Publicado em 14 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet
Daniel Gullino
O Globo
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o convite para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, é o próprio e-mail que foi apresentado.
Na semana passada, os advogados de Bolsonaro, que está com passaporte apreendido, pediram autorização para ele viajar para a posse de Trump, que será realizada no próximo dia 20, e apresentaram um e-mail enviado pela organização do evento.
MORAES BLOQUEIA – No sábado, contudo, Moraes afirmou que a solicitação não tinha os “documentos necessários”, já que a mensagem tinha sido enviada por um “endereço não identificado” e “sem qualquer horário ou programação do evento a ser realizado”.
Em manifestação protocolada nesta segunda-feira, a defesa de Bolsonaro alega que o endereço de e-mail consta no site oficial da organização da posse de Trump.
“Por considerar que o e-mail info@t47inaugural.com e o domínio “t47inaugural.com” são de fato utilizados pelo Trump Vance Inaugural Committee, Inc. é que consta no website oficial do comitê em ao menos 04 (quatro) oportunidades”, diz o texto.
EXIGÊNCIA CUMPRIDA – Os advogados afirmam que o convite é “o próprio e-mail datado de 08/01/2025 e enviado por info@t47inaugural.com ao Deputado Eduardo Bolsonaro”.
Portanto, dizem que por isso consideram que a exigência do ministro Alexandre de Moraes foi cumprida com a apresentação da mensagem, junto com sua tradução juramentada.
No sábado, Moraes também solicitou o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), após a complementação do pedido de Bolsonaro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro já fugiu do país duas vezes e depois voltou. Primeiro, viajou no avião da Presidência para os Estados Unidos às vésperas da posse de Lula, temendo ser preso por causa da venda do relógio. Depois, fugiu de novo, passando três noites na embaixada da Hungria. Agora, que já está condenado pelo TSE e respondendo a outras ações e a outros inquéritos, quem pode garantir que permanecerá no país? Sua renda pessoal de aplicações financeiras está atingindo R$ 1 milhão por mês. Ou seja, pode viver como um nababo nos Estados Unidos, ao lado do amigo Trump, ou numa cela de 15 metros quadrados, igual à de Lula, aqui no Brasil. (C.N.)