Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, abril 23, 2024

Ser humano vive esquecendo que a morte é algo inescapável. Parte III

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E continuando os devaneios do blog com reflexões sobre filosofia, vida e morte. Hoje é preciso analisar a vida atual onde a maioria vive muitas vezes uma realidade virtual que muitas vezes não reflete o verdadeiro “viver”.  A aparência e a necessidade de aparecer estão acima da importância de valorizar o próximo no sentido mais amplo da palavra.

Alguns exercitam o “pecado da ignorância”, como escreveu São Tomás de Aquino no sentido da culpa, implicando na omissão indesculpável e desinteresse por valores.

É como escreveu o filósofo brasileiro Eduardo Prado de Mendonça “na vida humana, ou vivemos de acordo com o que pensamos, ou acabamos pensando de acordo com o nosso modo de viver”. Uma frase atualíssima para os dias onde a realidade virtual está acima da realidade concreta.

Boa parte da humanidade hoje é negligente com a omissão na falta de ações, tanto no campo global, como na sua comunidade. Este equivoco é provocado, sobretudo, pelo mundo virtual das aparências, que deixa a realidade fora do contexto principal.

Confirma a tese de Eduardo Prado que o modo de viver se sobrepõe muitas vezes ao que o cidadão pensa. O despojamento é algo para poucos não no sentido apenas material, mas no sentido de se livrar da omissão e da negligência para encarnar a verdade e a humildade no relacionamento com o próximo.

 

Reflexões O artigo acima é a continuidade de uma série de textos publicado sobre o tema iniciada em 31 de janeiro com o artigo “Da filosofia, da dica e da procura da verdadeira satisfação” e continuada com uma reflexão para o feriadão de Carnaval no último dia 9 de fevereiro “viver, ou ter coragem de morrer; a vida”. Depois “Ser humano vive esquecendo que a morte é algo inescapável. Parte I”, Parte II e este de hoje.

 

“Imóvel da Gente” em SE: democratização dos terrenos e prédios da União E o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, , e do  secretário do Patrimônio da União, Lúcio Geraldo de Andrade,  lançaram ontem, 22, em Aracaju o programa de Descentralização de Imóveis da União, chamado de “Imóvel da Gente”.

 10 ações Segundo Márcio, o programa do governo federal foi criado por determinação do presidente Lula para democratizar o uso de terrenos e prédios da União que já estão ocupados mas sem regularização ou para permitir que imóveis federais fechados sejam destinados a uso social. O lançamento foi na Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe (SPU-SE). Foram assinadas 10 ações em parceria entre a União, o governo do estado de Sergipe e a prefeitura de Aracaju.

Ocupação Pantanal: 500 famílias beneficiadas “Uma delas abre o caminho para a titulação de residências para mais de 500 famílias da Ocupação Pantanal. É o que essas famílias esperam há 30 anos. As políticas públicas que serão desenvolvidas nesses espaços refletem o compromisso do governo do presidente Lula com o social”, registrou Márcio Macêdo nas redes sociais.

União Já o governador Fábio Mitidieri destacou a importância da parceria. “Aqui, a gente faz uma doação mútua. Terrenos do Estado, que já estão sendo usados pela União, são agora doados de fato. Em paralelo, terrenos da União também são doados ao Estado para que a gente possa fazer investimentos e obras de infraestrutura. Que a gente possa, com isso, trazer mais um benefício à sociedade. São ações como essas, conjuntas, que fazem com que possamos avançar nas políticas públicas”, ressaltou.

 

 








Começa hoje, 23, Exposição Brasileira da Raça Santa Inês em Lagarto. Número recorde no país de animais inscritos nesta raça de ovinos  522 animais inscritos, 39 expositores e 33 conjuntos progênies. Estes são números recordes de uma exposição da Raça  de ovinos Santa Inês no Brasil. Tudo isso para orgulho de Sergipe na Exposição Brasileira da Raça Santa Inês que começa hoje,22, em Lagarto e vai até o próximo domingo, 28,  no Parque de Exposição Gentil Barbosa em Lagarto, será palco da Exposição Brasileira da Raça Santa Inês.

MPC, TCE e Defensoria Pública realizam vistoria no Centro Pop O procurador-geral Eduardo Côrtes, do Ministério Público de Contas (MPC), junto com a equipe técnica do Tribunal de Contas (TCE) e Defensoria Pública do Estado de Sergipe, realizou uma vistoria no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), em Aracaju. A ação aconteceu ontem, 22, e teve como objetivo averiguar a estrutura disponibilizada para atender o público que sofre com a vulnerabilidade social.

