Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, setembro 03, 2024

Com fornecimento de armas, Guarda Municipal de Salvador tem 3º menor contingente em proporção a população; veja raio-x


Por Mauricio Leiro / Leonardo Almeida

Com fornecimento de armas, Guarda Municipal de Salvador tem 3º menor contingente em proporção a população; veja raio-x
Foto: Betto Jr / SECOM / PMS

Salvador é a capital brasileira com o 3º menor contingente de agentes da Guarda Civil por habitantes, de acordo com levantamento realizado pela Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência pública. A capital baiana possui 57,6 guardas a cada 100 mil habitantes e, além disso, é uma das poucas que possuem armamento de fogo. No estudo, a proporção de efetivo da guarda com a população da capital baiana aparece atrás de Manaus (AM), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

 

De acordo com dados disponibilizados pela Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) ao Bahia Notícias, atualmente o número de agentes da organização é de um pouco mais de 1.380. À reportagem, a prefeitura ressaltou que realizou investimentos na segurança e garantiu que fará um novo concurso público para aumentar o efetivo da GCM.

 

“A Prefeitura de Salvador informa que, ao longo dos últimos anos, promoveu uma série de investimentos para aumentar o efetivo e garantir melhores condições de trabalho para a Guarda Civil Municipal. Ao longo do tempo, alguns agentes foram aprovados em outros concursos, o que levou à saída de alguns da instituição”, afirmou a prefeitura.

 

“A atual gestão também promoveu a implementação do Plano de Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal, em 2022. O plano reestrutura a carreira com garantia de ascensão, reserva de vagas para mulheres, prevê a criação de classes, entre outros pontos. A prefeitura ressalta que, com a implantação do plano, um novo concurso público para a Guarda Civil Municipal será realizado”, completou.

 

Outro detalhe que o estudo revelou é que a capital baiana também é uma das poucas que possui a GCM com auxílio de armas de fogo. Ao todo, apenas 9 capitais possuem armamento dentro da guarda. 

 

Os autores do levantamento contactaram a prefeitura para colher mais detalhes sobre a quantidade de armas dentro da GCM. Contudo, o Executivo municipal afirmou que revelar a proporção ou quantidade do equipamento poderia oferecer risco aos guardas.

 

“Revelar o número exato de armas e servidores armados pode fornecer informações valiosas a indivíduos ou grupos com intenções maliciosas, permitindo que planejem e executem ataques direcionados à GCM. revelar o número exato de armas e servidores armados pode fornecer informações valiosas a indivíduos ou grupos com intenções maliciosas, permitindo que planejem e executem ataques direcionados à GCM”, disse a prefeitura de Salvador.

 

PROPORÇÃO DAS OUTRAS CAPITAIS

A Fiquem Sabendo fez pedidos de acesso à informação às 26 capitais, mas apenas 20 responderam com dados suficientes para a publicação da pesquisa. Vale destacar que a capital do Acre (Rio Branco) e de Rondônia (Porto Velho) não possuem um órgão da Guarda Municipal.

 

As capitais com a maior proporção de guardas são Campo Grande (MS), Vitória (ES) e Recife (PE). Confira a classificação:

 

 

GUARDAS ARMADAS
De 2013 para cá, conforme os dados obtidos pelo levantamento, nove guardas municipais de capitais passaram a ter acesso a armas de fogo, elevando para 17 o total de órgãos municipais que disponibilizam armamento aos seus agentes. 

 

São elas: 

  1. Belo Horizonte (MG) 
  2. Boa Vista (RR)
  3. Campo Grande (MS)
  4. Fortaleza (CE)
  5. Goiânia (GO)
  6. João Pessoa (PB)
  7. Maceió (AL)
  8. Manaus (AM)
  9. Salvador (BA).

 

O armamento da Guarda Civil da capital baiana se iniciou em janeiro de 2014, na gestão do ex-prefeito ACM Neto (União). Na época, foi introduzida as armas de fogo apenas para 70 guardas, mas o planejamento era armar 1.292 oficiais até 2015

 

Duas prefeituras informaram que suas guardas municipais não possuem armas, Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Já a prefeitura de Belém (PA) não confirmou o efetivo de guardas ou se emprega arma de fogo no patrulhamento.

Em destaque

Seca na Amazônia é um “sinal evidente” de mudança climática, adverte a ONU

Publicado em 19 de setembro de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Guterres, secretario da ONU, não está nada satis...

Mais visitadas