segunda-feira, julho 10, 2023

PT acha que Moro será cassado e Lula dá aval para Gleisi disputar a vaga no Senado

Publicado em 10 de julho de 2023 por Tribuna da Internet

Marcinho VP deu entrevistas, Lula não pode?', diz Gleisi

Lula acha que Gleisi Hoffmann pode voltar a ser senadora

Andréia Sadi
g1 Brasília

O PT conta com a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) pela Justiça Eleitoral, e o presidente Lula (PT) já deu aval para que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, tente a vaga na eleição suplementar, caso Moro seja cassado.

A ação contra Moro foi movida pela Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV, e pede a cassação do ex-juiz por uso indevido, desvio e abuso de poder econômico na pré-campanha e na campanha eleitoral de 2022. Moro classifica o processo de “mero choro de perdedor”.

PERSPECTIVAS – Segundo fontes do partido, a expectativa é que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgue o caso em agosto, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – para onde vai um provável recurso das partes –, até dezembro.

Diferentemente do que aconteceu após a cassação de Deltan Dallagnol – cuja vaga do ex-deputado foi ocupada pelo suplenter Luiz Carlos Hauly –, uma eventual cassação de Moro obrigaria a realização de uma eleição suplementar.

Nesse cenário, o PT deve lançar Gleisi, atual presidente do partido e que já ocupou o cargo de senadora de 2011 a 2019. Ela não precisaria se licenciar do mandato de deputada para concorrer.

SINAL VERDE – Segundo o blog apurou, Lula e Gleisi já conversaram sobre o tema, e o presidente deu o sinal verde para que ela tente a vaga.

Apesar de saber que o governador Ratinho Júnior (PSD) deve lançar um candidato com apoio da máquina, o PT vê a chance de fazer mais um debate contra os abusos e excessos de Moro na possível eleição.

Entre outros prováveis interessados na vaga estão Álvaro Dias (Podemos), Paulo Martins (PL) – ambos derrotados por Moro na disputa pelo Senado em 2022 – e Ricardo Barros (PP), atual secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Caramba, como esse povo é apressadinho!… O senador Sérgio Moro ainda nem foi julgado no TRE do Paraná e já estão disputando o mandato dele. Condenar antes do julgamento deve ser mais uma novidade na estranha Justiça que instalaram neste país novo normal. (C.N.)  


Em destaque

Eleições de 2026 devem ser decididas pela rejeição, não pela ideologia, aponta pesquisador político

  Eleições de 2026 devem ser decididas pela rejeição, não pela ideologia, aponta pesquisador político Análises eleitorais indicam que cerca ...

Mais visitadas