quarta-feira, setembro 13, 2023

Risco extinção jumentos:colágeno usado na China como elixir milagroso

 em 13 set, 2023 4:00

Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

                           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Com o título “Elixir “milagroso” chinês põe em risco jumentos nordestinos” matéria do jornal o Globo de ontem, 12, mostrou que na China o colágeno de jegue é usado para produzir concorrido fármaco indicado contra tumor. e impotência sexual.

A matéria cita dados da Plataforma de Gestão Agropecuária do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal disponibilizados pelo Ministério da Agricultura que, no acumulado de 2023, até este mês já foram abatidos 19,978 asininos no Brasil. Segundo a matéria, mesmo com a relevância histórica do jumento no Nordeste a espécie corre perigo.

A matéria do jornal O Globo informa ainda que desde 2017 o número de abates se aproxima dos 200 mil, o equivalente a 50% da população de jumentos, burros e mulas, considerando o último censo Agro, divulgado em 2017 pelo IBGE.

A atividade do abate dos asininos foi regulamentada no Brasil em 2016, com o objetivo de minimizar o impacto pela alta taxa de abandonos de jumentos nas zonas rurais nordestinas, devido  disceminização das motocicletas no campo.

Conforme a matéria, em paralelo, os abates também suprem a demanda chinesa por carne e couro da espécie. O interesse está relacionado à fabricação de ejiao, fármaco popular na medicina tradicional asiática  – tratado como um elixir milagroso – produzido a partir da extração do colágeno de jumento.

A matéria informa ainda que devido a diminuição significativa dos jumentos, ativistas já se mobilizam em diversas cidades para pedir o fim da atividade, que, segundo eles, compromete a espécie nativa e um patrimônio genético único.

Pelo jeito, se nada for feito, a apologia do grande Luiz Gonzaga na música “O jumento é nosso irmão” ficará na memória e ficará difícil explicar para as futuras gerações que o ser humano dizimou mais uma espécie animal pela ganância financeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

3ª Parte: R$ 230 mil jogados de verdade no mangue. PMA não fiscaliza mangue Coroa do Meio. Mais fotos. Como área de proteção federal somente o MPF pode restabelecer  a ordem, cobrar e punir a PMA por não fiscalizar a área. “Donos” invadiram o mangue em várias partes. As duas fotos de hoje: na foto acima o leitor percebe apenas um piquete da cerca sobrou neste espaço do mangue que começa a receber entulhos para se e virar mais um “puxadinho” com “dono”. Já a foto abaixo mostra outra parte do mangue aterrada, com a cerca retirada ondem o “dono” colocou algumas madeiras como extensão da casa dele. SOS MPF! Só punindo os gestores da PMA este crime ambiental acabará.

 

 

 

 

 

 

 

Tocador de vídeo
00:00
00:14

“Segundona do turista na Rua São João”: ou a Setur mobiliza agências, hotéis e outros segmentos ou encerra o evento. Pouquíssimas pessoas nas últimas semanas. Vários comerciantes da Rua São João estão desistindo por conta do baixo número de pessoas que participam da “Segundona do Turista”, promovido pela Setur. O problema maior é s falta de divulgação e a mobilização, por parte da Setur, com as agências, hotéis e outros segmentos do setor para levar o turista para a atração que é culturalmente sergipana. O vídeo acima é da última segunda-feira, 11, onde o leitor comprova que não tem praticamente ninguém. Ou a Setur faz a parte dela mobilizando os setores do turismo envolvido, ou encerra o evento. Estão gastando dinheiro sem sentido com uma falta de planejamento e organização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trânsito caótico na saída dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente Moradores da região dos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente estão enfrentando, quase que diariamente, logo cedo um trânsito caótico na saída para Avenida Tancredo Neves. Como se não bastasse as dezenas de buracos, um cidadão que sai de um destes conjuntos se deslocando para o Bairro Siqueira Campos, faz, no mínimo, em em 40 minutos. Uma tragédia a mobilidade cantada em prosa e verso pelo prefeito de Aracaju.

Lagarto Futsal passa por problemas de atrasos de salário, corte de água e falta de transporte e alimentação, segundo ex-presidente Deu no site “O Bolo é Grande”: O ex-presidente do Lagarto Futsal, Mharcyio Cruz, usou suas redes sociais para revelar um grave problema: o clube atualmente vem passando por atrasos salariais, corte de água e falta de transporte e alimentação, que têm afetado os atletas. O atual presidente, Leostenisson Santos, negou. Ambos falaram ao vivo no Sergipe em Destaque, da 102.7 FM, na terça-feira, 12.

Problemas A matéria continua: “Segundo Mharcyio, alguns jogadores foram questionados por torcedores por que haviam deixado o clube. Ele relatou que tais problemas citados acima foram a causa da saída dos atletas.Em uma das suas falas em um vídeo no Instagram, o ex-presidente menciona que os jogadores estavam indo treinar a pé – de um bairro a outro -, pegando água com vizinhos para tomar banho e demais necessidades e passando por episódios de irem treinar com fome. Tudo isso somado ao atraso nos pagamentos.”

INFONET

Em destaque

TJ vai julgar uma ação milionária que opõe Zanin ao sogro por lucros de escritório

Publicado em 1 de fevereiro de 2026 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Juiz barra ação de R$ 5 milhões movida por sogro...

Mais visitadas