Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, abril 12, 2024

Ser humano vive esquecendo que a morte é algo inescapável. Parte I

 em 12 abr, 2024 3:07

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
         “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

“O mais terrível dos males, a morte, não é nada para nós, pois enquanto nós existimos, a morte não está presente, e quando a morte está presente, então nós não existimos”. Epicuro.

Epicuro, um dos maiores filósofos gregos, deixou muitas reflexões filosóficas, principalmente sobre a morte, já que não acreditava na imortalidade. A vida, dizia ele, era uma tragédia. “Não somos filhos de Deus, vivemos e morremos por acaso e depois da morte não há outra vida”, escreveu.

Epicuro viveu nos anos antes de Cristo e, passados tantos séculos, boa parte do ser humano, sobretudo aquela gananciosa e sedenta de poder, ainda não aceita a morte, apesar de ser a única certeza real na vida.

Como bem escreveu o filósofo brasileiro já falecido, Eduardo Prado de Mendonça, “nós estamos por demais viciados em critérios, através dos quais realizamos os nossos juízos de valor.”

E boa parte tem a noção do útil como um critério por excelência da vida humana e ponto final.

Os “cultos” de ter, querer e poder, são as principais bases da vida da maioria dos seres humanos. E muitos, quando dão conta da presença da morte é tarde demais para exercer a plenitude de viver com os familiares e, sobretudo, da caridade para o próximo.

 

Dos devaneios reflexivos do blog Quem leu o artigo acima pode esperar mais alguns no decorrer das próximas semanas. Aliás, esta “série” foi iniciada em 31 de janeiro com o artigo “Da filosofia, da dica e da procura da verdadeira satisfação” e continuada com uma reflexão para o feriadão de Carnaval no último dia 9 de fevereiro “viver, ou ter coragem de morrer; a vida”.

Renda e pessoas pagantes Um torcedor atento que foi na última quarta-feira à noite ao primeiro jogo da final do Campeonato Sergipano entre o Confiança e o Sergipe, não ouviu, nem viu a divulgação da renda nem do público pagante. Estranho né? E na frente do estádio cheio de cambistas vendendo ingressos. Aliás, os clubes precisam divulgar também a ajuda que receberam do governo do estado, através do Banese. Transparência já!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju: diversos postes de iluminação das avenidas Paulo Barreto e Melicio Machado correm risco de cair Devido a ação do tempo, dezenas de postes de iluminação instalados nas avenidas Governador Paulo Barreto (Beira Mar) e Melício Machado (Zona Sul/Expansão), correm o risco de cair a qualquer momento, colocando em perigo a vida dos que transitam de carro ou a pé. Os postes estão com praticamente toda sua estrutura de ferro exposta e tomada pela ferrugem. Os que estão em piores condições ficam na Melício Machado, onde mais de 20 correm risco de cair. Na Paulo Barreto, a situação é também de perigo, mas em quantidade menor. É preciso que os órgãos competentes, seja estado ou município, cobrem a substituição imediata para impedir que algo mais grave aconteça.

 Pré-candidatos deixando os cargos públicos Pré-candidatos que ocupavam função pública, por precaução sobre os prazos eleitorais tiveram que entregar os cargos. Alguns por vontade própria, outros para solucionar problemas de ordem administrativa, evitando uma exoneração que pudesse respingar no currículo.Luciana Deda deixou o “Hemose”, Waneska Barbosa deixou a “Secretaria da Saúde” em Aracaju. A expectativa agora é para a saída de Luiz Roberto da Sedurbi, para acabar com a especulação de que ele pode desistir de concorrer.

Pré-candidatos deixando os cargos públicos II Mas a saída mais comentada foi da cantora Amorosa, que saiu da “Funcap”, após grande embaraço criado na condução do resultado dos projetos inscritos atendendo ao edital da “Lei Paulo Gustavo”. Ante negativa repercussão num debate que tratou de notas, pareceristas e outros causos, o governador parece ter exigido uma revisão justa, em tudo que havia sido feito. tanto que o resultado provisório ocorreu em 12 de janeiro/24, e o resultado final ocorrerá somente em 12 de abril/24, ou seja, um intervalo de 3 meses entre um e outro resultado. Que tenhamos um bom aproveitamento com o recurso que promete impulsionar o meio artístico e cultural de Sergipe.

