Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, dezembro 11, 2009

OAB vai ao Supremo contra a PEC dos precatórios

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cézar Britto, anunciou que entrará nos próximos dias com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra a PEC dos Precatórios, promulgada pelo Congresso Nacional, nesta quarta-feira (9/12).

A PEC cria novo sistema para pagamento de débitos judiciais da União, Distrito Federal, estados e municípios. Permite, por exemplo, retardar os pagamentos e obter descontos na dívida. De acordo com o texto, terão prioridade no recebimento os débitos de natureza alimentícia, especialmente para idosos e portadores de doenças graves.

Para Britto, a emenda constitucional constitui "verdadeiro atentado à democracia", ao desrespeitar a coisa julgada e passar por cima das decisões transitadas em julgados pelo Judiciário.

Ele considera que há muitos pontos inconstitucionais na emenda e diz esperar que outras entidades da magistratura, do Ministério Público e de credores apoiem a ação da OAB. "Essa emenda, fruto da famigerada PEC do Calote, rasga o título que deveria ser o mais seguro para todos: a coisa julgada. Ela também faz o leilão e transforma a sentença judicial em mercadoria podre", afirma o presidente da OAB.



Revista Consultor Jurídico,

Em destaque

“Querem jogar no colo da direita, mas atentado não afeta anistia”, diz relator

Publicado em 16 de novembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Valadares afirma que a anistia vai prosseguir no...

Mais visitadas