Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 15, 2024

"Os Pilares de uma Gestão Municipal Exemplar: As Características de um Bom Prefeito"

 

ELEIÇÕES 2024


O perfil do meu prefeito


O meu prefeito deve ter consciência de que é imprescindível estar a altura do tempo atual, isto é, estar adequado com as necessidades de um mundo globalizado que exige a implantação de políticas públicas, movidas e impulsionadas por atos e ações

democráticas e participativas, tendo como foco a inclusão social; abstendo-se de quaisquer atitudes de cunho discriminatórios, independente das razões que venham ser expostas, fazendo prevalecer a certeza de a Gestão público é voltada para o munícipe, e não para o eleitor correligionário, pois consciente de que a transparência é uma postura indispensável ao bom gestor, fazendo prosperar as comunicações e o inter-relacionamento no ambiente interno e externo, com foco nas qualidades e necessidades intrínsecas do administrador público, que sabe das responsabilidades assumidas e que o cargo assumido tem como prioridade: SERVIR BEM AOS INTERESSES COMUM dos munícipes.

Partimos do respeito aos anseios e atendimento às necessidades da sociedade, com total exclusão dos atos não republicanos, no mais amplo sentido, especialmente aqueles que chegam fantasiados de propostas de campanha, mas que desaparecem do cenário, tão logo o pleito eleitoral se encerre.

Segundo o conhecimento popular, todo aquele que parte do nada, está fadado a não chegar a lugar nenhum, por conseguinte, é exigido que ele tenha experiência administrativa, que saiba agir como líder em razão das atribuições do cargo, que seja uma liderança política conhecida, que possua conhecimento sobre as necessidades da administração pública e esteja aberto a conviver com os assuntos contemporâneos, sendo capaz de agir com equilíbrio em momentos de conflito e eventos adversos, ser aberto ao diálogo e saber agir com discernimento e pronta resposta ao atendimento das necessidades.

O terceiro ponto se fundamenta na presença de qualidades que satisfaçam as necessidades éticas e morais que a vida pública exige, as quais, são expostas através da honestidade praticada no exercício do cargo público; agir sempre com transparência nas atividades pertinentes ao cargo; além de demonstrar saber promover a separação dos recursos públicos, daqueles que são interesses próprios e ou da família, dos amigos, de empresas e do partido), quando presentes: os já tão conhecidos contratos públicos para prestação de serviços.

Eu não tenho político de estimação, portanto, resta-me sonhar com o perfil ideal, sendo este contexto, a única arma que disponho para melhorar a minha cidade.

Por: José Mário Varjão, 15 de abril de 2024.

Nota da redação deste Blog - Pegando a carona de José Mário, acrescento o que entendo por um bom prefeito.

Ser um bom prefeito vai muito além de simplesmente ocupar o cargo e administrar uma cidade. Envolve uma combinação de habilidades, características e ações que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável da comunidade. Aqui estão alguns aspectos importantes que caracterizam um bom prefeito:

  1. Transparência e prestação de contas: Um bom prefeito deve ser transparente em suas ações e decisões, comunicando-se de forma clara e aberta com os cidadãos. Além disso, deve prestar contas de seus gastos e atividades, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente e responsável.

    1. Liderança eficaz: Um bom prefeito deve ser um líder capaz de inspirar e motivar sua equipe, bem como a comunidade como um todo. Isso envolve tomar decisões difíceis, resolver conflitos e trabalhar em colaboração com outros líderes locais e regionais.

    2. Planejamento urbano e desenvolvimento sustentável: Um bom prefeito deve ter uma visão clara para o futuro da cidade e implementar políticas e projetos que promovam um crescimento urbano sustentável. Isso inclui o desenvolvimento de infraestrutura, moradia, transporte público, espaços verdes e áreas de lazer.

      1. Participação cidadã: Um bom prefeito deve incentivar e facilitar a participação ativa dos cidadãos na vida política e social da cidade. Isso pode ser feito através de consultas públicas, audiências comunitárias, conselhos consultivos e outras formas de envolvimento cívico.

      2. Atenção às necessidades sociais: Um bom prefeito deve estar atento às necessidades da população mais vulnerável, garantindo o acesso a serviços básicos como saúde, educação, habitação e assistência social.

        1. Gestão financeira responsável: Um bom prefeito deve ser um bom administrador financeiro, garantindo que o orçamento da cidade seja utilizado de forma responsável e eficiente, priorizando investimentos que tragam benefícios tangíveis para a comunidade.

        2. Inovação e criatividade: Um bom prefeito deve estar aberto a novas ideias e abordagens inovadoras para resolver os desafios da cidade. Isso pode envolver parcerias público-privadas, o uso de tecnologia e a busca por soluções criativas para problemas complexos.

          1. Compromisso com a ética e a integridade: Por fim, um bom prefeito deve agir com integridade e ética em todas as suas ações, colocando sempre os interesses da comunidade acima de interesses pessoais ou partidários.

          Em resumo, ser um bom prefeito requer um compromisso firme com o bem-estar da comunidade, habilidades de liderança e gestão, além de uma visão clara e inclusiva para o futuro da cidade.

Em destaque

Bolsonaro com Tarcísio: ‘Se eu não voltar, fiquem tranquilos, plantamos sementes’

Publicado em 29 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Na Agrishow, Bolsonaro e Tarcísio trocaram elogios ...

Mais visitadas