Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, abril 18, 2024

Ser humano vive esquecendo que a morte é algo inescapável. Parte II

  em 18 abr, 2024 3:22

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O blog continua hoje a reflexão sobre a morte e a irracionalidade da maioria da humanidade que pensa que é imortal esquecendo que a vida é efêmera e dela não se leva bens materiais, mas sim o que foi forjado na relação com o próximo sem egoísmo e orgulho, mas com desprendimento, fraternidade e solidariedade.

No mundo onde quem dita as normas para uma sociedade consumista é a ambição, a hipocrisia, a vaidade, a arrogância e o individualismo é cada vez mais difícil encontrar pessoas com sentimentos como humildade e caridade para o próximo.

Eduardo Prado de Mendonça, filósofo brasileiro, em seu livro “O Mundo Precisa de Filosofia”, lembrou que o homem moderno – imagine, num livro lançado em 1978 – de tanto se servir da máquina, passou a refletir o humano pelo mecânico. “Vivemos presos ao imediato. À Medida em que o homem mais desconhece a razão de ser de sua vida, tanto mais ele se agarra às pequeninas coisas do cotidiano. Tanto menos ele conhece o sentido de sua vida, e mais é tomado de uma angústia e paixão, que deixam a impressão de uma pressa de chegar sem que ele saiba aonde. E quanto menos ele se conhece a si mesmo tanto mais se empenha em transformar o mundo. Revolver não é revolucionar, envolver não é evoluir, nem processamento é necessariamente progredir”, escreveu Eduardo Prado.

“Na perspectiva do mais, esqueceu do melhor”. E finaliza lembrando do “Fausto” de Goethe, movido pela ambição de possuir todos os bens do mundo e entregou a sua alma ao diabo.

E o que acontece com a maioria do ser humano hoje: vendeu literalmente sua alma ao diabo a partir da ambição e da vaidade. São dominados literalmente pelo diabo. E quando estão à beira da morte lembram que esqueceram de viver mais praticando o bem, a fraternidade e da humildade necessária para aos olhos de Deus.

 

Dos devaneios reflexivos do blog O artigo acima é a continuidade do texto da do dia 12 de Abril, com o título: “Ser humano vive esquecendo que a morte é algo inescapável. Parte I”, que faz parte de uma “série” iniciada em 31 de janeiro com o artigo “Da filosofia, da dica e da procura da verdadeira satisfação” e continuada com uma reflexão para o feriadão de Carnaval no último dia 9 de fevereiro “viver, ou ter coragem de morrer; a vida”.

Os ilusionistas e as obras eleitoreiras. Aracaju e Socorro são exemplos Com mandatos de 4 anos, a maioria dos prefeitos deixam a população sofrendo horrores e enfrentado os efeitos dos péssimos serviços e atendimentos prestados por gestores relapsos, que para conquistarem a reeleição ou a eleição do sucessor, anunciam grande volume de obras e ações, para execução nos seis meses que antecedem o pleito eleitoral.

Aracaju e os problemas eternos Em Aracaju, a população precisa ficar atenta a esse tipo de enganação, um pequeno período de chuvas está revelando que apesar de possuir orçamento bilionário, os aracajuanos continuam enfrentando problemas eternos que vai do sucateamento do transporte público, à falta de medicamentos nos postos de saúde e irregularidades diversas na pavimentação asfáltica, passando pelo engavetamento do “Plano Diretor”.

Socorro e o descaso da gestão nos últimos anos Em Nossa Senhora do Socorro, depois que a população enfrentou ao longo dos últimos 5 anos todo o descaso da gestão do prefeito Padre Inaldo, ele surge ao apagar das luzes, anunciando que aplicará 300 milhões de reais em obras, que provavelmente serão realizadas a toque de caixa e repique de sino. São obras com viés eleitoreiro, o que por vezes acaba comprometendo a qualidade do serviço executado.

