Amanda Almeida e Isabella Macedo
O Globo
O Globo
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), chamou de “demagogia”, nesta terça-feira, dia 14, o pedido de alguns parlamentares para que os recursos do fundo eleitoral sejam usados no enfrentamento ao coronavírus.
“Quero dizer a todos os líderes e ao Brasil, que eu sou muito feliz de viver em um país democrático. Todos nós, muitos lutaram para que tivéssemos a possibilidade de exercer o direito do voto. Eu vou continuar trabalhando para defender a democracia e vou respeitar aqueles que defendem a demagogia. Com todo o respeito àqueles que são contrários, mas eu vou defender a democracia, e deixe que outros defendam a demagogia”, disse Alcolumbre.
IRRITAÇÃO – Alcolumbre tem sido pressionado por senadores a aceitar a votação de projetos ou emendas a textos sobre outros assuntos que destinam os recursos do fundo eleitoral para o combate à doença. Nesta semana, o líder do PSL, Major Olímpio (SP), se irritou ao ter uma emenda sobre o assunto rejeitada pelo relator do projeto do “orçamento de guerra”, Antonio Anastasia (PSD-MG).
“O sistema venceu, o sistema sempre vence na política brasileira. Esqueça, gente. Esses R$2 bilhões vão para os partidos políticos, e o povo que se dane nesta circunstância. O povo vai se danar nisso. Se depender de esse dinheiro ir para a saúde pública, vai morrer todo mundo. Se depender de a pequena ou a microempresa ser salva por algum recurso, ela vai dançar neste momento”, disse Olímpio.
EM PAUTA – O assunto tem sido pautado também por colegas como Lasier Martins (Podemos-RS), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). O tom das cobranças tem irritado não só Alcolumbre, mas também senadores de diferentes partidos.
Na sessão desta segunda-feira, o presidente do Senado anunciou que se manifestaria nesta terça-feira. O tom da resposta foi o de tratar o financiamento à campanha eleitoral como uma defesa da democracia.
DEMOCRACIA – “Como presidente do Senado e chefe de poder, eu vou me manter na linha, em respeito às instituições. Eu me comprometi, nesta função importante que exerço, a defender a democracia, a defender as instituições e a defender os brasileiros. Faço isso na defesa das instituições, desde o primeiro dia que cheguei à Presidência do Senado Federal. Sei o tamanho da minha responsabilidade. Faço isso em defesa de todos os brasileiros”, afirmou.
Em complemento, ele pontuou que o Senado tem aprovado medidas de apoio ao enfrentamento ao coronavírus. “Estamos nós todos aqui defendendo a vida dos brasileiros. Aprovando matérias importantes, apoiando o governo nas ações fundamentais, focados em salvar a vida dos nossos brasileiros. Iniciativas que protegem as empresas, que protegem os empregos dos brasileiros, estão sendo tomadas”, disse. Alcolumbre foi apoiado por uma série de senadores.