terça-feira, novembro 11, 2025

STF condena Tagliaferro, ex-assessor que denunciou ilegalidades de Moraes .


Tagliaferro pede a Fachin suspeição de Moraes para julgá-lo

Moraes quer silenciar Tagliaferro, que depôs contra ele

Felipe Salgado
Metrópoles

Advogados do ex-assessor do TSE Eduardo Tagliaferro solicitaram ao presidente do STF, Edson Fachin, suspeição contra o ministro Alexandre de Moraes. A equipe jurídica alega inimizade, interesse pessoal e cerceamento de defesa após o indeferimento de pedido para sustentação oral presencial em julgamento realizado no plenário virtual.

A petição, protocolada neste domingo (9/11), pede a suspensão imediata de todos os atos praticados por Moraes no processo.

DEFESA CERCEADA – A defesa sustenta que o ministro atua como “denunciado, vítima e juiz” e que o julgamento virtual iniciado em 7 de novembro violou o contraditório e a ampla defesa.

Os advogados Paulo César Rodrigues de Faria e Filipe Rocha de Oliveira argumentam que Moraes manteve o julgamento eletrônico mesmo após oposição formal da defesa e requerem que os autos sejam redistribuídos a outro ministro.

O pedido menciona ainda denúncias feitas por Tagliaferro em 2024 sobre supostas irregularidades na condução de inquéritos sob relatoria de Moraes, que o ministro teria combatido nos autos.

FEZ MAIORIA – A Primeira Turma do STF já formou maioria para aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Tagliaferro.

As acusações que pesam sobre ele são de agir contra a legitimidade do processo eleitoral e atuar para prejudicar as investigações de atos, como os do 8 de Janeiro de 2023.

Na denúncia, a PGR acusa Tagliaferro de coação no curso do processo; violação de sigilo funcional; obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Mais um que é tragado pela máquina judicial montada por Alexandre de Moraes. O assessor Tagliaferro acusa o ministro de mandar inventar provas contra investigados de direita, com apoio de seu juiz auxiliar, Airton Vieira, que também já está proibido de entrar nos Estados Unidos. Mas nada acontecerá no Brasil a Moraes, embora já tenha status de terrorista nos Estados Unidos. E vida que segue, diria João Saldanha. (C.N)


Em destaque

Jeremoabo dá o primeiro passo para um trânsito mais humano e seguro

                      Foto Divulgação - JV Portal Jeremoabo dá o primeiro passo para um trânsito mais humano e seguro * José Montalvão O Dec...

Mais visitadas