Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 02, 2010

Estudos técnicos da ponte vão ficar prontos em novembro

Alessandra Nascimento

O secretário do Planejamento, Antonio Valença, antecipou que no dia 03 de novembro serão entregues os estudos de viabilidade técnica da Ponte Salvador-Itaparica elaborados pelas empresas que disputam a obra, entre elas estão o consórcio OAS-Odebrecht-Camargo Correia; e as construtoras Planus Engenharia e Serveng Civilsan. Valença informou ainda que não há noção do valor do projeto nem a metragem. “Uma ideia é que o trajeto saia da Via Expressa, mas antes de qualquer definição serão realizados estudos de tráfego para que seja identificado o melhor local para sair de Salvador e de Itaparica”, destaca.

O governo da Bahia também instituiu recentemente um Grupo de Trabalho Executivo composto pelas secretarias de Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, da Fazenda e do Meio Ambiente, além da Procuradoria-Geral do Estado.

A Secretaria do Planejamento está coordenando os trabalhos. “Será aproveitado o melhor de cada proposta, que será avaliada por uma consultoria que não sabemos se ela será nacional ou internacional, para montar o projeto básico. Acreditamos que ainda em 2010 seja possível que a análise preliminar esteja pronta”, informa o secretário.

A construção, operação, exploração e manutenção da Ponte Salvador-Itaparica faz parte do projeto do Sistema Viário Oeste que também inclui a duplicação, operação, exploração e manutenção da Ponte do Funil, entre os municípios de Vera Cruz e Nazaré; a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 001 no trecho entre a cabeceira da nova ponte, na Ilha de Itaparica, e a cidade de Nazaré; e a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 046, no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus (entroncamento com a BR-101).

A Ponte Salvador-Itaparica possibilitará que a população de Itaparica tenha acesso a toda rede de serviços sociais e culturais de Salvador sem depender dos horários fixos do sistema de ferry boat. “A ponte também é considerada como um vetor de desenvolvimento para o oeste baiano e brasileiro, pois facilitará o fluxo de cargas e passageiros. Os municípios diretamente impactados pelo conjunto de intervenções são Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Nazaré”, cita o secretário.

Ele menciona todo o processo envolvendo a realização da obra. “Em janeiro passado foi lançada uma Proposta de Manifestação de Interesse, PMI, para que as empresas se manifestassem para a realização de estudos. O prazo findou em 15 de março e foi publicado no Diário Oficial os nomes das empresas autorizadas a realizar os estudos preliminares”, explica.

Segundo Valença, as Propostas de Manifestação de Interesse devem estimar o montante de investimentos necessários à construção e implantação do Sistema Viário Oeste, sejam públicos ou sob regime de concessão e/ou Parceria Público-Privada.

“O governo pleiteia, ainda, a inclusão da ponte no PAC II, mas isto não elimina a possibilidade de investimentos privados por meio de uma PPP. Os parâmetros gerais desta parceria devem contemplar a estrutura detalhada destes investimentos e o cronograma, estimar as receitas e os custos de operação e manutenção do Sistema, além de propor um modelo institucional, de gestão e operação, dentre outros”, comenta.

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Relatório robusto da PF comprova que golpismo bolsonarista desabou

Publicado em 28 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Nando Motta (brasil247.com) Pedro do C...

Mais visitadas