Publicado em 3 de fevereiro de 2025 por Tribuna da Internet
Caio Spechoto e Sofia Aguiar
(Broadcast)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja uma temporada fazendo até duas viagens por semana para promover o governo nos Estados do Brasil e tentar recuperar a popularidade. A primeira poderá ser para o Rio de Janeiro, na semana que vem, para anunciar investimentos da Petrobras.
A avaliação no Palácio do Planalto é que a presença do petista no interior do Brasil ajudaria a divulgar a própria gestão.
ATRAIR ATENÇÃO – Nas viagens, o presidente tem atenção da imprensa local, mobiliza apoiadores e tem a oportunidade de falar sobre obras e programas sociais – enquanto, em Brasília, o que toma mais tempo são reuniões em gabinetes.
Lula está em um momento de popularidade fragilizada. Pesquisa Genial/Quaest divulgada na segunda-feira, 27, aponta que a desaprovação do petista chegou a 49%, contra 47% de aprovação. Foi a primeira vez que a desaprovação do presidente apareceu numericamente maior do que a aprovação desde o início do mandato.
Segundo apurou a reportagem, a análise no entorno de Lula é que seria melhor para sua popularidade fazer mais de duas viagens por semana. Essa rotina, porém, seria extenuante demais.
IDADE AVANÇADA – O presidente fará 80 anos em outubro e passou recentemente por dois procedimentos na cabeça. Ele costuma demonstrar cansaço quando faz viagens muito longas. Além disso, sua ausência em Brasília às vezes atrasa discussões dentro do governo.
Lula mencionou as viagens em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira, 30. “Estou 100% pronto para começar a viajar o Brasil, para começar a percorrer os Estados brasileiros, visitar a sociedade brasileira e estabelecer uma conversa muito verdadeira”, comentou.
O presidente da República passou os últimos meses com restrições a viagens de avião. No começo de dezembro, ele foi internado e transferido para São Paulo, onde passou por dois procedimentos para tratar um sangramento intracraniano.
VIAGENS AO EXTERIOR – Somente na última segunda-feira, dia 27, o presidente foi liberado pelos médicos para viagens aéreas. Além das visitas aos Estados para divulgar o governo, Lula fará diversas viagens internacionais neste ano. Ele participará de encontros multilaterais como a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (nos Estados Unidos) e outros bilaterais, como visitas ao Japão e ao Vietnã.
O petista também planeja ir à posse do próximo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, em março, e indicou que irá à Rússia para a comemoração dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Além disso, o brasileiro deve visitar Honduras para a reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), além da Argentina, para participar do encontro do Mercosul, e da África do Sul, para o G20.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O tempo é implacável, cobra pedágio a gregos e troianos, indistintamente. Aos 79 anos, com a aposentadoria de Joe Biden, Lula tornou-se o governante mais idoso do mundo democrático. Para ele, é desgastante fazer longas viagens aéreas, devido à sensação do jet-lag, com cansaço e tonteira causados pela quebra de fusos horários. Mesmo assim, o falsamente genial marqueteiro Sidônio Palmeira, que hoje manda no Planalto, vai jogar Lula no sacrifício, está pouco ligando para a saúde e o bem-estar do presidente. (C.N.)