Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, abril 22, 2024

Eleições 2024 Aracaju: bastidores em ebulição

 em 22 abr, 2024 3:22

de e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Passado o alvoroço da movimentação por conta da “janela partidária” o ambiente eleitoral parece ter entrado em calmaria, mas isso não passa de pura ilusão. Os bastidores fervem e as conversas e articulações continuam de forma intensa e com algumas tratativas que prometem surpreender o mais atento dos mortais.

No bojo dessas articulações o ex-governador Belivaldo Chagas poderá surpreender mostrando que ainda não esgotou a sua capacidade de articulação. E isso poderá alterar o entendimento sobre a decisão final da base governista.

Já nas hostes do PL o clima precisa ser harmonizado:  a ausência do vereador Ricardo Marques nos eventos ao lado da pré-candidata Emília Correa tem sido notada e parece ter sido providencial para não causar desconforto para o ex-senador Eduardo Amorim.

No PSOL, a pré-candidata Niully Campos, poderá ser surpreendida com a sutil investida do prefeito Edvaldo Nogueira sobre a deputada Linda Brasil que ainda não assimilou a escolha da sigla. Nogueira que parecia já ter anulado o PP e o MDB, transformando os dois partidos em apoiadores incondicionais do PDT, não viu com bons olhos as reuniões entre Katarina, Danielle, Fabiano e o atual secretário da Educação, o vice governador Zezinho Sobral, optando por pescar em outros rios, e começando pelo riacho do PSOL.

Embora não revele, o pré-candidato do PDT começa a enxergar que a movimentação da deputada Katarina Feitosa em direção ao PP e MDB pode ser uma forma de levar o governador Fábio Mitidieri a se reposicionar. E por este motivo alguns aliados de Luiz de Edvaldo já consideram que o governador vai reservar para ele a vaga de vice na chapa de Katarina. Comentam inclusive que o governador estabeleceu um prazo para que o prefeito Nogueira apareça com uma pesquisa confiável que mostre algum sinal de viabilidade na candidatura do seu afilhado político.

No PT a resistência de Rogério parece já ter sido quebrada: o senador petista é determinado nos seus projetos e com todas as adversidades existentes para que a pré-campanha de Candisse Carvalho possa se tornar competitiva. Não resta dúvida que Rogério a colocaria nas ruas a qualquer custo.  Porém, segundo um petista histórico, o ex-governador Jackson Barreto parece estar convencendo Carvalho, de que a candidatura de Candisse precisa permanecer estagnada. Segundo a fonte, Rogério tem sido alertado de que a única forma do bloco se manter no poder é se Edvaldo conseguir a eleição de Luiz  de Edvaldo. 

O problema para Rogério dentro de casa será enorme, mas o interlocutor está insistindo demais nessa tecla. E o senador petista tem dado mostras de um pequeno recuo passando a se concentrar mais nas candidaturas interioranas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acusado de incitar violência contra Sérgio Reis dispara ofensas contra justiça e polícia sergipana em trechos de suposto áudio  Deu no site SE79: Em novo ataque, homem investigado por incitar violência contra o deputado estadual Sérgio Reis fez graves acusações contra a atuação da polícia sergipana. Durante  suposta gravação que circula nas redes sociais, o indivíduo alega ter sido alvo de censura e ter sofrido abuso de autoridade, chegando a dizer que a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) agiram a mando do parlamentar, questionando a autonomia da polícia e insinuando que a instituição está sendo usada para “politicagem”.

Politicagem E continua o site: “Eu acho que o governador do Estado deixou a desejar, deixar o secretário de segurança pública fazer politicagem a mando de Sérgio Reis”, disse o indivíduo durante uma suposta ligação, cuja gravação foi compartilhada em grupos de Whatsapp da cidade. No áudio, o investigado também coloca em dúvida a atuação do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE). Junto à gravação, uma mensagem de texto que faz acusações contra Sérgio Reis também foi compartilhada nos grupos. Na nota, o nome do deputado estadual é associado a escândalos de corrupção e censura, mesmo sem a existência de provas que justifiquem as acusações feitas.”

 Compartilhamento E prossegue: “Segundo participantes dos grupos, os números que compartilharam as mensagens são de aliados do deputado federal Gustinho Ribeiro. “Esse deputado está querendo censurar as pessoas em Lagarto, é uma vergonha você, secretário de Segurança Pública, deixar isso acontecer”, diz o investigado se referindo a Sérgio Reis. No mês de março o homem foi denunciado após compartilhar em grupos de Whatsapp um áudio incitando um grave crime contra o parlamentar, “eu esperava ele na frente da Assembleia, mas eu descarregava uma pistola na cabeça dele”, dizia o áudio.

Vasto histórico de crimes E finaliza a matéria: “No início do mês de abril o suspeito teve seu celular apreendido pela Polícia Civil em cumprimento a mandado de busca e apreensão. De acordo com a própria SSP, o investigado possui um vasto histórico de crimes contra a honra e ameaça. “Ao todo, foram encontrados 19 boletins de ocorrência, sempre em contexto de discussões políticas e também em ambiente de redes sociais”, disse o delegado Hilton Duarte no início do mês de abril. O homem está proibido pela Justiça de utilizar redes sociais e de se aproximar do deputado estadual, assim como teve sua conta do Instagram suspensa.” Toda matéria do site SE79 aqui, inclusive com o áudio.

Patrimônio da União: cerimônia de entrega hoje, 22, de imóveis ao governo de SE e da PMA, com a presença do ministro Márcio Macêdo Com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do  secretário do Patrimônio da União, Lúcio Geraldo de Andrade,  será realizada hoje, 22, a partir das 9h30, no auditório da Superintendência do Patrimônio da União em Sergipe (Rua de Pacatuba, Centro), a cerimónia de entrega de imóveis ao governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Descentralização de Imóveis da União.