Ex-senador Eduardo Amorim faz esclarecimentos sobre a possibilidade de ser candidato a vice de Emília Correa  “Caro jornalista Cláudio Nunes, se você quer estar ao lado da verdade, acredite: não há imposição de nenhuma candidatura a Emília Correa. Ela foi bem recebida dentro do nosso bloco PL/PSDB e, desde o início, tanto eu como o presidente do PL, Edivan Amorim, deixamos bem claro que a própria Emília conduziria todo o processo, que as escolhas são única e exclusivamente dela. E assim tem sido, acredite! Pode, inclusive, consultá-la. Acreditamos e desejamos como muitos aracajuanoso a eleição de Emília como a primeira prefeita de Aracaju. Somos defensores desse projeto com todo empenho, sem qualquer exigência. Não tenho ambição por mandato, nunca pedi ou discuti com Emília sobre vice, não estou procurando isso, a escolha será dela porque acredito nela! Entendo q não é a hora p isso. Tenho profissão q é a medicina. São 6:45h da manhã, parei para lhe responder antes que as cirurgias (pulmão, oncológicas etc…) num hospital do SUS porque essa é a minha rotina diária: ajudar a salvar vidas, e assim permanecerei até quando Deus permitir!”

Emendas O governador Fábio Mitidieri assinou a liberação de emendas estaduais impositivas  inseridas no orçamento do Estado. São R$ 10.570 milhões para 36 municípios na modalidade de transferência especial para custeio e investimento, fruto de emendas de 17 deputados.

Integração Em suas redes, Mitidieri ressaltou a importância de uma gestão municipalista e integrada com deputados estaduais. “Agradeço aos deputados estaduais pelas indicações e por, assim como nosso governo, pensarem no povo sergipano, independente de partido e de posições!”.

Chuvas em Aracaju: Presidente da Câmara Municipal cobrou da Prefeitura de Aracaju execução de medidas preventivas para conter alagamentos O Presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (PSD), utilizou a Tribuna no início do Grande Expediente e falou dos contratempos causados pelas recentes chuvas no município de Aracaju. Ricardo chamou atenção para diversas vias da cidade que ficaram inundadas. De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Aracaju conhece a problemática há décadas, no entanto, a situação tem se agravado.

Problemas de décadas “No ano passado eu não vi tantas ruas alagadas. Já começaram as chuvas, de uma forma muito módica, mas já estou vendo o caos na cidade. Hoje pela manhã, logo cedo, vi uma empresa limpando bueiros, mas na minha modesta opinião a limpeza dos bueiros tem que anteceder as chuvas. Os transtornos já estão aí, então quero chamar a atenção da Emurb, da Emsurb e de todos os agentes envolvidos. Que acelerem a limpeza porque as águas estão por vir”, declarou o presidente da CMA.  “Os técnicos da Prefeitura já conhecem esse problema há décadas, falta de conhecimento não é. Não é possível que o trânsito de Aracaju e nossas vidas fiquem paralisadas por causa de enchentes em uma cidade planejada como Aracaju”, afirmou.     

 

 

 

Por dever de Justiça, premiação da Feacaju O titular deste espaço passou algumas semanas “no estaleiro” embora continuasse publicando o blog diariamente. Neste ínterim foi agraciado com uma premiação da Federação das Entidades e Ações Comunitárias de Aracaju (Feacaju) – filiada a Conam Confederação Nacional das Associações Comunitárias – realizada anualmente. Os homenageados do ano 2023, profissionais em 26 categorias, receberam a premiação no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas no dia 22 de março. A premiação é feita através de uma votação com a comunidade e lideranças comunitárias de Aracaju, Socorro e do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão com 4.103 votantes. No print ao lado os escolhidos por categoria em 2023. O blog agradece a homenagem recebida e pede desculpas por não ter comparecido ao grandioso evento comunitário.

 

 

 

 

Lagarto: Ônibus escolar atola devido a material inadequado na manutenção da estrada do povoado Oiteiros Deu no site “O Bolo é Grande”: “Na tarde da última quarta-feira, 10, um incidente destacou a precária situação das estradas no município de Lagarto. Um ônibus escolar ficou atolado na estrada do povoado Oiteiros, revelando as consequências diretas da má qualidade do material utilizado para sua manutenção. O descaso se tornou evidente quando se constatou que a gestão municipal optou por utilizar material selante em vez de piçarra, o que resultou na incapacidade do veículo de continuar seu trajeto.”

Corriqueiro Continua a matéria “O episódio, registrado por testemunhas, mostra claramente o ônibus escolar imobilizado, incapaz de prosseguir devido às condições da estrada. A situação tornou-se tão grave que outro ônibus escolar precisou parar para auxiliar o motorista e os passageiros do veículo paralisado, demonstrando a urgência de uma intervenção eficaz por parte das autoridades responsáveis. O que torna esse incidente ainda mais preocupante é a recorrência de problemas semelhantes envolvendo o transporte escolar no município. Como destacado por moradores locais, a qualidade das estradas e a manutenção dos veículos têm sido frequentemente negligenciadas, refletindo um descaso geral com a educação e a segurança dos estudantes.” Aqui toda matéria com os vídeos.

