em 10 fev, 2026 3:00
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A campanha para as duas vagas ao Senado Federal este ano em Sergipe promete. Já são diversos pré-candidatos, inclusive os dois senadores atuais Alessandro Vieira e Rogério Carvalho que disputarão à reeleição. Alessandro ingressou na política em 2018, quando foi eleito pelo REDE, depois passou para o Cidadania, PSDB e agora MDB. Já Rogério tem o PT como único partido desde a militância estudantil na década de 90.
Hoje é para destacar um projeto importante que está beneficiando centenas de brasileiros e foi de autoria do senador Rogério: Lei que considerou os monoculares portadores de necessidades especiais. Decifrando para os leigos: A lei que classificou a cegueira em um dos olho como deficiência sensorial, do tipo visual, assegurando os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação para a pessoa com deficiência (PcD), é a Lei nº 14.126, de 22 de março de 2021.
Cotas em concurso e benefícios
Rogério não só apresentou o projeto, mas abraçou a causa fazendo uma mobilização não só no Congresso, mas na sociedade organizada em todo país. : A lei oficializou o entendimento de que a visão monocular é uma deficiência, permitindo acesso a cotas em concursos públicos, vagas em empresas e outros benefícios previdenciários e assistenciais. A lei altera o entendimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), aplicando-o à visão monocular. Impacto no INSS: O reconhecimento como deficiência facilita o acesso a modalidades de aposentadoria da pessoa com deficiência (por idade ou tempo de contribuição).
Inclusão
O forte apelo de Rogério, que também é monocular, foi destacado na imprensa de todo país. “Essa lei coloca luz na cegueira dos direitos dos monoculares do Brasil inteiro. A Constituição agora passa a valer pra milhões de brasileiros, fruto da militância dos monoculares”, disse.
A jornalista mato-grossense que dá nome à lei, Amália Barros, de 35 anos, tinha 20 anos quando acordou sem enxergar com o olho esquerdo, em 2006. Diagnosticada com toxoplasmose, ela passou meses tomando medicação para recuperar a visão, até sofrer uma queda que deslocou sua retina, prejudicando ainda mais sua situação. Até o procedimento cirúrgico para retirada do olho e colocação da prótese, foram doze cirurgias para tentar voltar a enxergar. Amália colocou a prótese no início de abril de 2016.
Ou seja, ao invés de disputas e oportunismo político, Rogério optou pelo caminho de transformar em lei a dor do próximo, com benefícios importantes que transformaram as pessoas com visão monocular, realmente em cidadãos brasileiros com os novos direitos adquiridos.
Ainda da série “Princesinha” cevada pelo “sistema” e a lista do Pé do Viado E pelo jeito o “sistema” da Princesinha quando for desnudado ficará na história. Os que se alvoram “imparciais” em SE e chamam alguns colegas de “chapa branca” precisam explicar porque apareceram seus nomes numa lista numa mesa de Bar no povoado Pé do Veado, em Itabaiana. Não é jogo de quadrinha não: JL, AS, AC, FL, JK, entre outros. Arrepare! A pergunta é: de que cor é essa chapa destes que estão nesta lista? De burro quando foge? Ou do vermelho da vergonha quando saírem seus nomes? A lista tem nomes, sobrenomes e valores.
“O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24:35). Fazendo Justiça contra a Dissimulação e a Pilantragem! t O vendaval que o sistema da “Princesinha” vai causar nos próximos anos vai arrastar com ela muitas reputações. Se realmente o MPSE e a Procuradoria Regional Eleitoral começarem a investigar a denúncia o sistema montado pela “Princesinha” através do “marido” abalará as eleições 2026. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” (Mateus 24:35). Como és grande e sábio Mateus…

Energisa é uma Piada! Em plena sexta-feira de Carnaval vai fazer “manutenção e melhoramentos”
Na área dos bares da praia de Aruana, dia 13, das 9h às 14h30. Quando o empresário que vive com a corda no pescoço pode ganhar um dinheiro a Energisa faz uma destas. A quem recorrer? Quem poderá ajudar os donos dos bares?
Falta de energia Em Canindé do São Francisco até ontem, 9, às 15h, estava faltando energia em várias localidades. Cadê a agência reguladora de serviços? Uma piada, um cabide de empregos…