quarta-feira, setembro 24, 2025

Não esperem grandes resultados do próximo encontro de Trump e Lula


Análise: Rota de colisão entre Trump e Lula põe em xeque a democracia  brasileira

Reprodução do Arquivo Google

Carlos Newton

O próximo encontro entre os presidentes Donald Trump e Lula da Silva será uma nova versão do Maior Espetáculo da Terra, sem a direção de Cecil B. DeMille. Apenal um confronto de dois governantes egocêntricos e despreparados, ambos em final de carreira, já com certificado de validade vencido – ambos com 79 anos.

Apesar das evidentes deficiências causadas pela senilidade, ambos se consideram em condições de governar para sempre, porque sonhar ainda não é proibido nem paga imposto.

CONVERSA VIRTUAL – A reunião deve acontecer na semana que vem, segundo Trump, certamente por telefone ou videoconferência, e não deve resultar em nada.

É inimaginável esperar que Trump desista de perseguir Alexandre de Moraes, logo após atingir novamente o ministro do Supremo, ao colocar a mulher dele sob o rigor da Lei Magnitsky.

Da mesma forma, como conceber que Lula abandone a defesa da soberania e do nacionalismo justamente quando as pesquisas (ah, as pesquisas…) indicam que essa bandeira de luta faz com que ganhe facilmente a eleição de 2026, vitória que o transformaria no mais velho político já eleito presidente (em países democráticos, claro).

CEDER É PRECISO – Para haver um mínimo de avanço nesta reunião, pelo menos um dos presidentes teria de ceder em alguns dos quesitos, digamos assim. Aliás, o ideal seria que os dois recuassem um pouco, embora isso seja improvável, em função das deformadas superdimensões dos superegos deles.

De qualquer jeito, foi um avanço o fato de os dois terem se cumprimentado nos bastidores da ONU. Para quem esperava rugidos e rosnados, soou reconfortante.

Fica demonstrado que a filial Brazil já é uma das nações mais importantes do mundo e não pode ser tratada como um dessas sucursais de terceira classe que abundam na órbita da matriz USA. Por fim, sem a menor dúvida, Lula marcou um belo ponto nesse episódio do encontro que ainda não aconteceu.

Em destaque

Novas regras para tirar a CNH entram em vigor. Exame toxicológico passa a ser obrigatório para categorias A e B na primeira habilitação

  Thales Basílio Lourenço de Mattos   Novas regras para tirar a CNH entram em vigor. Exame toxicológico passa a ser obrigatório para categor...

Mais visitadas