Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, setembro 16, 2024

Governador Mitidieri é visto como um péssimo estrategista político

 em 16 set, 2024 8:19

Adiberto de Souza

Muitos governistas já elegeram Fábio Mitidieri (PSD) como o principal culpado pela possível derrota do candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto (PDT). Os descontentes acham que faltou liderança ao governador para manter a unidade em torno de um único prefeiturável. Ao engolir goela abaixo o lançamento de três candidaturas aliadas, Mitidieri permitiu a divisão do grupo, beneficiando sobremodo a oposição. Por conta dessa fraqueza política do governador, a candidata Emília Corrêa (PL) transita leve e solta na liderança da disputa, enquanto Yandra de André (União), Luiz Roberto e Danielle Garcia (MDB) se engalfinham para ver qual dos três enfrentará a oposicionista no 2º turno. Percebendo tardiamente o racha político entre os liderados, o gestor pedessista já não esconde o temor pelas consequências que a derrota do grupo trará ao seu projeto de reeleição. Tanto isso é verdade que Mitidieri vem pedindo maturidade política aos ainda aliados para separar a eleição municipal da estadual. Ora, até parece que o líder maior do PSD não sabe que os governistas se dividiram em Aracaju justamente por conta da disputa de 2026. Aliás, os agora contrariados com a falta de estratégia do inquilino do Palácio poderão manda-lo pra casa daqui a dois anos, como forma de puni-lo por sua bola fora no jogo político de Aracaju. Marminino!

Menos uma candidatura

O Tribunal Superior Eleitoral considerou inaptos para a disputa os candidatos a prefeito e vice de Aracaju, respectivamente, Felipe Vilanova e Artur Lopes Santana, ambos do Partido da Causa Operária. Procurado pela coluna, o ex-postulante a vice informou ter sido ele quem desistiu da empreitada “por motivo pessoal”. Já Felipe ainda não respondeu por qual motivo a candidatura dele foi considerada inapta. O site do TSE revela que a medida foi tomada por ausência de condição de elegibilidade; desatendimento a requisito formal (Lei 9.504/97) e indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários do PCO. Cruz, credo!

De mulher pra mulher

A candidata a prefeita de Aracaju, Yandra de André (União), desrespeitou todas as eleitoras que apoiam o prefeiturável Luiz Roberto (PDT). Num discurso inflamado, a fidalga disse que as mulheres que estão com o pedetista apoiado pelo “prefeito zabumbeiro não merecem respeito”. Foi o bastante para o marketing de Luiz publicar declarações de várias governistas alertando Yandra que elas merecem respeito. Entre as contrariadas está a deputada federal Katarina Feitoza (PSD). A continuar nessa escalada, até o fim da campanha vamos ter empurra-empurra entre os governistas. Creindeuspai!

Bota fora na Deso

Veja o que o coleguinha Gilvan Manoel publicou no Jornal do Dia sobre o anunciado PDV na Companhia de Saneamento de Sergipe: “O PDV da Deso quer aposentar ao menos 300 funcionários e afastar outros 500. Com mais de dois anos de governo, Fábio Mitidieri está apenas iniciando o desmonte da máquina estatal. A empresa Desenvolve-SE foi criada exatamente para entregar o patrimônio do povo sergipano à iniciativa privada”, alerta. E Gilvan lembra, ainda, que o ex-governador Albano Franco também promoveu um PDV após a privatização da Energipe para facilitar a entrada dos novos acionistas. Desconjuro!

Morte de candidato

O candidato a vereador Bosco Sá morreu no último sábado, após dias internado por conta de uma infecção pulmonar. Corretor de imóveis por profissão, ele era natural de Porto da Folha, mas residia em Aracaju há muitos anos. Bosco concorreu a uma série de eleições proporcionais e, mesmo não sendo bem votado, jamais desistiu de participar das disputas eleitorais  tanto para a Câmara Municipal de Aracaju, quando para a Assembleia e a Câmara Federal. Descanse em paz!

INFONET

Em destaque

TCE-BA concluiu julgamentos de 2.051 processos e cumpre 100% das metas de julgamentos fixadas para 2024

  Foto: Divulgação Durante 2024, o TCE-BA concluiu os julgamentos de 2.051 processos, com 78 sessões realizadas pelo plenário, 37 pela Prime...

Mais visitadas