 

 

Foto: André Moreira

 

Contadores nomeados O governador Fábio Mitidieri, ao lado da secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, anunciou, ontem, 11, a convocação de 54 candidatos aprovados no concurso público para contador do Estado. A nomeação deles sairá na edição de hoje do Diário Oficial. O governador Fábio Mitidieri garantiu que essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a valorização do servidor público e, consequentemente, com a qualidade dos serviços prestados à população. “A gestão vem trabalhando para estruturação da carreira do servidor. Os concursos objetivam valorização do serviço público, para que a gente possa capacitar o servidor e prestar um melhor atendimento ao sergipano”, considerou. É importante ressaltar que esse concurso foi o primeiro para a área de contabilidade no Estado após a Constituição de 1988.

 

Itabaiana: Prefeito Adailton anuncia construção de avenida que interligará o Bairro Miguel Teles ao Chiara Lubich O Prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, anunciou na última segunda-feira (09) no ato de assinatura de ordens de serviço, a construção da avenida perimetral Prefeito João de Deus, cuja avenida ligará o Bairro Miguel Teles ao Bairro Chiara Lubich.

Melhoria mobilidade urbana De acordo com o Prefeito Adailton, a obra será fundamental para melhoria da mobilidade urbana na cidade, “esta notícia é uma felicidade para todos. Nós sonhamos com esta obra. Podemos chamar de uma obra perimetral. Uma obra muito significativa que liga o Shopping Peixoto até o Bairro Anísio Amâncio de Oliveira. É uma obra muito importante, uma nova entrada na cidade, melhorando a mobilidade urbana”, acrescentou. Segundo a Secretaria de Obras, a ordem de serviço será assinada ainda neste mês de abril.

Representando Sergipe, Silvany Mamlak participa de Mobilização Municipalista da CNM A Confederação Nacional de Municípios (CNM) mobilizou prefeitos e prefeitas de todo o país para reforçar a necessidade da tramitação de pautas fundamentais com o objetivo de construir um ambiente onde a administração pública possa ser independente no fomento de políticas públicas nas mais diversas áreas. Única mulher a fazer parte da nova diretoria da entidade, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, esteve no ato. Membro titular do Conselho Fiscal, a gestora considera as pautas fundamentais para o fortalecimento dos municípios.

Pautas prioritárias “A Mobilização Municipalista tem por objetivo debater e reforçar pautas prioritárias para os municípios. Entre elas, está a manutenção da desoneração da Folha de Pagamento, um tema amplamente discutido no Congresso Nacional e pelo Governo Federal que tem potencial para inserir, nos governos municipais, cerca de R$ 11 bilhões ao ano, que podem ser investidos em saúde, educação e infraestrutura, por exemplo”, explicou Silvany.

Pautas prioritárias II Além da desoneração da folha, também foi amplamente discutida a tramitação da PEC 66/2023, que tem como co-autor o senador sergipano Alessandro Vieira (MDB-SE) e trata especificamente de um novo parcelamento para os precatórios. Na visão da gestora, uma pauta necessária e urgente, diante do cenário enfrentado por muitos municípios.

Pautas prioritárias III “A proposta de PEC apresentada pelo senador Alessandro Vieira prevendo a fixação de no máximo 1% do valor de despesa com precatórios nos orçamentos dos municípios e propõe um novo prazo de parcelamento especial desses débitos. O texto tem potencial para dar resolutividade a um problema antigo, mantendo a administração pública funcionando e tem ganhado força no senado com o apoio de entidades municipalistas”, complementou Silvany, que esteve no Senado colhendo assinaturas e conversou pessoalmente com o senador Laércio Oliveira sobre sua importância.

Cannabis  Uma consulta pública sobre o uso de produtos derivados de cannabis para tratamento do comportamento agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na rede pública de saúde de Sergipe está aberta. Os interessados em contribuir com informações, opiniões e críticas precisam acessar o site da SES (saude.se.gov.br). O prazo da consulta pública é de 30 dias corridos, contados a partir do dia 9 deste mês. É importante lembrar que, no fim do ano passado, foi lançado o primeiro protocolo para tratamento de pacientes com epilepsias refratárias. Neste ano, baseado nas evidências científicas mais atuais, o Grupo de Trabalho técnico-científico está trabalhando em relação ao comportamento agressivo no espectro do autismo.

MPF participa de posse de peritos do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura em SE O Ministério Público Federal (MPF) participa hoje, 12, a cerimônia de posse dos três peritos que vão compor a primeira equipe do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT) em Sergipe. O evento acontecerá na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), a partir das 11h. A procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Martha Figueiredo, participa do evento e estará disponível para entrevistas.

