quinta-feira, setembro 18, 2025

Governo de Trump volta a criticar Moraes, condenando a ‘farsa política’


Vice de Rubio fala em "uso da lei como arma política" - Crusoé

“Moraes prejudica relações diplomáticas”, diz Landau

Raisa Toledo
Estadão

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta quarta-feira, 17. Em publicações no X (antigo Twitter), ele acusou Moraes de colocar em risco a relação diplomática entre Brasil e EUA e afirmou que o governo brasileiro precisa adotar medidas contra o integrante do Supremo.

“Os Estados Unidos continuam aguardando que o Brasil contenha o juiz fora de controle Moraes antes que ele destrua completamente a relação de que nossos grandes países desfrutam há mais de dois séculos”, escreveu o membro do governo Trump, referindo-se ao ministro como “sancionado e violador de direitos humanos”.

PRESO NA PAPUDA – Landau comentou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo que afirmava que, segundo ministros do STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia ficar preso no Complexo Penitenciário da Papuda caso os EUA prosseguissem com sanções contra o Brasil.

“Se esta reportagem for precisa, apenas confirma que todo o processo ‘judicial’ em andamento no Brasil é uma farsa política. Aqueles que afirmam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu em função da resposta de terceiros à sua decisão”, escreveu.

“Como @realDonaldTrump e @SecRubio enfatizaram, os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas política e não serão dissuadidos por ameaças judiciais”, completou.

MORAES ABUSA – Em comentário de outra notícia, sobre um pedido de prisão expedido em 2024 por Alexandre de Moraes contra uma mulher que tem dupla cidadania e vive nos Estados Unidos, Landau afirmou que “os Estados Unidos não permitirão que o juiz Moraes estenda seu regime de censura ao nosso território”.

Ele acusou o ministro de abusar do sistema judicial e o Brasil de deixá-lo perseguir objetivos políticos.


Em destaque

A profissionalização na Segurança Pública e o novo perfil de comando nas Guardas Municipais

                         Foto Divulgação Por José Montalvão A cada dia que passa, fica mais evidente que quem deseja assumir um cargo públic...

Mais visitadas