Publicado em 11 de abril de 2022 por Tribuna da Internet
Deu no UOL
A 20 dias do lançamento oficial da pré-candidatura à Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na tarde desta segunda-feira (11) em Brasília para uma série de articulações políticas com lideranças de diversos partidos. O petista deve permanecer na capital federal até quarta-feira.
Um dos objetivos da viagem é conquistar o apoio do MDB, para esvaziar a pré-candidatura da senadora Simone Tebet, que defende a unificação da terceira via, para se opor à polarização entre Lula e Bolsonaro.
RENAN APOIA LULA – O senador Renan Calheiros (MDB-AL) não concorda com a candidatura de Simone Tebet. Ele é um dos nomes que articulam um movimento para que o MDB desista de lançar a senadora e passe a apoiar Lula.
Em entrevista à revista Veja, Renan afirmou que Lula é o único candidato que pode vencer uma disputa com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma das pesquisas eleitorais mais recentes, a Quaest Consultoria divulgada em 7 de abril, mostra Lula próximo de vencer em primeiro turno, mas uma terceira via com pouca força.
“Para fazer o enfrentamento do Bolsonaro, tem que ser com a candidatura do Lula. Não tem nada em segredo. Temos 14 diretórios cujas lideranças preferirão Lula, lideranças que têm projeto de poder estadual, têm governo, têm prefeituras de capitais e têm uma grande quantidade de prefeituras nos municípios”, disse Renan Calheiros na entrevista à Veja.
FRENTE AMPLA – O senador alagoano é um organizadores do “jantar de frente ampla” oferecido a Lula em Brasília, nesta segunda-feira, reunindo um grupo de senadores de vários partidos que apoiam Lula, segundo o jornal O Globo. Entre eles, Omar Aziz (PSD-AM), Acir Gurcacz (PDT-RO) e Katia Abreu (PP-TO).
“Lula virá a Brasília e vamos conversar sobre circunstâncias estaduais, como ficarão os apoiadores do Lula no MDB e como encaminharemos nossa posição na convenção partidária”, afirmou Renan à Veja.
Não é o primeiro embate entre Renan Calheiros e Simone Tebet. Em 2019, eles disputaram a indicação do MDB ao cargo de presidente do Senado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Nada de novo no front ocidental. Desde sempre Renan apoia Lula, que em 2005 lhe concedeu a Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial Especial. Mas a articulação para tirar Simone Tebet da disputa é apenas delírio, porque na verdade ela sabe que tem pouca chance e já declarou que aceita ser candidata a vice na chapa que for escolhida no dia 18 de maio, cargo que disputa com Eduardo Leite, do PSDB. O fato concreto é que Simone Tebet é a vice ideal para todos os demais pretendentes da terceira via. (C.N.)