Publicado em 15 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet
Jennifer Hansler
da CNN
O secretário de Estado do governo dos EUA, Antony Blinken, disse nesta terça-feira (14) que um acordo para libertação de reféns e cessar-fogo está “pronto para ser concluído e implementado” se o Hamas aceitá-lo.
“Acredito que teremos um cessar-fogo”, avaliou Blinken. Ele e outras autoridades dos EUA demonstraram otimismo para finalização das negociações nos últimos dias. Mas Blinken reconheceu que “em momentos diferentes, partes dificultaram a finalização de um acordo ou eventos atrasaram ou descarrilaram sua conclusão”.
À BEIRA DO ACORDO – “Nos últimos meses, o Hamas tem sido o estraga-prazeres, mas nas últimas semanas, nossos esforços intensivos nos levaram à beira de um acordo total e final”, comentou.
“No domingo, os Estados Unidos, o Catar e o Egito apresentaram uma proposta final. A bola agora está na quadra do Hamas”, ressaltou o secretário.
O principal diplomata dos EUA pontuou ainda que, independentemente de um acordo ser alcançado nos últimos seis dias do mandato do governo Biden ou após a posse do governo Trump, ele acredita que “seguirá de perto os termos do acordo que o presidente Biden apresentou em maio passado”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O cessar-fogo é o primeiro passo, justamente quando a crise humanitária chega a seu ápice, devido ao inverno e às forte chuvas, que estão fazendo com que os refugiados morram de frio, especialmente as crianças e os idosos. É muito triste constatar que, em pleno Terceiro Milênio, com o enriquecedor avanço tecnológico da humanidade, continuemos a viver em meio à barbárie e à falta de solidariedade, com a riqueza total insistindo em conviver com a miséria absoluta. É desanimador. (C.N.)