Rádio Vaza Barris no seu programa das 12; 00 horas, anunciou o aniversário do Sebastião, inclusive aproveitou a presença de Maria Cardoso Lima, mais conhecida como Maria de dona Lina, para tecer comentários a respeito da festa natalina que acabaram em Jeremoabo (no caso as novenas), e aproveitaram para lamentar o ato que acabou com a festa de São Sebastião.
Antes de narrar o que se falou a respeito à cassação do são Sebastião em Jeremoabo, quero informar que nada tenha a protestar contra a Igreja, pois só vai lá quem quer, portanto, o que por lá fazem é problema deles, acredito em Deus, mas não sou nenhum beato, nem tão pouco alienado.
A Maria Lima com toda sua cultura, lamentou o que está acontecendo com a eliminação de certa cultura durante anos cultivados pela população, onde lamentou também, contra o equilíbrio da reação, onde o povo assiste passivamente, pois o pároco não é o dono da igreja, mas o próprio povo através do Conselho da igreja.
Já o Jovino talvez por uma questão de coerência, falou que a culpa por não festejar a festa tradicional de são Sebastião, não é da igreja nem do pároco.
Eu aqui entro com a seguinte pergunta: se a culpa não é da igreja nem do pároco, é de quem? Não me vão dizer que é da mãe do bispo.
Aproveitando o programa popular do rádio, o cidadão Sebastião Passos, revoltado saiu da rotina da maioria do povo de Jeremoabo, e sem medo nem rancor, botou a boca no trombone.
Iniciou discordando do locutor, onde disse em outras palavras, que o pároco ou padre, só veio aqui para acabar com o que ainda tem de bom em Jeremoabo, e o responsável pelo não festejo do tríduo ou novela de São Sebastião, festa implantada aqui no município há mais de século, tem como único responsável o atual pároco.
Para mim, ter ou não é indiferente, não traduz nada, a única coisa que lamento é acabarem com a parte cultural, pois endossando as palavras da Pedagoga Maria Lima, era a festa das férias, pois como estudávamos noutras localidade sempre passava as férias em Jeremoabo onde aguardávamos os festejos do São Sebastião para apreciar a zabumba, que tocava durante três dias, e a procissão, onde vestíamos as melhores roupas.
Mas como Jeremoabo não tem muito Sebastião para protestar indignado, é se conformar com o Jeremoabo já teve, ou já tinha.