Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, janeiro 19, 2025

“Caso do Pix” comprova que há desconfiança nas políticas do governo

Publicado em 18 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet

Charges | Brasil 247

Charge do Miguel Paiva (Brasil 247)

William Waack
CNN Brasil

É grave o episódio no qual o governo revogou a fiscalização da Receita sobre o Pix. Não estou falando do poder de uma informação falsa, a de que o Pix seria taxado, estou falando do grau de desconfiança que o episódio expôs.

O governo diz que não vai taxar o Pix? Milhões de pessoas não acreditam. Acham que o monitoramento dessa ferramenta é só desculpa.

NINGUÉM ACREDITA

O governo diz que vai ser equilibrado no trato das contas públicas? Os agentes econômicos não acreditam. Acham que o governo só vai tentar arrecadar mais, para poder gastar mais. Desconfiança é coisa muito séria em política e economia.

Quando o próprio Lula veio a público desmentir a fake news sobre o Pix, a onda cresceu ainda mais. Pois mentiras ganham força quando o que afirmam parece plausível, possível, provável.

CRÍTICAS COM BASE – Nesse sentido, o comportamento de milhões que acreditaram numas fake news é o mesmo que o comportamento de enorme número de agentes econômicos que correram para o dólar.

Uns acham que os fatos recentes indicam que o governo só quer isso mesmo: taxar e arrecadar. Outros acham que os fatos recentes indicam que o governo só fala, mas não corta gastos, piorando a questão fiscal; portanto, inflação, juros altos e dólar caro.

No fundo, o que estamos vendo não é tanto uma crise causada por fake news – embora também seja – mas uma crise causada por perda de credibilidade. Não adianta culpar o marketing. O problema é a essência.


Em destaque

Prefeito do sertão da Paraíba nomeia pai, mãe e esposa como secretários

  Foto: Reprodução Samuel Lacerda, prefeito de Conceição (PB) 18 de janeiro de 2025 | 19:41 Prefeito do sertão da Paraíba nomeia pai, mãe e ...

Mais visitadas