Os médicos que faltarem aos plantões de final de ano vão ser punidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Pará, caso não cumpram as determinações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém. Ao todo, foram escalados 28 médicos, 16 enfermeiros e 32 técnicos em enfermagem para reforçar o atendimento nos Prontos-Socorros Municipais (PSMs) dos bairros do Umarizal e Guamá até o dia 4 de janeiro de 2010, a primeira segunda-feira do novo ano. Para a operação 'Final de Ano', a Sesma garantiu que gastou mais de R$ 250 mil somente com o pagamento de pessoal, incluindo o Hospital Geral da Ilha de Mosqueiro que também ganhou reforços. Na ilha, serão 16 médicos, 8 enfermeiros e também 32 técnicos em enfermagem para garantir um atendimento de qualidade durante o feriadão de Réveillon. Além de uma unidade móvel com médico e uma simples, que já existe no local.
'Os PSMs estão totalmente abastecido com medicamentos e alimentação para os pacientes e equipes. Planejamos um atendimento mais rápido e eficaz. E temos certeza que a população vai ficar satisfeita', informou o diretor geral da Sesma, José do Egito, em coletiva realizada, ontem pela manhã, na sede da Vigilância Sanitária Municipal.
Na operação 'Natal 2009', realizada pela Sesma entre os dias 23 e 27 deste mês, foram feitos 900 atendimentos, sendo 80% de clínica médica - como dor de cabeça, vômito e diarréia - e quatro por ferimentos provocados por armas de fogo.
Este ano, o CRM vai fiscalizar de perto a frequência dos médicos nos plantões do feriado prolongado. 'Todos os atestados médicos de faltosos serão analisados pelo Conselho Regional para saber se são verdadeiros. Além disso, assinamos um contrato com a Cooperativa dos Médicos de Belém para reforçar o atendimento nos postos de saúde caso alguém que esteja escalado falte ao plantão. A Copmed vai funcionar 24 horas', explicou.
Ao todo, a Região Metropolitana de Belém (RMB) conta com 14 unidades municipais de urgência e emergência. Todas ganharam reforços para as festas de final de ano.
Egito ressaltou a preocupação da Sesma em sempre melhorar o acolhimento, na área da saúde, aos pacientes que buscam atendimento. 'O atendimento nos Prontos-Socorros e Unidades de Saúde é sempre um ponto de atenção para a Sesma. Para o fim de anos, todas as escalas dos Prontos-Socorros estão completas.
Fonte: O Liberal