Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 26, 2019

Advogado Zanin afirma que continuará tentando absolvição e liberdade de Lula


Imagem relacionada
Zanin já bateu o recorde mundial de apresentação de recursos
André de SouzaO Globo
Após o julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que rejeitou dois pedidos de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, afirmou que vai continuar trabalhando para anular o processo que levou o ex-presidente à prisão.
Mas não quis dizer se a estratégia da defesa envolve a apresentação de algum recurso durante o recesso do STF, no mês de julho. Em geral, nesse período as decisões urgentes são tomadas ou pelo presidente, Dias Toffoli, ou pelo vice, Luiz Fux.
PROVISÓRIA – A decisão da Segunda Turma do STF de negar habeas corpus a Lula foi provisória. A análise definitiva do caso será feita somente depois de julho, uma vez que esta foi a última sessão da Segunda Turma no semestre antes do recesso.
— Essa avaliação (se apresenta alguma petição no recesso) nós ainda faremos. Não posso antecipar. Acabamos de ter um julgamento aqui — disse Zanin.
Questionado sobre a eventual impossibilidade de atestar nem a veracidade nem a adulteração das mensagens reveladas pelo site “The Intercept”, Zanin disse que a dúvida milita a favor do acusado. Segundo o site, o ex-juiz federal Sergio Moro, quando tocava a Operação Lava-Jato, deu orientações ao procurador Deltan Dallagnol sobre como atuar em alguns processos, inclusive no do tríplex do Guarujá, que levaria à condenação e prisão de Lula.
A DÚVIDA — “A tão só existência de dúvida deve militar em favor do acusado. Então se existe dúvida por parte do Ministério Público e da Procuradora-geral da República, isso deve reverter em favor do acusado. É isso que temos, a expectativa, sem prejuízo de termos conhecimento de novos elementos que possam reforçar ainda mais a suspeição que foi apresentada desde o início do processo” — disse Zanin.
O advogado afirmou que Lula mantém a expectativa de ser solto, porque não cometeu crimes. Na sua avaliação, ele só foi condenado porque tinha um juiz parcial no seu caso. Zanin afirmou que a expectativa é que a suspeição de Moro e a consequente anulação do processo e da prisão venham a ser reconhecidas. Ele negou também que o foco agora seja lutar pela progressão da pena de Lula, uma vez que a prioridade ainda é absolvição.
PROCESSO LEGAL — “Havia uma condenação pré-estabelecida, uma acusação que foi coordenada pelo próprio magistrado. E isso é incompatível com o devido processo legal” — disse Zanin, numa referências às mensagens reveladas pelo site “The Intercept”.
O ministério da Justiça disse em nova nota que não comentará supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade independente que possa certificar a sua integridade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O julgamento definitivo será em agosto. Até lá, já terá secado o conta-gotas do The Intercept e suas denúncias serão levadas ao ridículo, assim como aconteceu com as supostas mensagens de amigos de Moro, falsificadas pelo foragido Tacla Durán, que lavava dinheiro para a Odebrecht e a Mendes Júnior na Espanha e em Cingapura, conforme ficou provado na Lava Jato. (C.N.)

Em destaque

Relatório robusto da PF comprova que golpismo bolsonarista desabou

Publicado em 28 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (brasil247.com) Pedro do C...

Mais visitadas