
Charge do Izanio (Coluna Esplanada)
O luxo socialista obsceno, desfrutado em Belém por Lula
Silvia Gabas
Do Facebook
Pode um homem de esquerda deliciar-se em luxos capitalistas que tanto critica, condena e luta para que esse sistema econômico, que visa produção de riqueza, ausência do Estado, sistema de hierarquia por mérito, seja substituído por um sistema socialista de igualdade social e distribuição equitativa da riqueza?
Olho a imagem em que se vê Lula no convês do luxuoso iate Iona 3 e me pergunto se ele sente-se à vontade nessa verdadeira ostentação de luxo incabível para a imensa maioria dos mortais, se algum constrangimento não lhe ocorre ao espírito, ocupando um espaço marítimo só concedido a magnatas, reis, aristocratas, bilionários, a mais fina flor da humanidade, àqueles que se encontram no topo da pirâmide econômica, por berço ou por caminhos que os levaram à exclusividades reservadas somente para os raros.
LULA DA SILVA – Mas Lula não é magnata, rei, aristocrata, bilionário e defende outras pautas, visão antagônica de mundo, com críticas abertas aos detentores de fortunas, vindo ele mesmo dos grotões do país e egresso de família de poucas posses, miserável, habitante de um país com imensa desigualdade social, e como liderança inconteste de um Partido nomeado como dos trabalhadores, passou toda uma vida defendendo ideologia que vai na contramão daquilo que a imagem de Lula no convés de um dos maiores símbolos do capitalismo mostra.
O que faz Lula no convés de um iate que oferece estrutura de hotel, cercado de serviçais e mordomias, pelo qual não pagou menos de 450 mil reais, dispensando o oferecimento de uma embarcação da marinha do Brasil, que o acomodaria perfeitamente bem, a ele e à consorte Janja, vista em danças e requebros no mesmo convés, em atitude de deslumbramento e da conhecida e recorrente vulgaridade?
OSTENTAÇÃO INÚTIL – Desfrutar de um sistema capitalista que lhe permite usufruir dos maiores luxos a que um ser humano pode acessar, enquanto defende nos bastidores um sistema que limitaria a acumulação de bens e de riqueza para a maioria é algo abjeto, indigno, hipócrita.
Qualquer um que acredite sinceramente nas ideias que defende Lula não aceitaria participar dessa ostentação burguesa.
Mas, não Lula. A farra da COP 30 teve início. Os miseráveis da região são explorados e mostrados ao mundo como espécimes exóticos dos trópicos, e ao fim do circo de Belém, retornarão às suas vidas desprovidas de conforto e dignidade, com precários recursos de saúde e educação.
PAI DOS RICOS – Já Lula, que se nomeia pai dos pobres enquanto se permite luxos indecorosos para quem realmente acredita em uma vida simples, mas decente para todos, retornará à sua vida de viagens, mordomias e mentiras em série, levando no bico milhões que ainda não despertaram do pesadelo que esse senhor representa.
Um hipócrita dando seu show habitual do qual estamos todos esgotados.
Até quando teremos que suportar toda essa esbornia?
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Interessante artigo enviado por Mário Assis Causanilhas. Mostra que Lula se comporta como um socialista refinado, conforme se autodefine. O Planalto colocou em sigilo os gastos com aluguel do iate Iana III, mas a mídia revela que atingem R$ 450 mil. (C.N.)