Socorro e o descaso da gestão nos últimos anos II E para a população do Núcleo Habitacional Guajará, comunidade que foi jogada ao esquecimento, ele anuncia que irá investir milhões em asfalto, quando para evitar os núcleos habitacionais se transformem em fornos, gestores capacitados estão optando pela pavimentação à paralelepípedo, que quando bem aplicada (aplicada por empresas capacitadas), melhora a qualidade das vias e aumenta a qualidade de vida. Colocar asfalto no Guajará, assemelha-se a um crime ambiental. É preciso que os gestores comecem a promover ações sustentáveis.

 

 

 

 

 

 

 

Animais na pista e escuridão na Rodovia Inácio Barbosa E repercutiu muito o artigo de ontem, 17, mostrando o descaso do DER-SE e da BPRv com os animais que diariamente estão soltos na rodovia Inácio Barbosa, antiga Sarney, na Orla Sul de Aracaju. Os dirigentes terão uma surpresa em breve. Ontem, 17, um leitor enviou a foto acima comprovando que o trecho do Condomínio Morada da Praia até o bar Hibiscus, está completamente às escuras. “Espero que as autoridades não sejam omissas e que se sensibilizem com o pleito de nós moradores da região tanto no tocante aos animais quanto à iluminação pública”, escreveu o leitor/morador que enviou a foto acima. Os leitores continuem enviando fotos e vídeos sobre este grave problema para o e-mail: claudionunes@infonet.com.br O blog só vai parar quando os problemas dos animais na pista e de iluminação forem sanados.

Nitinho quer aposentadoria especial para radialistas Os radialistas expostos ao uso permanente de monitores e à radiofrequência, em função da atividade profissional, devem ter direito à aposentadoria especial. É o que defende o deputado federal Nitinho Vitale ( PSD/SE). “Fomos procurados e assumimos este compromisso com a categoria”, confirmou o deputado.Nitinho é signatário do Projeto de Lei nº 323/2013, que confere o benefício especial de aposentadoria, após 25 anos de contribuição, reconhecendo o direito à insalubridade e/ou à periculosidade para o radialista que exerceu a função, em exposição, por 5 anos ininterruptos ou por 10 anos alternados.

Diagnósticos de cânceres “Nós solicitamos, durante audiência, para que ele (Nitinho) seja o nosso representante na defesa deste benefício para os companheiros radialistas e jornalistas no Brasil. Vários companheiros têm morrido com diagnóstico de cânceres. “, justificou Fernando Cabral, coordenador nacional da Federação dos Radialistas – Fitert, ao ser recebido pelo parlamentar no gabinete, em Brasília. Além dele, estiveram presentes: Alex Carvalho, presidente do Sindicato dos Radialistas de Sergipe e secretário de Política Institucional da Fitert; e José Antônio de Jesus da Silva, secretário de Política Internacional da Federação dos Radialistas.

Antecipado Os servidores estaduais vão receber o salário referente ao mês de abril, mais uma vez, de maneira antecipada. O crédito dos vencimentos começa a ser feito na quarta-feira, 24, para os aposentados e pensionistas. No dia 25 será a vez dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e suas fundações e dos servidores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) receberem o pagamento. Já na sexta-feira, 26, recebem os servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações. É importante lembrar que os servidores que fazem aniversário em abril também receberão a primeira parcela do 13º salário.

Muita chuva Até a próxima quarta-feira, 24, Sergipe está sob alerta de chuvas intensas em todas as regiões. A informação foi confirmada ontem pelos centros de meteorologia dos estados do Nordeste, que emitiram uma nota conjunta. Desde o início da semana, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) tem monitorado as condições meteorológicas e emitindo boletins a fim de atualizar a previsão do tempo para cada região do estado.

Escola Antirracista As inscrições das instituições de ensino da rede pública estadual para a concessão do Selo Escola Antirracista Professora Maria Beatriz Nascimento estão abertas. A Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (Seduc) informou que, para a realização do processo seletivo, foram estabelecidos critérios constantes do edital, com etapas que devem ser concluídas pela unidade escolar. As inscrições estarão disponíveis até o dia 31 de maio de 2024 e podem ser feitas pelos gestores, coordenadores e secretários das unidades escolares.

