Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, janeiro 10, 2010

Grupo dos 11

Martim Berto Fuchs
“Jornalista, em 1964, eu tinha 19 anos, ouvi falar muito do “Grupo dos 11”. Gostaria de saber o objetivo desse “Grupo” organizado pelo senhor Leonel Brizola”.

Comentário de Helio Fernandes
O movimento é dos mais importantes da luta política do Brasil. Só que não aconteceu em 1964 e sim em 1961. Brizola era governador do Rio Grande do Sul, quando Jânio Quadros renunciou. Os comandantes dos Exércitos não queriam dar posse ao vice-presidente, como mandava a Constituição.

Brizola montou esse “Grupo dos 11” no próprio Palácio Piratini (do governo), e resistiu. Com essa resistência, atraiu o general Machado Lopes, Comandante do III Exército. Como os “Exércitos” eram 4, todos com o mesmo poder de fogo, os outros recuaram, fizeram a proposta aceita por Jango, com o protesto do próprio Brizola.

A proposta: “Jango tomaria posse, no Parlamentarismo com Tancredo Neves como Primeiro Ministro”.

Advertência de Brizola ao cunhado: “Já ganhamos, você vai tomar posse sem restrições”. Resposta, digamos sensata, de Jango: “Já ganhamos, mas não temos o Poder”. E tomou posse, liquidando esse Parlamentarismo em 6 de janeiro de 1963, numa fantástica exibição de dinheiro, dos dois lados.

Em 1964, Brizola não teve tempo de formar nenhum Grupo. Revelação textual dele: “Tive que fugir para não ser assassinado”. Rigorosamente verdadeiro.

Helio Fernandes/Tribuna da Imprensa

Em destaque

Semana da Cultura Evangélica agita a cidade de Vitória da Conquista

  O evento que acontece entre os dias 01 a 09 de novembro com programação variada,  também receberá nomes da música gospel nacional, Theo Ru...

Mais visitadas