Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, novembro 21, 2022

Braga Netto tenta animar os fanáticos, mas falta uma justificativa para o golpe


Portal Caparaó - Braga Netto, candidato a vice de Bolsonaro, se encontra com lideranças em Manhuaçu

Braga Netto já esteve no acampamento diante do Exército

Johanns Eller
O Globo

Uma declaração enigmática do general da reserva Walter Braga Netto (PL), vice na chapa derrotada de Jair Bolsonaro, deixou o bolsonarismo em polvorosa. Após visitar o presidente no Palácio da Alvorada, na sexta-feira, o ex-ministro da Defesa conversou com apoiadores bolsonaristas e pediu que “não perdessem a fé”, sem dar detalhes.

“Vocês não percam a fé, é só o que eu posso falar para vocês agora”, disse Braga Netto aos militantes que permaneciam na entrada da Alvorada com adereços alusivos à bandeira do Brasil.

RECADO IMPLÍCITO – A declaração de Braga Netto, gravada, foi imediatamente recebida nas redes pró-Bolsonaro como um recado implícito aos apelos por uma virada de mesa eleitoral ecoados em protestos golpistas na porta de quarteis Brasil afora.

“A gente está na chuva, no sufoco”, interpelou uma bolsonarista com a voz embargada, tentando segurar o choro. “Eu sei, senhora. Tem que dar um tempo, tá bom?”, completou o ex-ministro de Bolsonaro.

Foi o suficiente para que Braga Netto figurasse entre os tópicos mais discutidos no Twitter, em que as instabilidades na rede social em função de demissões em massa nos Estados Unidos dominaram a rede.

MUITA REPERCUSSÃO – No canal mantido pelo site bolsonarista Jornal da Cidade Online no Telegram, que conta com 34 mil seguidores, o padrão se repete. “A mensagem foi dada”, afirmou a mensagem acompanhada do link para o vídeo da fala de Braga Netto.

Pela manhã, o destaque tinha sido uma notícia sobre os militares: “Exército realiza nova reunião em Brasília, desta vez com os adjuntos de comando. Forças se organizam e se preparam”, diz o trecho destacado no Telegram. Mas a notícia estava distorcida, porque o encontro ocorreu nos dias 8 e 9 e discutiu apenas assuntos burocráticos da instituição, segundo o site da corporação. 

DEIXAR NO AR – A estratégia de Braga Netto era manter pairando no ar a ideia de que uma reviravolta iminente no resultado eleitoral está no horizonte – em outras palavras, que algo imponderável ainda vai impedir Luiz Inácio Lula da Silva de tomar posse em janeiro.

As teses para sustentar esses boatos sem qualquer fundamento vão desde a anulação das eleições até a possibilidade de uma intervenção inconstitucional das Forças Armadas, como têm clamado bolsonaristas nas ruas.

Assim, na véspera da divulgação do relatório das Forças Armadas sobre a segurança das urnas eletrônicas, Jair Bolsonaro publicou sem qualquer legenda uma foto em que aparece diante de apoiadores na convenção que o consagrou candidato à reeleição, em julho.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O maior empecilho ao golpe é a falta de justificativa. Bolsonaro e Braga Netto estavam confiantes de que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, daria um jeito de denunciar alguma irregularidade nas urnas eletrônicas, com base no custoso relatório do recém-criado Instituto Voto Legal, contratado pelo partido.

Na verdade, Costa Neto arranjou uma suposta irregularidade, mas amarelou e resolveu que fará apenas um pedido de recontagem de parte das urnas, sem solicitar anulação das eleições nem o adiamento da posse de Lula e Alckmin.

Assim, o presidente do PL deixou Bolsonaro e Braga Netto sem uma justificativa capaz de sensibilizar as Forças Armadas e motivar qualquer tipo de golpe para melar as eleições, como se dizia antigamente. Mesmo assim, os manifestantes continuam diante dos quartéis, à espera de um milagre de Natal que não irá acontecer. (C.N.)

Em destaque

Eleições em 2024 terão nova regra do TSE para frear candidaturas femininas laranjas

Até chegar às regras atuais, foi percorrido um caminho de décadas; partidos consideram regra rígida Felipe Pontes  Agência Brasil |   08 de ...

Mais visitadas