Breno Garibalde: “Não existe política pública para pessoas em situação de rua em Aracaju” O vereador Breno Garibalde, aproveitou sua fala na tribuna da Câmara de Vereadores ontem, 17, para tratar sobre a situação degradante em que se encontra o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop. “Primeiro que eu cheguei lá às 8h e a porta estava fechada, com as pessoas tendo que entrar pelos fundos. Constatei banheiros sem portas, fiações expostas e pessoas se alimentando sentadas no chão. E detalhe: o Centro foi reformado há três meses”, declara Breno.

Servidores sobrecarregados O parlamentar também falou sobre a situação dos funcionários, que estão sobrecarregados e não recebem capacitação para lidar com o público que tem diversas peculiaridades. “Como eles vão acolher se não estão sendo acolhidos? Como vão ofertar um trabalho digno, sem estrutura adequada? Eu saí muito triste dali. O Centro é para ser um local de acolhimento para pessoas que já estão em situações muito difíceis, é pra ter suporte psicológico e estrutura digna”, pontua.

Integração Durante seu pronunciamento, o vereador também cobrou integração entre os diversos setores da Assistência Social e demais pastas. “Faço um apelo para a Secretaria para que reveja a situação do local e possa dar dignidade de fato a essas pessoas. Mas o debate tem que ir além disso, a questão é muito mais profunda e precisamos de políticas públicas efetivas para as pessoas em situação de rua. O CRAS, a Secretaria de Saúde e a Fundat, também precisam se integrar com o Centro Pop, não basta só dar uma marmita e um pedaço de sabão”, finaliza o vereador pedindo soluções urgentes.

Professor Bittencourt (PDT) concede título de Cidadania Aracajuana ao artista Dalvan Dexter, hoje, 18 O vereador Professor Bittencourt (PDT), concede o título de Cidadania Aracajuana ao artista Dalvan de Jesus Alves do Nascimento, conhecido como “Dexter”, nesta quinta-feira, 18, às 16h, na Câmara Municipal de Aracaju. O alagoano, Dalvan Dexter, é um artista de rua, de alma sergipana, que criou raízes na periferia. Ele é grafiteiro, tatuador e fundador do coletivo Família Laboratório de Arte.

Eventos nacionais O artista já foi selecionado para eventos nacionais e premiado com a medalha ao mérito cultural Joaquim Barbosa, pela prefeitura de Aracaju, e com a Comenda  de Contribuição ao Hip-Hop como instrumento de cultura, educação e cidadania por meio da Prefeitura do Município de Indiaroba. Em sua justificativa, o vereador Professor Bittencourt destacou a importância do homenageado no âmbito da cultura e da arte.

 Projeto nas ruas do Santa Maria “Durante o  6º Festival Internacional de Graffiti ‘Agora é Avera’, ele faz um chamamento nacional, e até internacional, e vem grafiteiros do Brasil e do mundo, de diversas partes do mundo, e colorem com a sua arte, com seu talento, com sua capacidade criativa e com beleza, as ruas do Santa Maria. Realizam também oficinas entre as crianças da comunidade. Portanto, se ele fosse apenas responsável por esse projeto, já seria algo muito relevante e merecedor do seu destaque, mas, além disso, ainda tem o fato de ser um grande artista, nacionalmente reconhecido”, argumentou.

Projeto Inclusão Digital para Todos inaugura parceria entre Estácio Sergipe e Secretaria Municipal do Trabalho de Socorro Uma parceria inovadora entre o Centro Universitário Estácio de Sergipe e a Secretaria Municipal do Trabalho de Nossa Senhora do Socorro (SEMTRAB) promete impactar o acesso à tecnologia na região. O Projeto Inclusão Digital para Todos, lançado na última semana, tem como objetivo proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para aqueles que nunca tiveram acesso à tecnologia.

Temas O curso abrangerá uma variedade de temas essenciais, incluindo Pensamento Computacional, Informática Básica com Excel e Canvas, e Manutenção de Computadores. “Essa iniciativa representa uma oportunidade imperdível para mergulhar no universo tecnológico e adquirir novos conhecimentos”, explica Elisrenan Barbosa, coordenador dos cursos de Tecnologia da Estácio Sergipe.