Números Desde o ano passado, no piloto do programa, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU/MGI) já deu destinação social a mais de 250 imóveis. Desses, 78 foram para região Nordeste, sendo 21 para Sergipe, 13 para Alagoas, dez para o Ceará, nove para Pernambuco, oito para a Paraíba, seis para a Bahia, seis para o Rio Grande do Norte, três para o Piauí e dois para o Maranhão.

Com início das obras do Centro de Convenções de Itabaiana, Adailton Sousa marca nome na história e no ciclo virtuoso da cidade iniciado em 2013 com Valmir de Francisquinho Por Andersons Blog: “Sempre que fala de Itabaiana, este AnderSonsBlog faz questão de lembrar que secretariou a Comunicação itabaianense em três oportunidades, todas nas duas exitosas gestões de Valmir de Francisquinho (PL), de 13 a 16 e de 17 a 20. A questão é que é legal deixar claro pro leitor e pra leitora que as análises da casa aqui sobre Itabaiana são feitas por quem, de fato, tem conhecimento direto dos êxitos obtidos pelas gestões públicas no município ao longo de pouco mais de uma década.”

Centro de Convenções E continua Andersons Blog: “…Mas faltava o Centro de Convenções! Aliás, faltava, não, agora só falta aguardar a obra, já iniciada após a assinatura da ordem de serviço na última sexta, 19, ser finalizada, o que deve ocorrer ainda este ano e, assim, coroar uma gestão cheia de conquistas para a população itabaianense, atualmente comandada pelo prefeito Adailton Sousa, também do PL.” Toda matéria aqui.

Tocador de vídeo
00:00
00:05

Camping de Aracaju. De quem era? Fechou de uma vez? Tinha ajuda da Prefeitura e do governo do Estado? O Camping Aracaju fica (ficava) em frente à praia de Atalaia e bem perto da orla , vizinho ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros. Há alguns meses foi fechado e nos últimos dias o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar um incêndio de grandes proporções que destruiu boa parte de uma vegetação nativa que ainda existe no local (vídeo acima). A área do campo tem cerca de 20 mil metros quadrados. O blog tentou, mas não descobriu nenhum detalhe de quem é (ou era) o camping. A informação de bastidores é que a área foi vendida a uma construtora, mas nada oficialmente.

Ibiri – Juscomunicação de terreiro orienta líderes religiosos para reunião no MPE/SE sobre adequação sonora de templos e igrejas Os líderes das religiões Católica, Evangélica e de Matriz Africana receberam ofício solicitando as suas presenças em reunião marcada para hoje, 22, às 9 h, na sede do Ministério Público de Sergipe, “a fim de tratar da possibilidade de ser firmado TAC para adequação das Igrejas/Templos.” O ofício foi enviado pelo promotor Jarbas Adelino, da área de Meio Ambiente do MPE/SE.

 Projeto Líderes religiosos procuraram a Assessoria Jurídica do Projeto Ibiri – Juscomunicação de Terreiro , projeto executado pelo Templo de Caridade Umbandista Caboclo Pena Branca e Preto Velho Pai Cipriano das Almas, zelado por Pai Calixto, que, então, foi em busca das informações solicitadas. “Identificarmos se tratar de diversos procedimentos administrativos abertos contra templos das religiões Católica, Evangélica e de Matriz Africana com supostas pendências quanto à inexistência de regularidade ambiental perante a SEMA e alvos de reclamações de vizinhos”, explicou o coordenador do Projeto Ibiri, Pai Calixto.

 Convidados “Nos ofícios que localizamos, foram convidados o Bispo de Aracaju, Sacerdotes das Religiões de Matriz Africana, representante das Testemunhas de Jeová e algumas denominações evangélicas neopentecostais, além do Promotor Julival Rebouças, da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial (COPIER)”, acrescenta o professor doutor da UFS, Ilzver Matos, coordenador do CEPEJE Antidiscriminação, grupo de pesquisa do Departamento de Direito da UFS, parceiro do Projeto Ibiri.

Tribunal de Contas prorroga prazo para municípios enviarem dados educacionais, até o dia 30 deste mês  Uma das novas exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) para as prestações de contas dos municípios sergipanos diz respeito aos dados educacionais que devem ser encaminhados pelo Sistema de Auditoria da Corte, o Sagres.  A primeira remessa, referente ao último mês de fevereiro, teve seu prazo de entrega prorrogado para o próximo dia 30 de abril, conforme autorização do corregedor-geral do TCE, conselheiro Luis Alberto Meneses – desta forma, as entregas de fevereiro e março devem ser realizadas até a mesma data-limite.

Dados “Esses dados específicos da área educacional visam aperfeiçoar o controle e também contribuir para a melhoria das gestões públicas em nosso estado”, destaca o conselheiro Luis Alberto Meneses. Em meio aos dados exigidos no “Sagres EDU” estão o cadastro dos CPFs dos alunos, bem como informações sobre quantitativos matrículas, professores em atividade, disciplinas trabalhadas em sala de aula, carga horária, cardápio alimentar, entre outros.

Relatórios De acordo com o diretor de Modernização e Tecnologia do TCE, Miguel Melo, esse detalhamento será sincronizado com o Plano de Auditoria do órgão, “pois permitirá a geração de relatórios para nosso corpo técnico fiscalizar de forma ainda mais precisa”, acrescenta.

 

 

 







INFONET

Em destaque

"Jeremoabo: Em Busca de Líderes Construtores, Não Demolidores"

A  destruição dessa Praça e do Parque de Exposição os vereadores estão na obrigação de Azjuizar uma Ação ou então  abrir um processo de impe...

Mais visitadas