A situação política em Jeremoabo tem gerado preocupação devido aos possíveis abusos cometidos durante o processo eleitoral. O uso indevido de recursos públicos e a prática de abusos representam uma ameaça à democracia local e à lisura do pleito. É fundamental analisar de forma crítica e aprofundada essas questões para garantir a legitimidade das eleições municipais e a proteção dos direitos dos cidadãos.
Os eventos recentes envolvendo pré-candidatos e o atual prefeito de Jeremoabo apontam para a existência de práticas condenáveis que ferem a legislação eleitoral. O abuso de poder político e econômico, aliado à propaganda eleitoral antecipada, demonstram a urgência de se discutir e combater tais comportamentos. O uso do Instagram oficial da Prefeitura para promoção pessoal e eleitoral revela uma clara violação da ética e da legalidade, exigindo medidas enérgicas por parte da justiça eleitoral para impedir que tais atos prejudiquem a integridade do processo democrático em Jeremoabo.
Caso os pré-candidatos a prefeito e presidentes de partidos políticos de Jeremoabo não tomem as providências cabíveis perante a justiça eleitoral, o prefeito Deri do Paloma elegerá seu sobrinho Mateus no grito, às custas do dinheiro público. Estamos diante de um cenário de abuso de poder político, abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada ou extemporânea, tudo isso utilizando o Instagram oficial da Prefeitura, mantido com recursos públicos. Esse comportamento representa um desrespeito à legislação eleitoral e, pior ainda, um desrespeito à Justiça Eleitoral de Jeremoabo. Trata-se de um crime eleitoral, que além de multa, pode resultar em inelegibilidade.