Inclusão digital Além do compromisso em proporcionar acesso à tecnologia, o projeto também visa promover a inclusão social, alinhando-se com as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), tais como a Redução das Desigualdades, o estímulo à Indústria, Inovação e Infraestrutura, e a busca por Educação de Qualidade.

Inscrições As inscrições para o projeto já estão abertas e vão até o dia 19 de abril (sexta-feira). Os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal do Trabalho, localizada na Avenida J, 486, Conjunto João Alves Filho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e procurar pelo Setor de Capacitação e Qualificação. O curso acontecerá ao longo de quatro sábados consecutivos, iniciando em 27 de abril e encerrando em 18 de maio. Serão disponibilizadas 30 vagas, com aulas realizadas na própria SEMTRAB. Os participantes podem escolher entre os horários da Turma A, das 13h às 15h, ou da Turma B, das 15h às 17h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exposição Brasileira da Raça Santo Inês. De 23 a 28 de abril o município de Lagarto, no Parque de Exposição Gentil Barbosa, será palco da Exposição Brasileira da Raça Santo Inês. As inscrições vão até o dia 22 de abril Veja aqui na Circular Brasileira toda programação e como participar:CIRCULAR BRASIILEIRA 2024

ESPECIAL

E o blog presta solidariedade a toda família de Milton Coelho falecido ontem, aos 82 anos. Milton Coelho foi preso político e torturado pela ditadura militar. Ultimamente ele não enviava mas os e-mails com suas memórias e fatos. Ele teve a oportunidade de conhecer José Nunes, Hélio Nunes e Célio Nunes, todos familiares do titular deste espaço e sempre relembrava alguns episódios. Um grande Homem. Que Deus conforte toda a família.

O blog publica abaixo uma matéria do jornalista Adiberto de Souza, publicado ontem no portal Destaque Notícias:

Pneumonia mata o ex-preso político Milton Coelho

Após passar uma semana internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Primavera, em Aracaju, morreu, nesta quarta-feira (17), o ex-militante de esquerda e ex-preso político Milton Coelho, 82 anos. Ele foi internado com pneumonia. O velório acontecerá no Velatório Osaf, centro de Aracaju. O corpo do militante político será cremado. Torturado nas dependências do quartel do 28º Batalhão de Caçadores, Milton Coelho ficou cego.

Nascido em 1942, em Salvador, Milton migrou com a família para Aracaju na década de 1950. Ele era petroleiro e esteve na luta contra a ditadura militar, instalada no país em 1964. Era um árduo defensor da democracia. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Dez anos após iniciar as suas atividades como petroleiro e com posição estratégica no PCB, Milton Coelho foi alvo de um dos episódios mais violentos da história brasileira: a Operação Cajueiro, ação da Ditadura civil-empresarial-militar, deflagrada em Sergipe no mês de fevereiro de 1976 e que prendeu e torturou dezenas de sergipanos.

Marcas das algemas

Pancadas na cabeça, choques nas partes mais sensíveis do corpo, tentativas de afogamento e golpes nas alturas dos rins eram algumas das táticas de torturas a que dezenas de sergipanos foram submetidos. Todos eram também obrigados a usar um capuz que pressionava fortemente os olhos com borracha. Por conta dessas torturas, Milton Coelho perdeu a visão dos dois olhos.

“Até hoje tenho a marca das algemas de ferro nos pulsos, a mão inchou. Saí dali sem visão, passei um mês num hospital de Salvador, depois fui encaminhado para Belo Horizonte onde fiz tratamento, cirurgias. Em 1º de novembro de 1977 fui aposentado por invalidez”, declarou Milton, em depoimento à Comissão Estadual da Verdade.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

INFONET


 

Em destaque

"O Grito Silenciado de Jeremoabo: Por que o Direito ao Sossego Importa?"

  A culpa não é do padre, mas da falta de autoridade. Esse meu singelo comentário destaca uma situação preocupante em Jeremoabo, onde a f...

Mais visitadas