 Atuação ministerial  Para a procuradora Martha Figueiredo, a prevenção e combate à tortura no Brasil são políticas de Estado e devem ser assumidas como tais pelos gestores públicos. “É fundamental fortalecer a atuação dos peritos que integram o mecanismo estadual, garantindo-lhes autonomia para que possam iniciar as ações sistemáticas tanto na linha da prevenção quanto no combate a práticas de tortura às pessoas privadas de liberdade”, afirma.

 Esforços O MPF em Sergipe dedica esforços, desde 2018, para que a União e o Estado viessem a adotar as medidas necessárias para a implementação de seu Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, o que incluiu diversas reuniões, audiências públicas, emissão de ofícios e múltiplas interlocuções com autoridades públicas, entidades da sociedade civil e movimentos sociais, bem como com especialistas na temática da prevenção e combate à tortura. Após inúmeras tratativas extrajudiciais, a efetiva implementação do Mecanismo somente foi obtida por meio de ação civil pública movida pelo MPF na Justiça Federal em 2023. Em outubro daquele ano, o órgão ministerial teve pedido liminar atendido, no sentido de obrigar o Estado de Sergipe a concluir o processo seletivo dos três peritos que tomaram posse na quinta-feira (11).

 ALESE aprova projeto que cria a Campanha Estadual Antitabagismo e Contra o uso de Cigarros Eletrônicos em Escolas de Sergipe Foi aprovado pela Assembleia Legislativa ontem, 11, o Projeto de Lei nº 53/2024, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB) que institui a Campanha Estadual Antitabagismo e Contra o uso de Cigarros Eletrônicos em Escolas Públicas e Privadas em Sergipe. De acordo com o texto, a proposta foi pensada com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre as doenças que tradicionalmente atingem os fumantes, bem como divulgar práticas de vida saudável, além de prevenir a entrada de crianças e adolescentes no mundo do tabagismo, por meio de debates e palestras sobre temas como: a importância da prevenção de doenças causadas, as consequências do uso e os males advindos do tabagismo e do cigarro eletrônico.

Debate para a sala de aula O texto aprovado aponta ainda que a campanha seria realizada na semana do dia 31 de maio, coincidindo com o Dia Mundial Sem Tabaco. Segundo o parlamentar, os malefícios do tabagismo e do uso do cigarro eletrônico precisam chegar aos mais jovens. “A OMS estima que cerca de um terço da população mundial adulta, sejam fumantes. Além disso, o uso do cigarro eletrônico segue crescendo entre os mais jovens. Por isso, se faz muito necessário levar esse debate para a sala de aula como uma política pública, com o objetivo maior de conscientizar a população a partir da comunidade escolar dos seus riscos e malefícios”, explicou o deputado.

Um terço dos bares e restaurantes de Sergipe operam no prejuízo Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Sergipe entre os dias 25 de março e 1º de abril revelou dados preocupantes sobre a situação econômica do setor de alimentação fora do lar no estado. De acordo com a pesquisa, houve um aumento significativo no número de empresas operando em prejuízo. Em fevereiro, 31% dos estabelecimentos registraram prejuízo, o que representa um crescimento de treze pontos percentuais em relação a janeiro. Por outro lado, apenas 30% das empresas conseguiram obter lucro.

Pontos Entre os principais fatores que contribuíram para a queda no desempenho estão a queda nas vendas do mês, apontada por 91% dos entrevistados, a redução no número de clientes, citada por 83%, e os altos custos com pessoal, mencionados por 35% dos empresários. Outro ponto destacado na pesquisa foi a dificuldade em aumentar os preços. Segundo o levantamento, 56% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses, um número maior em relação à pesquisa anterior. Apenas 1% conseguiu reajustar os preços acima da inflação.

Medidas Diante desse cenário, o presidente da Abrasel em Sergipe, Bruno Dórea, ressaltou a importância de medidas que possam auxiliar o setor, como a revisão de políticas tributárias e ações que estimulem o consumo nos estabelecimentos. “Precisamos muito do apoio dos órgãos competentes para que ajudem a fortalecer o setor. Estamos vendo uma série de iniciativas voltadas ao Turismo, por exemplo, mas isso não é suficiente. O setor que acolhe, que ajuda a vender o nosso estado, que garante o maior índice de aumento de empregos do setor de serviços é, sem dúvida, o de bares e restaurantes. Mas, para que possamos atuar em condições dignas, precisamos de iniciativas que garantam benefícios para os empresários e também para os trabalhadores”, destacou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jeito Edvaldo Nogueira de governar Aracaju. (Na rua do Mercado Vereador Milton Santos do Conjunto Augusto Franco).

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

INFONET

Em destaque

Bolsonaro com Tarcísio: ‘Se eu não voltar, fiquem tranquilos, plantamos sementes’

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Na Agrishow, Bolsonaro e Tarcísio trocaram elogios ...

Mais visitadas