Insegurança alimentar No local, a equipe acompanhou as explicações da coordenação do Centro Pop sobre o funcionamento e ouviu o relato dos usuários, que apontaram situação de insegurança alimentar, falta de material para higiene pessoal, deficiência nas vagas em abrigo e precariedade no atendimento na área da saúde – especialmente com relação a saúde mental.

Fortalecimento do atendimento Diante dos registros e do que foi visto, o procurador-geral do MPC adiantou que uma próxima ação deverá ser articulada com os órgãos públicos com o intuito de fortalecer o atendimento no Centro Pop. Vale ressaltar que a situação do Centro Pop vem sendo acompanhada pelo MPC desde o início deste mês após denúncias sobre o funcionamento.

Vistoria Além do procurador-geral do MPC, estiveram presentes na vistoria: a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Roeseane Alves; Cledina Gois Teixeira, coordenadora de Auditoria Operacional; Cássio Dantas, coordenador de Engenharia; o defensor público Sérgio Barreto Morais; Marcos Correa, da Pastoral Povo da Rua da Arquidiocese de Aracaju; Rosivânia Ramos, assistente social da Associação Bom Pastor; Caroline Santos, vice-presidente da CUT.

Advogada sergipana está na lista tríplice para cargo no TST Infonet: A advogada sergipana, Roseline Rabelo de Jesus Morais, faz parte da lista tríplice para o preenchimento da vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que está aberta após a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, em 2022. Também fazem parte da lista os advogados Adriano Costa Avelino e Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.

Quinto Constitucional De acordo com o TST, conforme previsto na Constituição Federal, um quinto das vagas do Tribunal é destinado a integrantes de carreiras da advocacia e do Ministério Público do Trabalho. No caso das vagas destinadas à advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) encaminha uma lista sêxtupla ao TST, que é reduzida para três nomes.Com a escolha das autoridades, a lista é encaminhada à Presidência da República para a indicação de um dos nomes pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 Nitinho destina R$ 1,6 mi para serviço de calçamento  Graças à liberação de R$ 1,6 milhão, por indicação do deputado federal Nitinho Vitale (PSD), centenas de famílias trabalhadoras do setor de agropecuária de Sergipe serão beneficiadas com serviços de calçamento. “É mais uma conquista do mandato federal para a população de Sergipe”, comemorou o parlamentar.

 Emenda destinada à Seagri já foi liberada O anúncio foi feito pelo deputado, em visita ao gabinete do secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva. Nitinho explica que tem corrido contra o tempo para, no exercício do mandato federal, conquistar o maior volume de benefícios para o Estado. “É um mandato curto, preciso buscar o maior volume de recursos possíveis para atender às demandas da população”, justificou.

 Reeleição de vereador Ele revela que, apesar de estar licenciado para exercer mandato na Câmara dos Deputados, é titular de mandato na Câmara Municipal de Aracaju e será candidato à reeleição no próximo dia 06 de outubro.

Ricardo Marques vai levar jovens da escola pública para serem vereadores por um dia na Câmara de Aracaju, na próxima sexta-feira, 26 O vereador Ricardo Marques (Cidadania) lançou de forma inédita em 2023 o ‘Projeto Jovem Vereador’ e vai realizar a segunda edição durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju a partir das 14h desta sexta-feira, 26 de abril, com estudantes da rede pública de Aracaju, Poço Verde e Lagarto com o objetivo de incentivar a participação dos jovens na política.

Aprendizado “A primeira edição foi muito proveitosa e a segunda também vai ser um dia de muito aprendizado. Mais uma vez, vamos fazer a simulação de uma Sessão Ordinária e eles vão poder exercer um mandato de vereador fictício por um dia. Terão direito a discursos, irão votar e discutir projetos de leis, requerimentos e moções. Vamos exercitar a cidadania e incentivar o protagonismo da juventude”, explica. Vão participar estudantes do Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza (Aracaju), Centro de Excelência Epifanio Doria (Poço Verde) e Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Lagarto).

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De um cidadão indignado: “O modo Edvaldo Nogueira de administrar Aracaju”. Avenida Gonçalo Rolemberg.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  

Em destaque

Divulgada a programação do Forró Caju 2024; confira as atrações

  em  3 maio, 2024 10:01 Festa ocorre de 23 a 29 de junho (Foto: Michel de Oliveira) O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reuniu a impre...

Mais visitadas