado surpreende, pois revela que 52% dos entrevistados acreditam que o Brasil realmente pode tornar-se comunista, enquanto outros 42% discordam da ideia, mas apenas 30% rejeitam-na totalmente, e 12%, em parte). E 6% não sabem ou não responderam.

O importante é saber porque acreditam nesse absurdo sideral, circunstância que explica o apoio que um líder radical como Jair Bolsonaro ainda consegue atrair.

EXPLORAÇÃO IDEOLÓGICA – Acredito que as redes sociais são as principais responsáveis, ao desinformar o cidadão brasileiro, reverberando essa tese impossível. Algum grupo ideológico, por óbvio, fatura com essa mentira. É a extrema-direita, que segue sonhando com uma intervenção militar, que por pouco não ocorreu.

Comunismo no Brasil? É sonho shakespeariano de uma noite de verão, por impossibilidade prática. Trata-se de uma campanha absurda, destinada a instaurar o medo na sociedade, acenando com a possibilidade totalmente inviável de o Brasil virar comunista, numa farsa eleitoreira.

E como assinalou sabiamente o mestre Pedro do Coutto aqui na Tribuna da Internet, o comunismo ruiu com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Primeiro, com a queda do Muro de Berlim e depois com a derrocada de Mickail Gorbachev, o último presidente comunista, que lançou a Perestroika e a Glasnot (Abertura e Reforma), abrindo caminho para a implosão da união das repúblicas da Cortina de Ferro.

DESMORALIZAÇÃO – Depois, veio a desmoralização do novo regime, porque assumiu a presidência um personagem bufão, alcoólatra e corrupto, chamado Boris Yeltsin. Bêbado, chegou a cair num palco, depois de cambalear discursando em público.

Boris Yeltsin foi um precursor da decadência política russa, comparável ao ex-presidente americano Donald Trump e o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, também alcoólatras, medíocres e enganadores.

Trump quase leva os EUA para o labirinto de uma guerra civil. Johnson tirou a Inglaterra da União Soviética, através do Brexit e arrasou a economia do Reino Unido, atualmente em recuperação.

COISA RARA – Voltando ao comunismo, hoje é coisa rara no mundo, porque a  China deixou de ser um país marxista desde a ascensão de Deng Xiau Ping, que deu uma guinada de 180 graus, rumo à economia de mercado, e o Vietnã seguiu o mesmo caminho.

Destaque-se que o comunismo real, de Karl Marx e Friedrich Engels, jamais foi realmente adotado. Dizer que os regimes de Cuba, Venezuela e Nicarágua seriam comunistas é debochar da História Universal.

Infelizmente, a pesquisa Datafolha demonstra que ainda há brasileiros, que caem nessa esparrela de discurso anticomunista para eleger esses farsantes, que pregam uma luta desnecessária contra o tal perigo comunista.

OPORTUNISTAS – Há alguns esquerdistas por aí que ainda se dizem comunistas, mas na verdade são oportunistas. São aqueles “comunistas” , que a direita gosta e admira. Não há perigo nenhum neles, pois na vida privada se portam como ferrenhos capitalistas.

Não há nenhuma possibilidade de o Brasil se tornar comunista. Não existe agora e nunca existiu, nem em 1964, antes do golpe militar.

De toda forma, existe o apelo político-partidário, que se reflete em votos, com eleição de bancadas fortes e que recebem muito dinheiro do Fundo Partidário, às custas dos impostos que o povo paga.

Em destaque

Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório

  Corregedoria do TJ-BA instaura processo disciplinar para apurar graves irregularidades em cartório Por  Política Livre 23/01/2026 às 10:22...

Mais visitadas