Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 17, 2019

Aviso aos navegantes: o clima eufórico com a Economia não tem justificativa


Imagem relacionada
Charge do PW (pwdesenhos.com.br)
Carlos Newton
No último sábado, dia 14, o presidente Jair Bolsonaro comemorou em sua conta no twitter o novo recorde do principal índice da Bolsa brasileira, o Ibovespa, e o que teria sido o menor nível do risco Brasil em sete anos.
NÚMEROS ERRADOS – “Durante a recessão de 2015, o Risco Brasil, índice que acompanha a confiança dos investidores, chegou a quase 500 pontos. Ontem o risco atingiu 100,89 pontos, o menor nível desde 2012, e a bolsa de valores fechou acima de 112 mil pontos, renovando sua máxima histórica”, escreveu o presidente, de forma equivocada.
Quem passou os dados ao chefe do governo foi impreciso e os números necessitam de ligeira revisão. Primeiro erro: o Risco Brasil atingiu 555 pontos em 2005 e não “quase 500 pontos”. Segundo erro: o Credit Default Swap (CDS) do Brasil realmente esteve em 100,89 pontos durante o dia, mas fechou aos 108 pontos. Ou seja, Bolsonaro comemorou algo que podia acontecer, mas ainda não tinha ocorrido.
SEGURANÇA – O presidente costuma dizer que nada entende de economia e está comprovado que é uma grande verdade. Quem precisa entender é o ministro da Economia, que deveria dizer ao presidente para ir com calma, porque ainda não há motivos para euforia com os resultados dos indicadores econômicos.
Além disso, a subida do dólar não preocupa o ministro Paulo Guedes. Pelo contrário, faz parte das expectativas dele, que recentemente afirmou que os brasileiros devem “ir se acostumando”.
Quanto à alta da Bolsa de Valores e a queda do Risco Brasil, devem ser encaradas como reflexo direto da queda da taxa de juros Selic para 4,5% ao ano. Isso significa que os fundos financeiros estão rendendo cada vez menos, apenas sobem os que se baseiam em ações, porque a Bolsa se tornou a melhor opção. Da mesma forma, a queda dos juros favorece a rolagem da dívida pública, diminuindo o chamado Risco Brasil. Mas tudo tem limite.
RENDA PER CAPITA – Falta calcular dezembro, mas o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 já se sabe que deve ser por volta de 1,1%, o que significa renda per capita praticamente estacionária. O economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central, diz que é até possível projetar um crescimento de 2,5% para o ano que vem. “Não é um baita resultado. Depois de tudo que o País caiu, é pouco, mas mostra alguma melhora“, anima-se.
Esse espírito de otimismo natalino, é claro, pode levar a conclusões ilusórias, porque, sem crescimento sustentável da Economia, a Bolsa não poderá continuar subindo indefinidamente. Como diz a principal lei da Física, tudo o que sobe acaba caindo,se não houver sustentação. Para as ações continuarem em alta, será necessário que a lucratividade das companhias aumente de verdade, sem que a Bolsa seja submetida a uma empolgação de escola de samba.
UMA BOLHA ENORME – O fato concreto é que o lucro da imensa maioria das empresas não está aumentando na proporção do crescimento do índice Bovespa. O resultado é que está se formando uma bolha enorme, que está inflando, inflando, inflando, e quando explodir é bom que a gente esteja longe dos estilhaços.
Qualquer estudante de Economia sabe que se trata de uma bolha e o resultado será inexorável; os jornalistas especializados também sabem, mas fingem que não estão nem aí, para não atrapalhar o Deus Mercado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O que diria Adam Smith, o grande ideólogo do mercado, se ainda estivesse entre nós e fosse convocado o analisar o irrefreável crescimento do índice Bovespa: 1) “É um milagre brasileiro”. 2) “A mão invisível do mercado vai dar um jeito”. 3) “Não estou entendendo nada”. 4) “Isso não vai acabar bem”. 5) “Parem o mundo que eu quero descer”.
P.S. 2 – Bem, nesta segunda-feira, o Ibovespa teve perdas de 0,59%, a 111.896 pontos. Já o dólar comercial caiu 1,15% no mesmo horário. E o CDS (que funciona como um seguro contra o calote da dívida) caiu abaixo dos 100 pontos nesta segunda-feira, no menor nível desde 2012. Mas isso pouco significa no panorama econômico, apenas reflete a queda da Selic. (C.N.)

Em destaque

Lula entrou numa rota fiscal insustentável e vai atrair crise política

Publicado em 24 de janeiro de 2025 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) William Waac...

Mais visitadas